POR RENATA BRAVO - TECNOLOGIA ASSISTIVA DESDE 2013
email de contato - renatarjbravo@gmail.com

Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

sábado, 27 de dezembro de 2014

O tijolo de adobe é um material de construção feito de uma mistura de terra, água, palha ou esterco, moldado e seco ao sol. É um material sustentável e ecológico, pois não necessita de queima, não consome muita energia e utiliza um elemento reutilizável.


Tijolo de adobe

- Composição

Terra, água, palha ou esterco

- Processo de produção

Moldado artesanalmente e seco ao sol

- Vantagens

Conforto térmico, absorve poluentes, baixo custo

- Desvantagens

Desintegra-se com chuva, não é adequado para edifícios com mais de um pavimento, pode fissurar

O tijolo de adobe é um dos materiais de construção mais antigos do mundo. A técnica de construção com adobe foi abandonada no Brasil por apresentar algumas desvantagens, principalmente em ambientes úmidos. No entanto, a academia tem estudado a técnica para aperfeiçoá-la e compreender melhor a composição dos materiais.

Para que o tijolo de adobe tenha melhor qualidade, é importante:

- Curá-lo em um galpão coberto para que perca umidade gradualmente e seque de forma uniforme
- Estabilizá-lo com areia média
- Caracterizar o material do solo quanto à granulometria e composição mineralógica
 

Você sabe o que é adobe? É uma das variadas técnicas de construção em terra crua. Simplificando, o adobe é um tijolo de terra e fibras vegetal misturados com água, moldados e secos ao ar livre (sem queima). O uso de terra na construção remonta a história antiga, já que é utilizada pelo Homem há pelo menos 9000 anos. Foi a solução encontrada para situações distintas, desde pequenas cabanas de habitação até à Muralha da China passando pelas pirâmides Mayas no México. O tijolo de adobe pode ser feito com diversos tipos de fibras vegetais, serragem de madeira e até.

O uso de terra na construção remonta a história antiga, já que é utilizada pelo Homem há pelo menos 9000 anos. Foi a solução encontrada para situações distintas, desde pequenas cabanas de habitação até à Muralha da China passando pelas pirâmides Mayas no México.

O tijolo de adobe pode ser feito com diversos tipos de fibras vegetais, serragem de madeira e até pelos de animais podem ser usados para estabilizar a terra utilizada para os adobes. A função da fibra na mistura é reduzir a retração e as fissuras no processo de secagem.

A vantagem é que o produtor pode utilizar o que for mais fácil de encontrar, mais barato, ou mesmo o que tiver na propriedade.

A fibra utilizada para a produção dos tijolos pode ser o esterco de cavalo, pela facilidade de aquisição esta é ainda melhor devido às enzimas da digestão do animal, além de já vir processada na dimensão correta pelo próprio cavalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.