POR RENATA BRAVO - TECNOLOGIA ASSISTIVA DESDE 2013
email de contato - renatarjbravo@gmail.com

Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Os murais na educação infantil podem ser uma ferramenta para estimular a criatividade, a coordenação motora e a percepção sensorial das crianças.

Além disso, podem ser uma forma de valorizar as produções dos alunos e motivá-los.

Objetivos
Desenvolver a coordenação motora fina
Desenvolver a percepção sensorial (tátil, visual e auditiva)
Desenvolver a capacidade cognitiva
Desenvolver a expressão artística
Desenvolver a interação social entre as crianças
Estimular os sentidos
Incentivar a percepção das cores
Desenvolver a criatividade

Atividades com murais

Criar histórias divertidas e intuitivas com as crianças
Interagir com vários elementos da fauna e flora marina
Desenvolver o interesse
Desenvolver o sentimento e a autoestima
Desenvolver a capacidade de representar o simbólico

Mural sensorial

Quando as crianças tocam e sentem com as mãos as diversas formas e texturas
Atividade muito interessante e divertida





Para trabalhar astronomia na educação infantil, pode-se usar recursos visuais, atividades práticas e visitas a planetários.

Recursos visuais

Imagens, ilustrações, vídeos, livros ilustrados
Modelos tridimensionais do sistema solar

Atividades práticas

Observar o céu noturno e identificar estrelas, constelações e planetas
Registrar as observações por meio de desenhos
Produzir uma lista de coisas que a turma acredita que existem no céu
Observar as diferenças entre o dia e a noite
Realizar projetos práticos e experimentos relacionados à astronomia

Visitas a planetários

Planejar visitas a planetários ou observatórios locais, se possível

Experiências simuladas
Brincadeiras, como esconde-esconde no parque
Jogos educativos
Aplicativos interativos

Objetivos
Proporcionar uma experiência de aprendizagem envolvente e interativa
Estimular a criatividade e o trabalho em equipe
Desenvolver o gosto das crianças pela ciência
Tornar as crianças curiosas e conscientes dos problemas do planeta









Planetas do sistema solar

Foto enviada por Osman, menino turco que acompanha as publicações do blog.
Ele confeccionou o painel com seus amigos de escola, e enviou a foto sugerindo que fizesse uma publicação.
Ele informou que gezegenler traduzido para a língua portuguesa significa planetas.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Trabalhar com dinossauros na educação infantil pode estimular a imaginação, a criatividade e a coordenação motora das crianças







Atividades 

Brincar com dinossauros de brinquedo

Montar cenários com dinossauros

Fazer sombras com silhuetas de dinossauros

Imitar os sons e movimentos dos dinossauros

Fazer desenhos com dinossauros

Fazer rugidos e mímicas

Criar fósseis de dinossauros

Fazer ovos de dinossauros

Recursos - Livros sobre dinossauros, Vídeos educativos sobre dinossauros, Brinquedos de dinossauros.


Objetivos 

Desenvolver a criatividade, imaginação e coordenação motora

Aprender sobre os tipos e características dos dinossauros

Aprender sobre o trabalho dos paleontólogos

Conhecer o ambiente em que os dinossauros viviam

Conhecer o tipo de alimentação de alguns dinossauros

Considerações

A obsessão por dinossauros pode ajudar a criança a desenvolver a capacidade de processar informações, a persistência e a autoconfiança. 

É possível incentivar as crianças a colocar os dinossauros favoritos em atividades comuns do dia a dia. 

A colorização de tecidos na educação infantil pode ser uma atividade que desperta a curiosidade das crianças e desenvolve a criatividade.

Objetivos

Estimular os sentidos
Desenvolver a coordenação motora
Desenvolver a percepção das cores
Desenvolver a criatividade
Desenvolver a expressão corporal
Desenvolver o raciocínio lógico
Desenvolver a memorização
Desenvolver a sensibilidade

Atividades
Brincar com tecidos coloridos
Passar o tecido pelo corpo da criança
Fazer vento abanando o tecido
Esconder-se sob o tecido
Colocar e retirar tecidos da caixa
Arremessar tecidos para cima e observar-los cair
Dançar com tecidos ao som de música
Pintar tecidos com borrifador de tinta diluída em água

Preparação
Selecionar tecidos de várias cores, estampas e formas
Arrumar o espaço que será utilizado
Escolher músicas que as crianças gostem

Metodologia
Basear a atividade na aprendizagem ativa
Dividir as atividades em etapas
Incentivar as crianças a explorar, criar e interagir


O estudo das cores na Educação infantil tem muitos objetivos, entre eles: desenvolver a coordenação motora, aguçar o raciocínio lógico, a criatividade, memorização e a sensibilidade.


A pintura em tecido também permite que as crianças explorem o movimento de seus braços e mãos em diferentes direções, promovendo uma compreensão mais abrangente da própria capacidade motora.

O desligamento interno, ou shutdown, é uma ausência que pode ocorrer em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Características do shutdown

Falta de comunicação
Olhar vago
Respiração atípica
Isolamento
Deitar-se no chão
Permanecer imóvel

O que pode causar o shutdown?

O shutdown pode ser causado por sobrecarga, como quando a pessoa não tem tudo previamente explicado.

Outros sintomas do TEA

Dificuldade para interagir socialmente
Dificuldade para compreender e usar a linguagem e gestos não verbais
Dificuldade para iniciar e manter um diálogo
Dificuldade para entender as emoções dos outros
Dificuldade para expressar as próprias emoções
Comportamentos restritos e repetitivos
Resistir a alterações de contextos
Crises de stress e frustração
Episódios de auto e heteroagressão

Apoio para pessoas com TEA

Pessoas com TEA podem ter direito a apoio em escolas, em casa, além dos consultórios de especialistas.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

Produtos naturais, orgânicos e veganos

Os produtos orgânicos são feitos com matérias-primas orgânicas, enquanto os veganos não contêm ingredientes de origem animal. Os produtos naturais podem ou não ser veganos, e podem conter ingredientes de origem animal.

Orgânicos
São feitos com matérias-primas orgânicas, ou seja, sem uso de químicas durante o cultivo e antes dele
Beneficiam a pele e o meio ambiente, ajudando a reduzir a poluição
É produzido a partir de matéria prima cultivada sem adição de agrotóxicos
É produzido sem o uso de adubos químicos e substâncias sintéticas
Ajuda a reduzir a poluição do solo, da água e do ar

Veganos
Não contêm ingredientes de origem animal, como mel, cera de abelha, lanolina, colágeno, albumina, carmim e gelatina
São livres de crueldade, ou seja, não são testados em animais
São identificados por selos como a letra V, o desenho de um coelho, ou a inscrição cruelty-free
Não contém ingredientes de origem animal
Não é testado em animais
Pode conter aditivos e/ou conservantes químicos e/ou sintéticos
Nem todo produto vegano é natural ou orgânico

Naturais
Possuem uma grande porcentagem de ingredientes provindos da natureza
Podem ou não ser veganos, e podem conter ingredientes de origem animal
Contém apenas ingredientes naturais e saudáveis em sua composição
É produzido de maneira natural, sem a utilização de agrotóxicos e livres do uso de adubos químicos e substâncias sintéticas


Vegano se refere à ausência de ingredientes de origem animal, enquanto orgânico se refere à ausência de agrotóxicos e químicos durante o cultivo.

Nem todo produto vegano é natural ou orgânico, e nem todo produto cruelty-free é vegano.

A falta de regulamentação para definir e fiscalizar essas classificações deixa a definição muito na mão das certificadoras

As cores azul, arco-íris, amarelo, vermelho, verde, lilás, dourado e multicolorido são associadas ao autismo.

 

Azul
É a cor mais associada ao autismo, representando tranquilidade e segurança
É escolhida porque o autismo afeta mais meninos, que são tradicionalmente associados a essa cor

Arco-íris
Representa a diversidade do espectro autista, pois cada pessoa se manifesta de forma única
É o símbolo do Dia do Orgulho Autista, que é comemorado no dia 18 de junho

Amarelo
Representa alegria, energia e a expectativa de um futuro mais inclusivo

Vermelho
Representa força, coragem, luta contra preconceitos e desafios sociais
Também simboliza o amor e apoio das famílias

Verde
Representa calma, crescimento e desenvolvimento pessoal

Lilás
Celebra a criatividade e inteligência de algumas pessoas com autismo