Terapia ABA
Ensino intensivo e individualizado de habilidades para que a criança autista possa adquirir independência
Baseada nos princípios da ciência do comportamento
Foca em compreender como o ambiente influencia o comportamento das pessoas
Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) Pode apresentar resultados efetivos para o TEA-AF, Adaptações são necessárias.
Intervenções pedagógicas
Brincadeiras de imitação para promover a interação social, a imaginação e a empatia
Atividades que utilizem pinças, jogos com botões, garrafas pets, estimulando o toque em materiais fofos
Atividades lúdicas para o desenvolvimento social, cognitivo, a capacidade psicomotora e afetiva da criança autista
Atendimento Educacional Especializado (AEE)
Complementar ou suplementar a formação do aluno
Disponibilizar serviços, recursos de acessibilidade e estratégias
Inclusão social
Programas de Sensibilização e Educação para envolver toda a comunidade escolar
Colaboração entre professores, profissionais de saúde e outros profissionais que trabalham com crianças com TEA
As intervenções educacionais para autistas podem incluir atividades lúdicas, apoio sensorial, comunicação alternativa e estratégias para a interação social.
Atividades lúdicas Brincadeiras de imitação, Jogos com botões, Atividades que estimulam o toque em materiais fofos.
Apoio sensorial Apoio sensorial na escola, Suportes visuais no ensino estruturado.
Comunicação alternativa Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA).
Interação social
Apoio na interação social e habilidades sociais
Brincadeiras de imitação para promover a interação social, a imaginação e a empatia
Estratégias de ensino
Usar o hiperfoco para ensinar
Perceber as dificuldades, as limitações e as potencialidades dos alunos
Criar estratégias que diminuam problemáticas como agressividade e desinteresse
Conduzir os conteúdos pertinentes ao desenvolvimento dos alunos
Intervenção precoce
O acompanhamento deve começar o mais cedo possível, mesmo antes do diagnóstico na primeira infância
As intervenções realizadas na primeira infância têm o potencial de produzir melhores resultados
Escolas inclusivas
Identificar e satisfazer as diferentes necessidades dos alunos
Adaptar-se aos vários estilos e ritmos de aprendizagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.