Desenvolvo ações para sustentabilidade e educação ambiental: oficinas de reciclagem; palestras com temáticas sustentáveis - econômica, sociais, culturais e ambientais; ações eco pedagógicas e consultoria em marketing de sustentabilidade. Para solicitar trabalhos, entre em contato através do email: renatarjbravo@gmail.com
** O blog não tem patrocinador e precisa da sua ajuda. ** Sua contribuição é importante para produzir conteúdo de qualidade e dar continuidade ao blog. ** Pix solidário - chave: renatarjbravo@gmail.com
No mundo globalizado, nos deparamos com um consumismo exagerado na aquisição de bens de consumo por parte de todas as populações e, com isso, acabamos produzindo uma quantidade enorme de lixo por habitante, cujo destino final nem sempre é o adequado pelos governos e políticas de saúde dos países. Estudos revelam que 30% do lixo produzido no Brasil, são jogados nas ruas sem nenhuma preocupação por parte da população, isto acaba ocasionando problemas sérios e graves ao meio ambiente que afetam a todos nos grandes centros urbanos. Problemas como: entupimento de bueiros e galerias pluviais pode causar doenças transmitidas pela água contaminada que tem dificuldade de escoar, propiciando doenças como: cólera, hepatites, leptospirose, dengue entre outras. A contaminação do solo também é um indicativo importante para surgimento de outras doenças na população, cuja transmissão ocorre predominantemente por animais sinantrópicos como: roedores, insetos, aranhas entre outros. É importante que tenhamos uma responsabilidade ambiental no sentido de mudar paradigmas, nos cerceando de conscientização coletiva, para mudança de hábitos nas pessoas, para que possamos melhorar a nossa qualidade de vida com atitudes como:
-Realizar coleta seletiva de lixo em: indústrias, residências, serviços de saúde, restaurantes e Instituição de longa permanência para idosos entre outros; -Utilizar materiais recicláveis na construção civil; -Estimular o surgimento de cooperativas com inclusão de catadores de materiais recicláveis; -Preservar e recuperar áreas verdes; -Estimular a agricultura urbana; -Usar copos individuais nos locais de trabalho.
Com estas atitudes individuais, conseguiremos alcançar o objetivo de um meio ambiente mais saudável e agradável para futuras gerações, isentando-as de acometimento por doenças e complicações destas, que podem evoluir para mortes, decorrentes do desrespeito ao solo urbano e rural , no qual estamos vivenciando atualmente.
VAMOS SUPERAR A ERA DO DESPERDÍCIO E TRANSFORMAR O LIXO EM RECURSO?

quinta-feira, 18 de abril de 2024

Aprender a esperar - paciência se aprende

O mundo de hoje é repleto de recompensas instantâneas e as crianças quase nunca precisam esperar. Isso torna muito mais difícil ensiná-las a ter paciência. Ainda assim, há momentos em que será  preciso ser paciente, como na sala de espera do médico ou enquanto espera sua vez em um jogo.

Por isso, ensinar as crianças a serem pacientes é muito importante e não deve ser subestimado. Além, dos benefícios imediatos, isso poupará o seu filho de muita frustração no futuro.

Como ensinar a criança a ser mais paciente?

A capacidade de esperar tem a ver com autocontrole, uma habilidade que é difícil para as crianças. Isso porque, na infânica, o cérebro ainda está em desenvolvimento. Mesmo que eles não consigam desenvolver isso sozinho, você pode ajudar.

Primeiramente, seja claro sobre a razão de precisar ter paciência em alguma situação. Depois, tenha calma:  no geral, as crianças apresentam maior autorregulação à medida que crescem. Além disso, não esqueça de dar o exemplo, afinal, se você quer que o seu filho seja paciente, é preciso agir com tranquilidade diante dos desafios.

Quais os benefícios de ensinar paciência para as crianças?

Uma pesquisa realizada em 2008 pela Universidade da Califórnia sugere que as crianças que crescem com adultos pacientes têm melhor saúde física e mental. Outros benefícios incluem maior habilidades de relacionamento e mais capacidade de atingir os seus objetivos.

É importante lembrar de usar palavras positivas para ensinar as crianças a terem paciência, e não punir. Por isso, valorize quando ela espera por algo, isso demonstra que você confia nas suas capacidades.

Os pais têm fundamental importância no desenvolvimento da confiança, pois é neles que elas se espelham e confiam.


Confira alguns passos para ensinar paciência às crianças:

1- Ensine desde pequeno

A melhor maneira de ensinar paciência é desde que a criança é pequena. Por isso, da próxima vez que o seu filho pedir um lanche, prepare com calma e não se apresse somente para evitar reclamações. Deixe que ele veja que o seu pedido está sendo atendido, mesmo que não seja tão rápido quanto ele esperava.

Quando você finalmente der ao seu filho o que ele pediu, elogie-o por ter tido paciência para esperar. Esta é uma maneira simples e eficaz de ensinar as crianças pequenas a praticar a paciência.

2. Evite a gratificação instantânea

Seguindo o primeiro passo, você não precisa atender o seu filho instantaneamente em tudo. Claro que em algumas situações, isso será necessário, mas não em tudo. Quando ela pedir pra jogar bola, por exemplo, diga que antes precisa terminar algo que está fazendo. Depois, honre o pedido.

As crianças pequenas que têm menos noção de tempo podem ter dificuldades com isso no início. Mas elas irão aprender a praticar a paciência, desde que você sempre cumpra o pedido depois. Novamente, agradeça à criança por esperar, valorizando essa habilidade. 

3. Reconheça que esperar pode ser difícil

Todos nos sentimos impacientes às vezes, e com as crianças não é diferente. Por isso é importante reconhecer que esperar na sala do médico não é divertido. Então, da próxima vez que seu filho estiver chateado porque teve que esperar mais do que queria, respire fundo. 

Lembre-se de se abaixar, olhar nos olhos dele e dar um abraço. Abraços reduzem os níveis de estresse e, consequentemente, de impaciência. Converse com seu filho. Diga que esperar é difícil e você entende como ele se sente. Reforce que o admira por estar esperando.

4. Ensine o autocontrole

Para as crianças, aprender a ter paciência inclui entender que elas podem tentar controlar suas ações. Por exemplo, se houver apenas um controle de videogame e seu filho estiver reclamando que é a vez dele, ajude-o a se acalmar para atender. Isso ajudará a incutir a ideia de que agir com impaciência não é a maneira de conseguir algo.

5. Pratique a paciência com jogos

Jogos de revezamento são ótimos para praticar a paciência. Por isso, invista em momentos divertidos brincando de jogo da memória e amarelinha, por exemplo. Enquanto estiver jogando, diga coisas como: “Você não pode mexer nessa peça agora, mas você terá uma chance se esperar” e “Vê como todos precisam esperar sua vez também?”

6. Seja o modelo de paciência 

As crianças aprendem muito por meio da observação. Ou seja, não é somente o que você fala que conta, mas também a forma que age. Se você perde o controle em situações difíceis, pode apostar que seu filho vai perceber esse comportamento. 

A boa notícia é que é possível aprender a ter paciência em qualquer idade. Será positivo para o seu filho ver você aprender e praticar uma paciência. Fale sobre como é difícil para você esperar, assim como para ele. Assim, podem aprender e praticar juntos.

7. Plante

Plante uma muda de sua preferência, em um vaso. Acompanhe com a criança, o processo de desenvolvimento e fixação das raízes. É também uma forma de estimular o desenvolvimento da observação e paciência .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.