Uma das atividades em sala de aula, foi ensinar os pais e filhos a plantarem um girassol. O objetivo era promover a socialização entre as famílias e a conscientização sobre as responsabilidade de se educar. A professora do Maternal, fez um comparativo explicando que ao preparar a terra, plantar e cuidar de uma sementinha, temos o objetivo de colher bons frutos. "Assim é a educação, a responsabilidade de ensinar bem, para termos bons filhos. É plantar nos filhos o bom exemplo". Em seguida os pais receberam tecidos, desenharam a própria família e colaram na colcha de retalhos, formando um verdadeiro painel. "É muito importante a participação ativa dos pais na educação dos seus filhos. A escola é um suporte; a educação é a base familiar. Este é um tempo precioso em família, e ficamos muito felizes em promover esta linda festa".
quinta-feira, 3 de julho de 2014
quarta-feira, 2 de julho de 2014
Baleia de bexiga
Atividade: A Baleia de Farinha
Autora: Renata Bravo
Materiais:
1 bexiga (azul ou branca de preferência)
Farinha de trigo
Funil
Canetinha/pilot para desenhar o rosto da baleia
Passo a Passo:
Coloque o funil no bocal da bexiga.
Encha com farinha até ficar firme, lembrando que a baleia é grande e cheia de vida.
Dê um nó na bexiga.
Com o pilot, desenhe o rostinho da baleia: olhos, boca e até o jato d’água se quiser.
(Opcional) Cole barbatanas feitas de papel ou EVA.
Reflexão / História:
Observar baleias no oceano exige paciência, foco e persistência.
Muitas vezes, como o menino da história, ficamos distraídos com outras coisas e perdemos o que mais queríamos ver.
A baleia aqui representa nossos sonhos: eles podem parecer distantes, mas se mantivermos os olhos fixos, com paciência e fé, conseguiremos alcançá-los.
Mensagem para os alunos:
Assim como esperar pela baleia exige atenção e paciência, na vida precisamos ter calma e perseverança para realizar nossos objetivos.
Desdobramentos:
Educação Infantil: usar a baleia como brinquedo sensorial (amassar a bexiga é relaxante).
Ensino Fundamental: escrever uma pequena redação ou desenhar "meu sonho-baleia" e colar no mural da sala.
Roda de conversa: "Qual é a sua baleia?" (o que cada criança sonha em alcançar).
A Espera da Baleia
Autora: Renata Bravo
Materiais:
1 bexiga (azul ou branca de preferência)
Farinha de trigo
Funil
Canetinha/pilot para desenhar o rosto da baleia
Passo a Passo:
Coloque o funil no bocal da bexiga.
Encha com farinha até ficar firme, lembrando que a baleia é grande e cheia de vida.
Dê um nó na bexiga.
Com o pilot, desenhe o rostinho da baleia: olhos, boca e até o jato d’água se quiser.
(Opcional) Cole barbatanas feitas de papel ou EVA.
Reflexão / História:
Observar baleias no oceano exige paciência, foco e persistência.
Muitas vezes, como o menino da história, ficamos distraídos com outras coisas e perdemos o que mais queríamos ver.
A baleia aqui representa nossos sonhos: eles podem parecer distantes, mas se mantivermos os olhos fixos, com paciência e fé, conseguiremos alcançá-los.
Mensagem para os alunos:
Assim como esperar pela baleia exige atenção e paciência, na vida precisamos ter calma e perseverança para realizar nossos objetivos.
Desdobramentos:
Educação Infantil: usar a baleia como brinquedo sensorial (amassar a bexiga é relaxante).
Ensino Fundamental: escrever uma pequena redação ou desenhar "meu sonho-baleia" e colar no mural da sala.
Roda de conversa: "Qual é a sua baleia?" (o que cada criança sonha em alcançar).
A Espera da Baleia
(Conto que pode ser narrado enquanto as crianças fazem a atividade da baleia de bexiga cheia de farinha)
Cena 1 – A Janela e o Mar
Era uma tarde tranquila. O menino estava sentado diante da janela, olhando o mar sem piscar. Ele tinha um sonho: ver uma baleia.
As ondas iam e vinham… um pelicano passou voando, as nuvens formavam castelos, navios e até rosas. Mas o menino não queria se distrair: seu coração esperava pela baleia.
Cena 2 – A Paciência
O tempo passava e o menino sentia vontade de olhar para outras coisas… mas ele lembrava:
— “Se eu tirar os olhos do mar, a baleia pode passar e eu não vou vê-la!”
A baleia era como um sonho escondido no fundo do coração: só quem espera com paciência consegue enxergar.
Cena 3 – A Baleia Aparece
De repente, o mar se agitou… uma grande sombra azul surgiu.
O menino se levantou, o coração batia forte…
— “É ela! A baleia veio!”
A baleia saltou, enorme e maravilhosa, e lançou um jato de água para o céu, como um presente.
Cena 4 – A Lição da Baleia
O menino sorriu e pensou:
— “Valeu a pena esperar. A baleia é como os sonhos da vida: se eu tiver paciência e não desistir, eles vão aparecer.”
(Ilustração: menino feliz, olhando a baleia que nada tranquila no mar)
Atividade Manual: A Baleia de Farinha
Depois da história, cada criança vai criar sua própria baleia:
Encher a bexiga com farinha usando o funil.
Dar um nó.
Desenhar o rostinho da baleia com canetinha.
(Opcional) Colar barbatanas de papel ou EVA.
Complemento Criativo:
Cada aluno pode escrever/desenhar em uma folha:
“Qual é a minha baleia?” (um sonho que deseja realizar).
Depois, colar tudo em um mural chamado:
O Mar dos Sonhos
Cena 1 – A Janela e o Mar
Era uma tarde tranquila. O menino estava sentado diante da janela, olhando o mar sem piscar. Ele tinha um sonho: ver uma baleia.
As ondas iam e vinham… um pelicano passou voando, as nuvens formavam castelos, navios e até rosas. Mas o menino não queria se distrair: seu coração esperava pela baleia.
Cena 2 – A Paciência
O tempo passava e o menino sentia vontade de olhar para outras coisas… mas ele lembrava:
— “Se eu tirar os olhos do mar, a baleia pode passar e eu não vou vê-la!”
A baleia era como um sonho escondido no fundo do coração: só quem espera com paciência consegue enxergar.
Cena 3 – A Baleia Aparece
De repente, o mar se agitou… uma grande sombra azul surgiu.
O menino se levantou, o coração batia forte…
— “É ela! A baleia veio!”
A baleia saltou, enorme e maravilhosa, e lançou um jato de água para o céu, como um presente.
Cena 4 – A Lição da Baleia
O menino sorriu e pensou:
— “Valeu a pena esperar. A baleia é como os sonhos da vida: se eu tiver paciência e não desistir, eles vão aparecer.”
(Ilustração: menino feliz, olhando a baleia que nada tranquila no mar)
Atividade Manual: A Baleia de Farinha
Depois da história, cada criança vai criar sua própria baleia:
Encher a bexiga com farinha usando o funil.
Dar um nó.
Desenhar o rostinho da baleia com canetinha.
(Opcional) Colar barbatanas de papel ou EVA.
Complemento Criativo:
Cada aluno pode escrever/desenhar em uma folha:
“Qual é a minha baleia?” (um sonho que deseja realizar).
Depois, colar tudo em um mural chamado:
O Mar dos Sonhos
Assinar:
Comentários (Atom)




































