Desenvolvo ações para sustentabilidade e educação ambiental: oficinas de reciclagem; palestras com temáticas sustentáveis - econômica, sociais, culturais e ambientais; ações eco pedagógicas e consultoria em marketing de sustentabilidade. Para solicitar trabalhos, entre em contato através do email: renatarjbravo@gmail.com
** O blog não tem patrocinador e precisa da sua ajuda. ** Sua contribuição é importante para produzir conteúdo de qualidade e dar continuidade ao blog. ** Pix solidário - chave: renatarjbravo@gmail.com
No mundo globalizado, nos deparamos com um consumismo exagerado na aquisição de bens de consumo por parte de todas as populações e, com isso, acabamos produzindo uma quantidade enorme de lixo por habitante, cujo destino final nem sempre é o adequado pelos governos e políticas de saúde dos países. Estudos revelam que 30% do lixo produzido no Brasil, são jogados nas ruas sem nenhuma preocupação por parte da população, isto acaba ocasionando problemas sérios e graves ao meio ambiente que afetam a todos nos grandes centros urbanos. Problemas como: entupimento de bueiros e galerias pluviais pode causar doenças transmitidas pela água contaminada que tem dificuldade de escoar, propiciando doenças como: cólera, hepatites, leptospirose, dengue entre outras. A contaminação do solo também é um indicativo importante para surgimento de outras doenças na população, cuja transmissão ocorre predominantemente por animais sinantrópicos como: roedores, insetos, aranhas entre outros. É importante que tenhamos uma responsabilidade ambiental no sentido de mudar paradigmas, nos cerceando de conscientização coletiva, para mudança de hábitos nas pessoas, para que possamos melhorar a nossa qualidade de vida com atitudes como:
-Realizar coleta seletiva de lixo em: indústrias, residências, serviços de saúde, restaurantes e Instituição de longa permanência para idosos entre outros; -Utilizar materiais recicláveis na construção civil; -Estimular o surgimento de cooperativas com inclusão de catadores de materiais recicláveis; -Preservar e recuperar áreas verdes; -Estimular a agricultura urbana; -Usar copos individuais nos locais de trabalho.
Com estas atitudes individuais, conseguiremos alcançar o objetivo de um meio ambiente mais saudável e agradável para futuras gerações, isentando-as de acometimento por doenças e complicações destas, que podem evoluir para mortes, decorrentes do desrespeito ao solo urbano e rural , no qual estamos vivenciando atualmente.
VAMOS SUPERAR A ERA DO DESPERDÍCIO E TRANSFORMAR O LIXO EM RECURSO?

terça-feira, 11 de junho de 2024

Deficiência visual no ambiente escolar

Resíduo visual

A condição que caracteriza a presença de resíduo visual mais aproveitável nas atividades acadêmicas é a baixa visão.  Esse resíduo pode ser explorado e aproveitado nas atividades escolares, até mesmo para a leitura e para outras atividades visuais. Vale lembrar que, devido às diferentes causas que a originam, a baixa visão se apresenta em condições variáveis, em relação, por exemplo, ao nível do comprometimento, à acuidade e ao campo visual, ao desempenho visual até entre pessoas com o mesmo comprometimento biológico, etc. As diferenças geram necessidades, desconfortos e particularidades que chegam a ser opostos, como a necessidade de luminosidade manifesta por alguns e a fotofobia vivida por outros. Conhecer as necessidades de cada aluno permitirá saber que ajustes promover, por exemplo, na ampliação de materiais de leitura e imagéticos, na localização do aluno em sala de aula, na regulação da iluminação, na oferta de recursos ópticos e/ou não ópticos, etc.

Audição

Pessoas com deficiência visual são parcial ou totalmente privadas do acesso direto a imagens, gestos ou outras manifestações visuais que podem ser relevantes para a interação com professor e colegas e para a compreensão do conteúdo ministrado. Assim, é fundamental ampliar o emprego da linguagem verbal na interação com pessoas com DV, aliar essa modalidade da linguagem a outras estratégias ou conjugá-la às expressões e aos recursos visuais. Por exemplo, em vez de solicitar a atenção ou a participação do aluno através do olhar, fazê-lo verbalmente ou através de um leve toque no seu braço; sempre descrever imagens que sejam relevantes para a compreensão do conteúdo ministrado, nomear claramente os elementos que se quer referir em vez de usar expressões como "este", "aqui", "aquele", etc. 

Tato

A relevância do tato não se restringe ao importante papel no acesso ao Braille. O contato com materiais em relevo, modelos tridimensionais, entre outros, proporcionam uma experiência concreta com elementos estudados de maneira abstrata, enriquecendo os conceitos e imagens mentais. Por isso, é importante a confecção de materiais táteis para representar elementos estudados. Ao mesmo tempo, a ausência desses materiais pode acarretar, em alguns casos, prejuízos à aprendizagem. 

Propriocepção

Em linhas gerais, pode-se dizer que a propriocepção está ligada à percepção de localização e movimentos do corpo. Essas percepções são importantes para a orientação no espaço e para a mobilidade e podem ser exploradas em atividades que envolvam todo o corpo, como as ligadas à Educação Física.


Como qualquer outro sentido (audição, visão, olfato e paladar) o tato tem sua importância, principalmente para os deficientes visuais. O Tato não se restringe apenas a região da mão, as sensações táteis estão presentes em todo o corpo.

Através do tato é possível sentir a textura, a temperatura, o peso, o tamanho, o formato, entre outras características e com isso é possível definir imagens mentais dos objetos manuseados. Estar em contato com o mundo através do tato é um fator essencial para as crianças que possuem deficiência visual, pois é a forma que possuem para conhecer o mundo ao seu redor e ganhar mais independência.

Quando exposto a algum objeto novo o deficiente visual tende a explorá-lo com as mãos para reconhecê-lo e assim criar uma imagem da figura desconhecida. A captação de informação mediante ao tato, no entanto, requer mais tempo e paciência que a identificação através da visão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.