Desenvolvo ações para sustentabilidade e educação ambiental: oficinas de reciclagem; palestras com temáticas sustentáveis - econômica, sociais, culturais e ambientais; ações eco pedagógicas e consultoria em marketing de sustentabilidade. Para solicitar trabalhos, entre em contato através do email: renatarjbravo@gmail.com
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No mundo globalizado, nos deparamos com um consumismo exagerado na aquisição de bens de consumo por parte de todas as populações e, com isso, acabamos produzindo uma quantidade enorme de lixo por habitante, cujo destino final nem sempre é o adequado pelos governos e políticas de saúde dos países. Estudos revelam que 30% do lixo produzido no Brasil, são jogados nas ruas sem nenhuma preocupação por parte da população, isto acaba ocasionando problemas sérios e graves ao meio ambiente que afetam a todos nos grandes centros urbanos. Problemas como: entupimento de bueiros e galerias pluviais pode causar doenças transmitidas pela água contaminada que tem dificuldade de escoar, propiciando doenças como: cólera, hepatites, leptospirose, dengue entre outras. A contaminação do solo também é um indicativo importante para surgimento de outras doenças na população, cuja transmissão ocorre predominantemente por animais sinantrópicos como: roedores, insetos, aranhas entre outros. É importante que tenhamos uma responsabilidade ambiental no sentido de mudar paradigmas, nos cerceando de conscientização coletiva, para mudança de hábitos nas pessoas, para que possamos melhorar a nossa qualidade de vida com atitudes como:
-Realizar coleta seletiva de lixo em: indústrias, residências, serviços de saúde, restaurantes e Instituição de longa permanência para idosos entre outros; -Utilizar materiais recicláveis na construção civil; -Estimular o surgimento de cooperativas com inclusão de catadores de materiais recicláveis; -Preservar e recuperar áreas verdes; -Estimular a agricultura urbana; -Usar copos individuais nos locais de trabalho.
Com estas atitudes individuais, conseguiremos alcançar o objetivo de um meio ambiente mais saudável e agradável para futuras gerações, isentando-as de acometimento por doenças e complicações destas, que podem evoluir para mortes, decorrentes do desrespeito ao solo urbano e rural , no qual estamos vivenciando atualmente.
VAMOS SUPERAR A ERA DO DESPERDÍCIO E TRANSFORMAR O LIXO EM RECURSO?

sábado, 29 de abril de 2017

Pipas

Brincando de construir pipas, trabalhamos com a matemática, geometria plana e espacial.
Utilizando as leis da física e realçando com a arte, levaremos mais beleza às formas criadas.



quinta-feira, 20 de abril de 2017

19/04 Dia do índio

Salve o povo da mata e tudo o que eles tem para nos ensinar.

A causa indígena é justa, difícil, e jamais devera ser esquecida.
A data pode ser considerada como um motivo de reflexão sobre os valores culturais dos povos indígenas e a importância da preservação e respeito a esses valores.

Nesse dia lembro da célebre frase de Marechal Rondon - "Morrer se necessário for! Matar nunca!"




segunda-feira, 3 de abril de 2017

sábado, 1 de abril de 2017

Transforme sombras em desenhos

Aprender a ver para saber desenhar! 

Nesta atividade , você também pode conversar com seus alunos, de uma maneira lúdica (óbvio) sobre Ótica - uma parte da Física que estuda a luz, sua formação e a interação com a matéria. Apesar de não ser indicado dar definições científicas na fase do pré escolar, é importante e indispensável que você conheça muito bem os conceitos e tenha-os claros antes de propor atividades. 




*Sombra - Espaço sem luz ou escurecido pela interposição de um corpo opaco ou reprodução, numa superfície mais clara, do contorno de uma figura que se interpõe entre esta e o foco luminoso. 

*Luz - Radiação eletromagnética capaz de provocar sensações visuais no observador. 

sexta-feira, 31 de março de 2017

Memorizando a matemática

Ensinando a ciência da matemática através da memorização: uma possível estratégia. 

Tendo em vista, que a matemática começa a fazer parte da vida do aluno a partir das séries iniciais, pode-se perceber que algumas das dificuldades que ele possa trazer em relação a matemática posteriormente, poderá ser trabalhada ainda em tais séries. Para tanto se faz necessário um conhecimento teórico e prático e estudos a fim de analisarmos o ensino-aprendizagem da matemática nas séries iniciais, percebermos a origem das dificuldades e trabalharmos com as mesmas para atingirmos bons e satisfatórios resultados, detendo-se especialmente em como se dá a aprendizagem real através da memorização de conteúdos básicos para a significativa aprendizagem.  

Em seguida, o aluno segue para outros cálculos mais complexos.



Neste sentido, segundo a Educação Matemática, os educadores matemáticos precisam ter como intenção a construção de conceitos matemáticos pelo educando partindo de situações que estimulem a curiosidade matemática, que proponham a análise de problemas reais e a busca de modelos matemáticos para resolvê-los, o uso de jogos matemáticos para motivar o aprendizado. A educação matemática preocupa-se também com aspectos sociais e emocionais que possam influenciar na aprendizagem. Daqui derivam propostas para sala de aula.


Os resultados do trabalho diário em sala de aula podem ser influenciados por variáveis da estrutura cognitiva, como o desenvolvimento de prontidão, a aptidão intelectual, a motivação e as atitudes, além de fatores de personalidade humana.


No estudo, as atitudes serão consideradas como um fator importante capaz de influenciar o desempenho dos alunos, pois eles podem aprender ou não, dependendo da forma que o professor ensina em sala de aula. A maioria dos alunos não gosta de matemática justamente porque não a aprendem.








É possível que em alguns momentos, durante a ocorrência de uma aprendizagem significativa e na retenção, o que é apresentado como novo conceito poderá ser discriminável dos conceitos existentes na estrutura cognitiva do aluno. Mas o aluno pode, também, defrontar-se com o novo conhecimento como contradição, real ou aparente, em relação a outros conceitos, anteriormente já estabelecidos na estrutura cognitiva.