POR RENATA BRAVO - PESQUISAS, TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE 2013

Acontecimento que originou o blog Brincadeira Sustentável por Renata Bravo
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Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

segunda-feira, 23 de março de 2015

sábado, 21 de março de 2015

Atividades adaptadas - celas braille


Celas braille

Encaixar as bolinhas nas tampas 
Material: tampas pet, miçangas redondas, papelão


Encaixar as bolinhas 
Material: miçangas redondas, papelão


Material: caixas de fósforo e letras em alto contraste



Dupla cela braille
Material: papelão e velcro


Uma cela braille é um espaço retangular com seis pontos em relevo que representam letras, números, sinais de pontuação, e outros símbolos. A combinação desses pontos forma os símbolos braille.

Como é formada uma cela braille?

Os pontos são numerados de cima para baixo, coluna da esquerda: pontos 1, 2, 3
Coluna da direita: pontos 4, 5, 6
A disposição dos pontos em duas colunas verticais permite 63 combinações
Alguns consideram a célula vazia como um símbolo também, totalizando 64 combinações

Quem criou o braille?

Louis Braille criou o braille em 1824. O braille é um sistema de leitura para pessoas cegas ou com baixa visão.

Como ler braille?

As células braille são dispostas em linhas impressas em papel ou noutro suporte tátil
Os pontos em relevo podem ser lidos com os dedos

Linhas braille eletrônicas

As linhas braille eletrônicas permitem aos seus utilizadores a interação com computadores e dispositivos móveis
A maioria das linhas braille tem teclas com funções diversas, que permitem dispensar os teclados tradicionais

O Braille não é uma língua e, sim, um código pelo qual muitos idiomas – como português, inglês, espanhol, árabe, chinês e dezenas de outros – podem ser escritos e lidos. É usado por milhares de pessoas em todo o mundo em suas línguas nativas e fornece um meio de alfabetização para todos.
Não é alfabeto e sim código. Código para leitura e não para escrita.


sexta-feira, 20 de março de 2015

Jogo pedagógico

Jogos pedagógicos na educação infantil são brincadeiras que ajudam as crianças a aprender de forma lúdica. Eles podem ser divertidos, interessantes e motivadores.

Objetivos

Desenvolver a aprendizagem
Estimular a participação ativa
Promover a autoavaliação
Desenvolver a autoestima, a criatividade e a psique infantil
Desenvolver noções de regras e papéis sociais

Características

Podem ser lúdicos ou não
Devem ser usados de acordo com o desenvolvimento da criança
Necessitam da presença, mediação e direcionamento de um adulto
Em sua maioria, são jogos com regras claras

Exemplos

Caixa misteriosa (ou caixa sensorial)
Hortinha escolar
Caça ao tesouro em equipes
Animais de formas geométricas
Pintura no saquinho transparente
Jogo da primeira letra
Atividades físicas em locais verdes
Batatinha frita 1, 2, 3
Dominó dos números
Tangram








Objetivo: estimular as percepções (visal, tátil) , além de desenvolver o raciocínio lógico matemático, a oralidade, as cores, coordenação motora fina, Trabalhar a idéia de subtração, como por exemplo: quantas tampinhas faltam para completar a cor verde?

Materiais necessários: caixa de sapato, eva, tampas diversas

Classificando formatos de botões, na bandeja


Caixa tátil para estimular a percepção das variações táteis



A criança coloca a mão dentro da caixa retira uma peça e depois retorna para procurar o par ou identificar o objeto.
Material necessário: Caixa de sapatos com pedaços de papelão revestidos de tecidos de diferentes texturas, folha de lixa, algodão, botão, linha, lã, plástico, areia, barbante, velcro, tinta plástica  ou alto relevo, materiais diversos para serem identificados pelo tato.

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Os receptores táteis estão distribuídos pela pele, músculos e articulações, e respondem a diferentes estímulos, convertendo-os em informações que o cérebro processa.

Alguns exemplos de receptores táteis são:

- Terminações nervosas livres, que detectam  pressão e tato.
- Corpúculos de Meissner, que são muito sensíveos e estão presentes em áreas da pele sem pelos. 
- Discos de Merkel, que estão presentes em áreas com muitos corpúsculos de Meissner, como nas pontas dos dedos. 
- Orgão terminal do pelo, que é estimulado por qualquer movimento do pelo.

A percepção tátil é importante para a relação com o ambiente e com os objetos, permitindo a proteção e a reação dos indivíduos. 

A estimulação tátil é uma terapia que utiliza toques suaves, pressão, movimentos rítmicos e texturas diferentes para estimular o sistema nervoso.

Transforme letras e formas geométricas com os palitos

Material necessário:
palito de picolé, velcro e tinta


Algumas letras do alfabeto podem ser associadas a formas geométricas, como o triângulo (T), o quadrado (Q) e o hexágono (H).

Triângulo

Possui três lados
A letra T pode ser associada a esta forma geométrica
Quadrilátero Possui quatro lados.

Hexágono

Possui seis lados
A letra H pode ser associada a esta forma geométrica

Polígonos

São figuras planas fechadas por segmentos de reta
Alguns exemplos de polígonos são: triângulo, quadrilátero, pentágono, hexágono, heptágono, octógono, eneágono e decágono.

Formas planas Possuem duas dimensões, Exemplos de formas planas são: triângulo e quadrado.

Formas espaciais Possuem três dimensões, Exemplos de formas espaciais são: cubo e cone.

Outras formas geométricas Cilindro, Elípse, Esfera, Losango.

Atividades: emparelhamento de texturas, encaixes pareados

Material necessário: Caixas de leite, papelão, copinhos de yakult, palitos de picolé, fitas adesivas coloridas