Dentro da produção cenográfica
Este artigo tem como objetivo a construção de um guia prático simplificado para implementação do conceito upcycling, dentro da produção cenográfica. Baseado na análise de cases e no relato de uma experiência com reaproveitamento de materiais, levando em consideração a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade. O desenvolvimento do guia prático foi fundamentado através da intersecção entre cenografia, arquitetura e sustentabilidade, com base em um estudo mais aprofundado sobre o upcycling, seus conceitos e técnicas dentro da área do design. Dentre os cases analisados durante o desenvolvimento, o projeto voluntário Decorarth, baseado em uma experiência pessoal e profissional, voltado à produção de decoração de interiores, através de reaproveitamento de materiais e racionalização de recursos.
INTRODUÇÃO
A preocupação com o meio ambiente tornou-se um requisito para todas as atividades do século XXI. Segundo o departamento de serviços urbanos da cidade de
São Paulo (2020), o descarte irregular de lixo e entulho é um dos maiores vilões para nossa convivência em sociedade. Materiais de todos os tipos como madeira, embalagens plásticas, restos de construção civil e móveis velhos rejeitados de forma
inadequada sujam a cidade, atraem animais peçonhentos e vetores de doenças, além de contribuírem para alagamentos na área urbana. A indústria cenográfica contribui para esse problema, uma vez que, segundo Chanoft (2019), 90% dos materiais
convencionais utilizados na confecção de cenários e estandes são despejados no
meio ambiente como lixo comum, sem nenhum tratamento ou reuso.
A relação do conceito de sustentabilidade com a produção da cenografia pode
se dar sob diversos aspectos, seja em busca por uma produção que utilize menos
materiais, na reutilização de materiais e objetos ou buscando processos de construção sustentáveis, através dos elementos cenográficos. Além disso, utilizar materiais
que possam ser reciclados ou reutilizados e prezar por processos de produção mais
limpos e conscientes são igualmente importantes. Entre essas possibilidades está o
upcycling, que significa reaproveitamento, e vem sendo bastante aplicado no mercado do design.
No Design de Interiores e na Arquitetura, técnicas de upcycling vêm sendo
empregadas através da transformação ou reaproveitamento de objetos de decoração, móveis e materiais descartados. Já no campo da Moda, o upcycling está presente tanto no uso de materiais recicláveis e reaproveitados pela indústria, quanto
na expansão do mercado de roupas usadas e customizações. De acordo com
Ljungberg (2007), a seleção de materiais sustentáveis implica em mudanças culturais e no estilo de vida dos consumidores, demonstrando preocupação com o futuro
do planeta, e estimulando a prática de novas ideias para reduzir problemas ambientais.
Considerando as experiências positivas citadas anteriormente, este trabalho
aborda como o conceito de upcycling poderia ser utilizado em projetos de Design
Cenográfico. Tendo o artigo como objetivo a construção de um guia prático simplificado, com o intuito de auxiliar e orientar as pessoas na hora de criar um produto a
partir do reaproveitamento de materiais em projetos cenográficos, baseado no conceito upcycling. Para desenvolver este estudo, primeiramente buscamos desenvolver a intersecção entre Cenografia, Arquitetura e Sustentabilidade com base em um
estudo mais aprofundado sobre o upcycling. Além disso, analisamos 6 cases voltados a decoração e cenografia, entre os quais estão experiências de aplicação do
upcycling em projetos autorais de decoração de interiores.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Relação entre Cenografia e Arquitetura
Desde a Grécia antiga, são usados elementos cenográficos na Arte e no Teatro, mas só a partir do século XX, na renascença, através de pinturas em perspectiva
que a cenografia virou mercado. A partir disso, as técnicas de criação de elementos
e cenários foram evoluindo, até que em 1967 foi criado um evento dedicado à cenografia, A Quadrienal de Praga, considerado o maior evento sobre Cenografia no
mundo.
O termo cenografia (skenographie, que é composto de skené, cena, e graphein, escrever, desenhar, pintar, colorir) se encontra nos textos gregos - A
poética, de Aristóteles, por exemplo. Servia para designar certos embelezamentos da skené. Posteriormente é encontrado nos textos em latim (De
architectura, de Vitruvio): scenographia. Era usado provavelmente para definir no desenho uma noção de profundidade. No Renascimento os textos
de Vitruvio foram traduzidos, e o termo cenografia passou a ser usado para
designar os traços em perspectiva e notadamente os traços em perspectiva
do cenário no espetáculo teatral.
Embora a Cenografia tenha sua origem ligada à Arquitetura, são áreas de conhecimento distintas. Isso não significa que elas andem separadas, somente possuem funções diferentes dentro do mercado, por exemplo, na Arquitetura e no Design
de interiores, a maioria dos projetos residenciais/comerciais são pensados para uma
utilização em longo prazo e com intuído de criar um espaço para a vida e necessidade das pessoas no seu dia a dia. Na Cenografia o espaço é projetado de forma mais lúdica, com projetos em curto prazo e transitórios.
Com isso, um fator importante para relacionar a Cenografia com a Arquitetura, está
no tempo/época, na necessidade do espaço e nas mudanças.
****** depois continuo*******
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