A comemoração do Dia do Índio oportuniza um resgate da nossa história e das nossas raízes. O tema permite ao aluno perceber-se e perceber a existência de outros grupos culturais e outras formas de sociedade, auxiliando-o na construção da sua identidade. Valoriza, ainda, o multiculturalismo e a preservação ambiental.
O fundamento do projeto pode ser encontrado nos PCN’s, que afirmam que: é preciso que o aluno conheça e valorize a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectossocioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.
Pluralidade
Objetivos:
- Valorizar a pluralidade cultural que existe no Brasil;
- Adquirir conhecimento sobre a história dos índios;
- Conhecer os hábitos e costumes dos indígenas;
- Valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro.
Desenvolvimento:
Apresentar para a sala brinquedos indígenas
e explicar que eles poderão levá-los para casa, mostrar para a família e realizar o registro
desse momento com desenho ou foto.
Vida cotidiana
Levantar hipóteses sobre como vive o índio da floresta: Onde moram? O que comem? Como se vestem? Como se deslocam? Como estudam? Como as crianças brincam? Como cuidam dos doentes? Falar sobre as ervas medicinais.
Levantar hipóteses sobre como vive o índio da floresta: Onde moram? O que comem? Como se vestem? Como se deslocam? Como estudam? Como as crianças brincam? Como cuidam dos doentes? Falar sobre as ervas medicinais.
Alimentação
Fazer um levantamento das frutas consumidas e preparar um piquenique com esses alimentos saudáveis.
Confeccionar utensílios como travessas de argila.
Moradia
Fazer junto com as crianças uma oca de papelão.
Trajes
Pinturas pelo corpo e no rosto e enfeites – Confeccionar cocar usando papel.
Brincadeiras para o Dia do Índio
Objetivo Geral: Conhecer elementos da cultura indígena, o local onde vivem, pintura corporal, brincadeiras infantis e os esportes (Olimpíadas indígenas).
Estratégia: Atividades artísticas, pesquisa, jogos e brincadeiras.
Avaliação: Registro individual escrito/desenho e registro oral coletivo.
Faz parte da cultura indígena do Brasil pintar o corpo, enfeitar e confeccionar colares de macarrão para acrescentar ao traje.
Recursos de caça
Solicitar que desenhem arco e flecha.
Vamos cantar e dançar
Usando fantoches de dedos, vamos cantar a música: Indiozinhos (vá ao Caderno Digital Músicas e
Parlendas).
Matemática –Vamos contar? Música: Indiozinhos!
Confeccionar o instrumento musical chocalho com material reciclado – siga o passo a passo:
Pesquisa – Lição de casa – Solicitar que os alunos pesquisem tudo o que puderem sobre o índio. O professor deverá levar imagens de diferentes tribos brasileiras e comparar as impressões obtidas pelos alunos ao decorrer da pesquisa com as representações fotográficas.
Painel
Recortar e colar
Levar imagens ou pedir que os alunos pesquisem imagens que representem situações da cultura indígena como: índios estudando, comendo, brincando, dançando etc. Pedir para que montem painéis.
Painel
Recortar e colar
Levar imagens ou pedir que os alunos pesquisem imagens que representem situações da cultura indígena como: índios estudando, comendo, brincando, dançando etc. Pedir para que montem painéis.
Olimpíadas indígenas
Assista aos vídeos:
Jogos Mundiais dos Povos Indígenas
https://www.youtube.com/channel/
UCFLEnrkOIRd07lVRHqkBrdg
Documentário: Jogos indígenas
https://www.youtube.com/watch?v=yig0LbDD8Aw
As modalidades disputadas nas Olimpíadas indígenas
Assista aos vídeos:
Jogos Mundiais dos Povos Indígenas
https://www.youtube.com/channel/
UCFLEnrkOIRd07lVRHqkBrdg
Documentário: Jogos indígenas
https://www.youtube.com/watch?v=yig0LbDD8Aw
As modalidades disputadas nas Olimpíadas indígenas
- Arco e Flecha: Arma muito utilizada para caça, rituais e para a guerra. Na maioria das tribos, o arco é feito de caule de palmeira (tucum), mas também podem ser usados o aratazeiro, o pau-ferro, o
ipê-amarelo e a aruerinha. O tamanho do arco varia de acordo com o uso que se fará e com o costume da tribo. A flecha é feita de bambu com variações nas pontas. Na primeira edição dos jogos, a organização das olimpíadas forneceu o equipamento para todos os participantes, fato que impediu
bons rendimentos nessa prova. Porém, nas outras edições dos Jogos, permitiu-se que os índios utilizassem o seu próprio equipamento. Cada delegação pode inscrever dois participantes diferentes, cada um com direito a três tiros. O alvo se localiza a uma distância de 30 metros e é marcado pelo desenho de um peixe.- Cabo de Guerra: É disputada em equipe, cujo objetivo é o de medir a força física dos participantes. Vencer o cabo de guerra significa ter os índios mais bem preparados para o confronto físico e, por isso, é uma das provas mais esperadas dos Jogos. Cada tribo pode inscrever duas equipes (uma masculina e uma feminina), com dez participantes cada uma.
- Canoagem: A canoa é o meio de transporte mais tradicionalmente utilizado pelas tribos indígenas, porém o tipo de canoa e o material utilizado para sua fabricação é bastante variável. Por isso, foi escolhida a canoa fabricada pelos Rikbatsa (navegável por todas as tribos), como o modelo oficial da disputa. Cada delegação deve enviar dois atletas.
devem ser carregadas pela equipe ao percorrerem uma distância pré-determinada. Cada equipe pode inscrever dez participantes;
- Xikunahity: Esse esporte também é conhecido como futebol de cabeça. Em lugar do chute, a bola é empurrada com a cabeça dos participantes. O jogo é disputado por equipes de dez atletas em um campo de dimensões próximas ao do futebol.
Brincadeira do Rio:
- Material: Colchonetes.
- Tarefa: Saltar para o lado oposto sem molhar o pé (pisar no colchonete)
- Dica de impulsão: usar o braço
- Dica de aterrissagem: fazer a cadeirinha (flexionar os joelhos).
- Material: Colchonetes.
- Tarefa: Saltar para o lado oposto sem molhar o pé (pisar no colchonete)
- Dica de impulsão: usar o braço
- Dica de aterrissagem: fazer a cadeirinha (flexionar os joelhos).
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