São 14 km que separam a Europa (Espanha) da África (Marrocos).
O estreito de Gibraltar é um estreito que liga o mar Mediterrâneo com o oceano Atlântico, situada entre o extremo sul da Espanha e o Marrocos, no noroeste da África.
Geologicamente, o estreito de Gibraltar é o resultado da divisão de duas placas tectônicas: a Placa Euro-asiática e a Placa Africana. A primeira é uma das principais placas tectôncias do Planeta e a segunda é a principal do continente africano.
O estreito representa uma importante rota de navegação do Mediterrâneo para o Atlântico. O tráfego anual é de mais de 85 mil navios que atravessam o estreito. Existem varias balsas que operam entre Espanha e Marrocos, Espanha e Ceuta, e Gibraltar para Tânger, através do estreito. Os navios que fazem a travessia levam ônibus, caminhões e automóveis, além de vários passageiros e turistas, em uma viagem de pouca duração. Desde cargueiros a petroleiros, este tráfego representa um real perigo de contaminação por derrames de petróleo e combustíveis diversos, atraindo as atenções de vários ecologistas do mundo todo.
Entre os estreitos do mundo, o Estreito de Gibraltar serve para ligar diretamente dois grandes corpos aquosos, onde as correntes são fortes e variam ao longo do dia, o que contribui para constantes acidentes de navegação, por ser uma das vias marítimas mais frequentadas do mundo.
---‐---‐-------
Esta vista em perspectiva mostra o Estreito de Gibraltar, que é a entrada para o Mar Mediterrâneo a partir do Oceano Atlântico. Europa (Espanha) está à esquerda. África (Marrocos) está à direita. O Rochedo de Gibraltar, administrado pela Grã-Bretanha, é a península ao fundo à esquerda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.