As concepções encontradas na literatura sobre o papel do ensino da Arte na
escola, são bem interessantes, contudo as concepções dos professores de Arte do ensino
básico, muitas vezes, não são incorporadas nas ações pedagógicas delas decorrentes.
A inclusão das pessoas através da arte é fundamental, contudo isto ainda acontece na maioria das vezes, realizados sem fundamentação teórica e/ou bases metodológicas. E ainda verifica- se que o
desenvolvimento do programa e dos trabalhos realizados na escola fica a critério da
competência e responsabilidade de cada professor.
O Estado tem um papel fundamental na formação continuada dos professores em todas
as áreas curriculares, inclusive no campo da arte. Sugere a importância de a direção da escola
se envolver no trabalho dos professores de arte, para que não fiquem tão isolados no seu
trabalho.
Os profissionais que atuam no campo da arte, seja dentro da escola ou em outros
contextos culturais e de lazer, necessitam de subsídios para trabalhar os conteúdos da arte
numa dimensão cultural, de linguagem e de representação visual apropriada a cada realidade.
O reconhecimento da arte e, portanto suas manifestações por meio de suas linguagens
artísticas nos espaços educativos e formativos legalmente reconhecidos pelo Estado, como a
escola, requer estímulos e incentivos, sobretudo no trato as questões de formação de
professor, sendo esta uma das dificuldades apresentadas e que justifica o descaso e ausências
de práticas educativas que objetivam este fim.
As iniciativas de formação nesta área estão tornando-se presentes e cabe aos profissionais ampliarem seu conhecimento críticoreflexivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.