quinta-feira, 5 de novembro de 2015
quarta-feira, 4 de novembro de 2015
Atividade para o dia da Bandeira Nacional
Cartilha Educativa - Dia da Bandeira
Explorando símbolos e cores do Brasil
Autora: Renata Bravo
1- Introdução
O Dia da Bandeira é comemorado no Brasil em 19 de novembro.
A data foi criada para homenagear a bandeira brasileira, instituída em 1889, logo após a Proclamação da República (15 de novembro).
A primeira bandeira republicana tinha 21 estrelas, representando os 20 estados e o Rio de Janeiro, que era a capital do país na época.
Com o tempo, novas estrelas foram adicionadas, acompanhando a criação de novos estados.
2- Significado das cores da bandeira
Verde: representa a vegetação brasileira.
Amarelo: simboliza o ouro e as riquezas do país.
Azul: representa o céu e os rios brasileiros.
Branco: expressa o desejo de paz.
3- Objetivos da atividade
Valorizar símbolos nacionais como parte da identidade e cidadania.
Desenvolver a criatividade e coordenação motora por meio de arte e pintura.
Estimular a consciência de preservação, usando materiais recicláveis.
4- Materiais necessários
Rolos de papelão (de papel higiênico ou papel toalha)
Cartolinas coloridas (verde, amarela, azul e branca)
Tinta guache ou acrílica
Pincéis
Cola branca ou fita adesiva
Tesoura sem ponta
5- Passo a passo
1.1- Preparar os rolinhos – cada aluno recebe um rolinho de papelão.
1.2- Pintura – usando tinta guache nas cores da bandeira, os alunos pintam seus rolinhos.
1.3- Montagem da bandeira –
Recorte formas de cartolina: retângulo verde, losango amarelo, círculo azul e faixa branca.
Cole as peças sobre uma base de cartolina ou papelão formando a bandeira.
1.4- Aplicar os rolinhos – use os rolinhos pintados para criar um mosaico em 3D ou um painel coletivo representando a bandeira.
1.5- Exposição – finalize com a apresentação do trabalho para a turma, explicando o significado de cada cor e estrela.
6- Dicas extras
Trabalhe a música “Hino à Bandeira” e explique sua letra.
Aproveite para discutir outros símbolos nacionais: brasão, hino, selo e cores.
Incentive que as famílias participem enviando materiais recicláveis para outras atividades.
sexta-feira, 16 de outubro de 2015
Carro de fórmula 1
Material: garrafas pet
Fórmula 1 (F1) é o nome da categoria mais prestigiada do automobilismo, que reúne os melhores pilotos e equipes do mundo.
O que significa o nome Fórmula 1?
A palavra "fórmula" refere-se ao conjunto de regras que os carros devem seguir.
O número "1" representa a importância da categoria na hierarquia do automobilismo mundial.
Como surgiu a Fórmula 1?
A Fórmula 1 começou em 1950, com o objetivo de unificar as corridas do Grande Prêmio na Europa.
A primeira corrida oficial da Fórmula 1 aconteceu no dia 13 de maio de 1950, no circuito de Silverstone, na Inglaterra.
O vencedor foi o italiano Nino Farina, que pilotava um Alfa Romeo.
Quem regula a Fórmula 1?
A Fórmula 1 é regulamentada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
A FIA representa os interesses das organizações automobilísticas ao redor do mundo.
segunda-feira, 5 de outubro de 2015
Jogo pedagógico com caixas de ovos e tampinhas
Esta atividade é superfácil de fazer e é também excelente para ajudar na alfabetização das crianças, principalmente para crianças que estejam apresentando a hipótese de escrita silábica ou silábica-alfabética. Vamos fazer um jogo pedagógico com caixas de ovos e tampinhas.
Material: Caixas de ovos cortadas ao meio e pintadas de várias cores e letras do alfabeto coladas em tampinhas de garrafa pet.
Como fazer: Peça para a criança escrever uma palavras, por exemplo: bola. Entregue para ela uma caixa de ovos com 4 partes e peça a ela para para escrever esta palavra, preenchendo cada parte, ou seja, não pode faltar e nem sobrar letras.
Garrafa PET reaproveitada e transformada em depósito de resíduos de lápis.
A garrafa pet pode ser transformada em uma nova matéria prima (reciclagem)
ou reaproveitada.
Essa atividade de reaproveitar a garrafa PET como depósito de resíduos de lápis/apontador traz vários benefícios, tanto pedagógicos quanto ambientais. Eis alguns pontos que você pode destacar:
Benefícios ambientais:
Reduz o descarte de plástico no meio ambiente.
Incentiva a prática dos 3Rs (Reduzir, Reutilizar, Reciclar).
Conscientiza sobre a importância da reutilização de materiais simples do cotidiano.
Benefícios pedagógicos e educativos:
Estimula a criatividade e a capacidade de transformar objetos em novos usos.
Desenvolve habilidades de construção manual (corte, encaixe, montagem).
Integra conteúdos de Ciências (sustentabilidade), Arte (criação) e Matemática (formas, medidas).
Cria um recurso didático de baixo custo para a sala de aula.
Benefícios para crianças e alunos:
Promove responsabilidade e organização (guardar resíduos no local certo).
Incentiva atitudes sustentáveis desde cedo.
Favorece o senso de pertencimento e cuidado com o espaço escolar.
Estimula o protagonismo: o aluno participa ativamente da criação de soluções.
Resultado prático:
Além de funcional (evita sujeira de raspas de lápis), o reaproveitamento da garrafa torna a sala de aula mais sustentável e engaja os estudantes em atitudes positivas em relação ao meio ambiente.
Benefícios do reaproveitamento da garrafa PET como depósito de resíduos de lápis/apontador:
Transformando lixo em solução sustentável!
Benefícios ambientais:
Reduz o descarte de plástico no meio ambiente.
Incentiva a prática dos 3Rs (Reduzir, Reutilizar, Reciclar).
Conscientiza sobre a importância da reutilização de materiais simples do cotidiano.
Benefícios pedagógicos e educativos:
Estimula a criatividade e a capacidade de transformar objetos em novos usos.
Desenvolve habilidades de construção manual (corte, encaixe, montagem).
Integra conteúdos de Ciências (sustentabilidade), Arte (criação) e Matemática (formas, medidas).
Cria um recurso didático de baixo custo para a sala de aula.
Benefícios para crianças e alunos:
Promove responsabilidade e organização (guardar resíduos no local certo).
Incentiva atitudes sustentáveis desde cedo.
Favorece o senso de pertencimento e cuidado com o espaço escolar.
Estimula o protagonismo: o aluno participa ativamente da criação de soluções.
Resultado prático:
Além de funcional (evita sujeira de raspas de lápis), o reaproveitamento da garrafa torna a sala de aula mais sustentável e engaja os estudantes em atitudes positivas em relação ao meio ambiente.
Benefícios do reaproveitamento da garrafa PET como depósito de resíduos de lápis/apontador:
Transformando lixo em solução sustentável!
Categoria ----- Benefícios
Ambientais ----- Reduz o descarte de plástico
- Diminui a poluição
- Incentiva os 3Rs (Reduzir, Reutilizar, Reciclar)
Pedagógicos ----- Estimula a criatividade
- Desenvolve habilidades manuais
- Integra conteúdos de Ciências, Arte e Matemática
- Gera recursos didáticos de baixo custo
Sociais e Pessoais ----- Incentiva organização e responsabilidade
- Promove atitudes sustentáveis
- Estimula protagonismo estudantil
- Cria senso de pertencimento e cuidado com a escola
Conclusão: Uma simples garrafa pode virar um recurso útil, educativo e amigo do planeta!
Assinar:
Comentários (Atom)
























