POR RENATA BRAVO - PESQUISAS, TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE 2013
EMAIL: RENATARJBRAVO@GMAIL.COM

Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Móbile feito com garrafas pet








Plano de Aula – “Peixe Sustentável”
Autor: Renata Bravo 

Tema: Reciclagem, Arte e Consciência Ambiental
Turma: Educação Infantil ou Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Tempo estimado: 2 aulas de 50 min (pode ser adaptado)

- Objetivos de aprendizagem:

Reconhecer a importância da reciclagem para preservação do meio ambiente.

Construir brinquedos e objetos artísticos a partir de materiais recicláveis.

Desenvolver a coordenação motora fina por meio de recorte, pintura e colagem.

Expressar-se criativamente através da arte e da produção de histórias.

Valorizar o trabalho coletivo e a cooperação.

- Habilidades da BNCC (adaptáveis conforme etapa)

EI03ET03 (Educação Infantil): Explorar materiais e objetos para construir brinquedos e produções artísticas.

EF15AR01 (Arte – Anos Iniciais): Experimentar diferentes materiais e técnicas artísticas.

EF02CI02 (Ciências – 2º ano): Identificar formas de reduzir, reutilizar e reciclar materiais.

EF15LP02 (Língua Portuguesa – Anos Iniciais): Escutar e compartilhar histórias, ampliando a oralidade.

EF01MA09 (Matemática – 1º ano): Reconhecer figuras geométricas em objetos do cotidiano (formas do peixe).

- Etapas da Aula:

1- Acolhida e sensibilização (15 min)

Roda de conversa: o que é reciclagem? O que acontece quando jogamos lixo na rua, rios ou mares?

Mostrar imagens de peixes e do fundo do mar limpo e poluído.

Ligar a conversa com o brinquedo que será feito: um peixe de garrafa PET.

2- Mão na massa – Construção do peixe (40 min)

Distribuir garrafas PET já limpas.

Cortar (com auxílio do adulto/professor) e mostrar como montar o corpo, barbatanas e cauda.

As crianças decoram com tinta, canetinha e colagem.

Cada aluno cria seu peixe ou o grupo monta um “cardume”.

3- Arte e imaginação (20 min)

Exposição dos peixes na sala.

Propor que cada criança invente um nome para o seu peixe.

Construir coletivamente uma história: “O cardume reciclado que salvou o oceano”.

4- Reflexão e fechamento (15 min)

Conversar sobre o que aprenderam sobre reciclagem e preservação da água.

Cantar uma música do mar ou fazer uma pequena dramatização com os peixes.

-Materiais necessários:

Garrafas PET (duas por peixe)

Tesoura sem ponta (ou cortes preparados pelo professor)

Cola quente/fita adesiva

Tintas guache ou acrílicas

Canetinhas permanentes

Olhinhos móveis ou feitos de papel

Barbante/nylon (se for pendurar os peixes)

-Avaliação:

Participação nas discussões e na produção do peixe.

Demonstração de criatividade na decoração e na história.

Compreensão dos conceitos de reciclagem e preservação ambiental.

Envolvimento no trabalho coletivo.

-Adaptações inclusivas:

Para crianças com deficiência visual: explorar o peixe com texturas (usar cola colorida em relevo, lantejoulas, tecidos).

Para crianças com deficiência auditiva: usar cartazes com imagens do ciclo da reciclagem e gestos de apoio.

Para crianças com dificuldades motoras: disponibilizar pincéis grossos, colagem em vez de recorte e apoio individual.

Para idosos ou grupos intergeracionais: a atividade pode virar uma oficina de memória afetiva (lembranças de pescarias, histórias de mar).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.