Desenvolvo ações para sustentabilidade e educação ambiental: oficinas de reciclagem; palestras com temáticas sustentáveis - econômica, sociais, culturais e ambientais; ações eco pedagógicas e consultoria em marketing de sustentabilidade. Para solicitar trabalhos, entre em contato através do email: renatarjbravo@gmail.com
** O blog não tem patrocinador e precisa da sua ajuda. ** Sua contribuição é importante para produzir conteúdo de qualidade e dar continuidade ao blog. ** Pix solidário - chave: renatarjbravo@gmail.com
No mundo globalizado, nos deparamos com um consumismo exagerado na aquisição de bens de consumo por parte de todas as populações e, com isso, acabamos produzindo uma quantidade enorme de lixo por habitante, cujo destino final nem sempre é o adequado pelos governos e políticas de saúde dos países. Estudos revelam que 30% do lixo produzido no Brasil, são jogados nas ruas sem nenhuma preocupação por parte da população, isto acaba ocasionando problemas sérios e graves ao meio ambiente que afetam a todos nos grandes centros urbanos. Problemas como: entupimento de bueiros e galerias pluviais pode causar doenças transmitidas pela água contaminada que tem dificuldade de escoar, propiciando doenças como: cólera, hepatites, leptospirose, dengue entre outras. A contaminação do solo também é um indicativo importante para surgimento de outras doenças na população, cuja transmissão ocorre predominantemente por animais sinantrópicos como: roedores, insetos, aranhas entre outros. É importante que tenhamos uma responsabilidade ambiental no sentido de mudar paradigmas, nos cerceando de conscientização coletiva, para mudança de hábitos nas pessoas, para que possamos melhorar a nossa qualidade de vida com atitudes como:
-Realizar coleta seletiva de lixo em: indústrias, residências, serviços de saúde, restaurantes e Instituição de longa permanência para idosos entre outros; -Utilizar materiais recicláveis na construção civil; -Estimular o surgimento de cooperativas com inclusão de catadores de materiais recicláveis; -Preservar e recuperar áreas verdes; -Estimular a agricultura urbana; -Usar copos individuais nos locais de trabalho.
Com estas atitudes individuais, conseguiremos alcançar o objetivo de um meio ambiente mais saudável e agradável para futuras gerações, isentando-as de acometimento por doenças e complicações destas, que podem evoluir para mortes, decorrentes do desrespeito ao solo urbano e rural , no qual estamos vivenciando atualmente.
VAMOS SUPERAR A ERA DO DESPERDÍCIO E TRANSFORMAR O LIXO EM RECURSO?

terça-feira, 4 de abril de 2023

ARAL: O MAR QUE SE TORNOU UM DESERTO.







O desaparecimento do Mar de Aral, na Ásia Central, é uma das maiores catástrofes provocadas pelo ser humano.


Para estimular o cultivo de algodão, políticas de irrigação agressivas transformaram aquele que era o quarto maior lago do mundo em um deserto.


Foram necessários apenas 40 anos para produzir esse desastre ambiental. O que antes eram 68 mil quilômetros quadrados de água, com profundidade de 40 metros em alguns locais, evaporou..


Seu desaparecimento é considerado uma das alterações mais dramáticas feitas na superfície da Terra em séculos.


O Mar de Aral, vale repetir, se localizava na Ásia Central, entre as fronteiras do Cazaquistão e do Uzbequistão. Em seu lugar, hodiernamente, há um deserto tóxico.


A tragédia ecológica começou na década de 1960 quando a água dos grandes rios que alimentavam a bacia lacustre foi desviada com o objetivo de irrigar milhões de hectares de algodão.




domingo, 2 de abril de 2023

Transformando minha tartaruga

 Por ser uma atividade lúdica e prática a criança desenvolverá habilidades de coordenação motora fina, expressão oral e criatividade.

Explique para a criança que no mundo existem diferentes tipos de seres vivos. Os animais também são seres vivos e possuem diferentes tipos e espécies, e, na aula do dia, será estudada a tartaruga. Pergunte para a criança se ela já viu uma tartaruga. Vá dando as informações para a criança de maneira natural e simples, conversando e interagindo. 

Leve informações como: Quais as características de uma tartaruga; Como ela é? O que ela come? Onde ela vive?

Apresente a atividade proposta, oriente a criança e com o auxílio de um adulto a recortar uma cartela de ovos, fazendo o formato de uma tartaruga. Pinte com as cores que quiser. Peça para a criança dar um nome para sua tartaruga










sexta-feira, 31 de março de 2023

Lavar as mãos é uma prática do dia a dia e, podemos fazer uma transformação não só na nossa família, mas em nossa comunidade.

Transportamos em nossas mãos milhões de micróbios, em sua maioria, inofensivos. Algumas das bactérias e germes podem causar doenças. Uma das bactérias que causa a diarreia, por exemplo, sobrevive até 90 minutos quando exposta ao ar livre, inclusive em nossas mãos. 

Esses germes se reproduzem em diversos locais: no ônibus, no parque, na escola e até mesmo em nossa casa. Eles são parte do cotidiano e fazem diversos caminhos até chegar às nossas mãos e corpo. Muitos germes conseguem resistir ao calor, frio e falta de oxigênio.




Lavar as mãos (Netilat Iadáim) no judaísmo sempre foi uma constante medida de higiene e purificação. Somos ordenados a lavar as mãos ao acordar, antes das refeições e após usar o banheiro. Em alguns destes momentos, temos até uma benção especial para o ato de higienizar as mãos, tamanha a sua importância! 

Neste momento de epidemia mundial, vemos como esta ação tão simples pode salvar milhares de vidas. Enxergamos a olhos nus a sabedoria da Torá e de nossos sábios ao cultivar este hábito já há milhares de anos em nossa cultura diária. 

*Ressaltamos que a bênção só deve ser recitada nos momentos apropriados (após acordar e antes de comer pão), e não em todas as ocasiões de lavagem das mãos. 


Cuidem-se! 



Joaninhas e abelhas

 Pela característica de ficar pousando de flor em flor, as joaninhas e abelhas acabam transportando pólen em seu corpo, ocasionando as polinização das flores. Por meio desse processo a joaninha garante a reprodução das flores e ao mesmo tempo garante sua sobrevivência por meio da alimentação.



quinta-feira, 30 de março de 2023

Anemonas

Estamos trabalhando este projeto devido à possibilidade de exploração que o tema oferece no estudo do Conhecimento da Natureza e Sociedade. Proporcionando um estudo de observação e análise das características dos Animais do Fundo do mar, estimulando assim a curiosidade e a pesquisa.

As crianças chegam das férias normalmente contando que foram para as praias. Falam do que viram, trazem fotos, conchinhas, mas também muitas perguntas. A concha estava sem bichinhos dentro, o que aconteceu com ela? Ninguém viu um tubarão, onde ele estava? Por que o siri belisca o pé? Por que a água-viva queima, como ela faz isso? No projeto Fundo do Mar a finalidade é de proporcionar condições que favoreçam estas descobertas, como também planejar cautelosamente as intervenções e as etapas desafiadoras. O tema “Fundo do Mar” é pertinente ao mundo natural em que a criança tem contato manifestando assim curiosidade e interesse. Os professores trabalham com diferentes tipos de materiais, como filmes, livros, enciclopédias, reportagens, textos informativos, espécies naturais e outras fontes de pesquisa. Pretende-se que as crianças possam ampliar seu universo a respeito deste assunto, entendendo como vivem as diferentes espécies, suas características e necessidades além dos cuidados necessários com a preservação ambiental.



 OBJETIVO GERAL:

Ampliar o conhecimento dos alunos despertando a curiosidade e a reflexão em busca do conhecimento científico através da vivência.

OBJETIVO:

– Fazer com que as crianças identifiquem os animais existentes no fundo do mar.

– Conscientizar os alunos sobre os cuidados que devemos ter com o meio ambiente. Aprender a respeitar o meio ambiente.

– Pesquisar, investigar, discutir hipóteses.

– Desenvolver os cuidados que devemos ter para cuidar de um peixe, alimentar, limpar o aquário.

CONTEÚDOS:

Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito ao tema trabalhado.

-Contato com pequenos animais do fundo do mar.

-Grau de significado para a criança.

-Possibilidade de ampliação do repertório de conhecimentos a respeito do mundo social e natural.

– Dobradura de peixe.

– Confeccionar tartarugas com garrafa de refrigerante.

– Pintar os bichos com diferentes tipos de materiais;

– Fazer registro do bicho que mais gostou;

– Colar figuras dos animais do fundo do mar.

Músicas:

-Peixe Vivo / Se eu fosse um peixinho.

-Caranguejo não é peixe.

-Ted o polvo.

-Música do som do mar

- Expressão Corporal.

Culinária:

-Patê de Atum;

-Pão de Tartaruga.

JOGO DA MEMÓRIA DOS ANIMAIS DO FUNDO DO MAR

JOGO DA MEMÓRIA DOS ANIMAIS DO FUNDO DO MAR

Coelhinhos que não são de Páscoa

As atividades sobre animais divertem as crianças e auxiliam na educação infantil, pois estimulam criatividade, cognição, desenvolvimento motor e linguístico e outras habilidades importantes.

As crianças adoram descobrir o mundo animal, que é cheio de novidades, com cada bicho retratado em cores vibrantes e desenhos incríveis. Os pais têm muito a comemorar por esse interesse dos seus filhos, já que cada animal tem um universo próprio a ser descoberto. Assim, poder contar com atividades sobre animais traz benefícios para a educação infantil.

Dentre essas vantagens, estão:

aprender as características de cada animal e as diferenças e semelhanças entre as várias espécies;
estimular o desenvolvimento cognitivo, socioafetivo, inter e intrapessoal da criança;
saber identificar e diferenciar os animais domésticos dos selvagens;
aprender a respeitar e valorizar o cuidado com os animais;
aprender sobre a natureza e o meio ambiente etc.