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terça-feira, 11 de junho de 2024

Deficiência visual no ambiente escolar

Resíduo visual

A condição que caracteriza a presença de resíduo visual mais aproveitável nas atividades acadêmicas é a baixa visão.  Esse resíduo pode ser explorado e aproveitado nas atividades escolares, até mesmo para a leitura e para outras atividades visuais. Vale lembrar que, devido às diferentes causas que a originam, a baixa visão se apresenta em condições variáveis, em relação, por exemplo, ao nível do comprometimento, à acuidade e ao campo visual, ao desempenho visual até entre pessoas com o mesmo comprometimento biológico, etc. As diferenças geram necessidades, desconfortos e particularidades que chegam a ser opostos, como a necessidade de luminosidade manifesta por alguns e a fotofobia vivida por outros. Conhecer as necessidades de cada aluno permitirá saber que ajustes promover, por exemplo, na ampliação de materiais de leitura e imagéticos, na localização do aluno em sala de aula, na regulação da iluminação, na oferta de recursos ópticos e/ou não ópticos, etc.

Audição

Pessoas com deficiência visual são parcial ou totalmente privadas do acesso direto a imagens, gestos ou outras manifestações visuais que podem ser relevantes para a interação com professor e colegas e para a compreensão do conteúdo ministrado. Assim, é fundamental ampliar o emprego da linguagem verbal na interação com pessoas com DV, aliar essa modalidade da linguagem a outras estratégias ou conjugá-la às expressões e aos recursos visuais. Por exemplo, em vez de solicitar a atenção ou a participação do aluno através do olhar, fazê-lo verbalmente ou através de um leve toque no seu braço; sempre descrever imagens que sejam relevantes para a compreensão do conteúdo ministrado, nomear claramente os elementos que se quer referir em vez de usar expressões como "este", "aqui", "aquele", etc. 

Tato

A relevância do tato não se restringe ao importante papel no acesso ao Braille. O contato com materiais em relevo, modelos tridimensionais, entre outros, proporcionam uma experiência concreta com elementos estudados de maneira abstrata, enriquecendo os conceitos e imagens mentais. Por isso, é importante a confecção de materiais táteis para representar elementos estudados. Ao mesmo tempo, a ausência desses materiais pode acarretar, em alguns casos, prejuízos à aprendizagem. 

Propriocepção

Em linhas gerais, pode-se dizer que a propriocepção está ligada à percepção de localização e movimentos do corpo. Essas percepções são importantes para a orientação no espaço e para a mobilidade e podem ser exploradas em atividades que envolvam todo o corpo, como as ligadas à Educação Física.


Como qualquer outro sentido (audição, visão, olfato e paladar) o tato tem sua importância, principalmente para os deficientes visuais. O Tato não se restringe apenas a região da mão, as sensações táteis estão presentes em todo o corpo.

Através do tato é possível sentir a textura, a temperatura, o peso, o tamanho, o formato, entre outras características e com isso é possível definir imagens mentais dos objetos manuseados. Estar em contato com o mundo através do tato é um fator essencial para as crianças que possuem deficiência visual, pois é a forma que possuem para conhecer o mundo ao seu redor e ganhar mais independência.

Quando exposto a algum objeto novo o deficiente visual tende a explorá-lo com as mãos para reconhecê-lo e assim criar uma imagem da figura desconhecida. A captação de informação mediante ao tato, no entanto, requer mais tempo e paciência que a identificação através da visão.


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