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Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

As intervenções educacionais especializadas para autismo podem incluir a Terapia ABA, a Terapia Ocupacional, a Fonoaudiologia, a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), entre outros.

 

Terapia ABA
Ensino intensivo e individualizado de habilidades para que a criança autista possa adquirir independência
Baseada nos princípios da ciência do comportamento
Foca em compreender como o ambiente influencia o comportamento das pessoas

Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) Pode apresentar resultados efetivos para o TEA-AF, Adaptações são necessárias.

Intervenções pedagógicas

Brincadeiras de imitação para promover a interação social, a imaginação e a empatia
Atividades que utilizem pinças, jogos com botões, garrafas pets, estimulando o toque em materiais fofos
Atividades lúdicas para o desenvolvimento social, cognitivo, a capacidade psicomotora e afetiva da criança autista

Atendimento Educacional Especializado (AEE)

Complementar ou suplementar a formação do aluno
Disponibilizar serviços, recursos de acessibilidade e estratégias

Inclusão social

Programas de Sensibilização e Educação para envolver toda a comunidade escolar
Colaboração entre professores, profissionais de saúde e outros profissionais que trabalham com crianças com TEA


As intervenções educacionais para autistas podem incluir atividades lúdicas, apoio sensorial, comunicação alternativa e estratégias para a interação social.

Atividades lúdicas Brincadeiras de imitação, Jogos com botões, Atividades que estimulam o toque em materiais fofos.

Apoio sensorial Apoio sensorial na escola, Suportes visuais no ensino estruturado.

Comunicação alternativa Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA).

Interação social
Apoio na interação social e habilidades sociais
Brincadeiras de imitação para promover a interação social, a imaginação e a empatia

Estratégias de ensino
Usar o hiperfoco para ensinar
Perceber as dificuldades, as limitações e as potencialidades dos alunos
Criar estratégias que diminuam problemáticas como agressividade e desinteresse
Conduzir os conteúdos pertinentes ao desenvolvimento dos alunos

Intervenção precoce
O acompanhamento deve começar o mais cedo possível, mesmo antes do diagnóstico na primeira infância
As intervenções realizadas na primeira infância têm o potencial de produzir melhores resultados

Escolas inclusivas
Identificar e satisfazer as diferentes necessidades dos alunos
Adaptar-se aos vários estilos e ritmos de aprendizagem

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