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Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

O folclore é um conjunto de criações de uma comunidade cultural, que expressam a identidade cultural e social de um grupo ou de indivíduos.



Cartilha – Lendas do Folclore Brasileiro
Autora: Renata Bravo 

- O folclore brasileiro é formado por histórias, crenças, músicas e tradições que fazem parte da nossa cultura.
As lendas são narrativas fantásticas que procuram explicar fenômenos da natureza ou trazer ensinamentos.

- Algumas lendas importantes:

Saci-pererê: travesso, anda com uma perna só e vive fazendo brincadeiras.

Iara: sereia dos rios, encanta os pescadores com sua voz.

Curupira: protetor da floresta, com pés virados para trás.

Boitatá: cobra de fogo que protege os campos.

Boto-cor-de-rosa: se transforma em homem nas festas para encantar moças.

Mula sem cabeça: mulher amaldiçoada que solta fogo pelo pescoço.

Cuca: bruxa que assusta crianças desobedientes.

Vitória-régia: índia transformada em flor aquática.

Caipora: guardiã dos animais da mata.

Negrinho do pastoreio: menino escravizado que virou protetor dos perdidos.

Cobra-grande: serpente mística dos rios da Amazônia.

Bicho-papão: personagem usado para amedrontar crianças.

- Essas histórias foram transmitidas oralmente de geração em geração, ajudando a manter viva a cultura brasileira.


Plano de Aula – Tema: Lendas do Folclore Brasileiro

Público-alvo: Ensino Fundamental I (3º ao 5º ano)
Duração: 2 aulas de 50 minutos

- Objetivos:

Valorizar a cultura popular brasileira.

Conhecer algumas lendas do folclore e seus significados.

Desenvolver a imaginação e a oralidade.

Estimular a leitura e a produção artística.

- Conteúdos:

Lendas do folclore brasileiro.

Oralidade e tradição cultural.

Produção artística (desenho, teatro ou escrita).

- Metodologia:

1. Roda de conversa: perguntar quais lendas os alunos já conhecem.

2. Leitura compartilhada: contar ou ler algumas lendas (usar cartilha ou vídeos).

3. Debate guiado: discutir o que cada personagem representa (natureza, medo, respeito, valores).

4. Atividade prática:

Opção 1: desenho da lenda preferida.

Opção 2: dramatização curta em grupo.

Opção 3: criação de um “livrinho de lendas” da turma.

- Avaliação:

Participação nas discussões.

Criatividade nas produções.

Interesse em preservar a cultura popular.

- Atividade Prática – “Minha Lenda Preferida”

Instruções para os alunos:

1. Escolha uma das lendas que mais chamou sua atenção.

2. Faça um desenho ou quadrinho representando a história.

3. Escreva um pequeno texto (3 a 5 frases) contando a lenda com suas palavras.

4. Depois, apresente para os colegas.





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