Desenvolvo ações para sustentabilidade e educação ambiental: oficinas de reciclagem; palestras com temáticas sustentáveis - econômica, sociais, culturais e ambientais; ações eco pedagógicas e consultoria em marketing de sustentabilidade. Para solicitar trabalhos, entre em contato através do email: renatarjbravo@gmail.com
** O blog não tem patrocinador e precisa da sua ajuda. ** Sua contribuição é importante para produzir conteúdo de qualidade e dar continuidade ao blog. ** Pix solidário - chave: renatarjbravo@gmail.com
No mundo globalizado, nos deparamos com um consumismo exagerado na aquisição de bens de consumo por parte de todas as populações e, com isso, acabamos produzindo uma quantidade enorme de lixo por habitante, cujo destino final nem sempre é o adequado pelos governos e políticas de saúde dos países. Estudos revelam que 30% do lixo produzido no Brasil, são jogados nas ruas sem nenhuma preocupação por parte da população, isto acaba ocasionando problemas sérios e graves ao meio ambiente que afetam a todos nos grandes centros urbanos. Problemas como: entupimento de bueiros e galerias pluviais pode causar doenças transmitidas pela água contaminada que tem dificuldade de escoar, propiciando doenças como: cólera, hepatites, leptospirose, dengue entre outras. A contaminação do solo também é um indicativo importante para surgimento de outras doenças na população, cuja transmissão ocorre predominantemente por animais sinantrópicos como: roedores, insetos, aranhas entre outros. É importante que tenhamos uma responsabilidade ambiental no sentido de mudar paradigmas, nos cerceando de conscientização coletiva, para mudança de hábitos nas pessoas, para que possamos melhorar a nossa qualidade de vida com atitudes como:
-Realizar coleta seletiva de lixo em: indústrias, residências, serviços de saúde, restaurantes e Instituição de longa permanência para idosos entre outros; -Utilizar materiais recicláveis na construção civil; -Estimular o surgimento de cooperativas com inclusão de catadores de materiais recicláveis; -Preservar e recuperar áreas verdes; -Estimular a agricultura urbana; -Usar copos individuais nos locais de trabalho.
Com estas atitudes individuais, conseguiremos alcançar o objetivo de um meio ambiente mais saudável e agradável para futuras gerações, isentando-as de acometimento por doenças e complicações destas, que podem evoluir para mortes, decorrentes do desrespeito ao solo urbano e rural , no qual estamos vivenciando atualmente.
VAMOS SUPERAR A ERA DO DESPERDÍCIO E TRANSFORMAR O LIXO EM RECURSO?

segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Como recolher água da chuva para poder reutilizá-la (pedido pra pesquisa escolar)

Essa água pode ser destinada para descargas, lavagem de quintal e calçadas, lavagem de carro, irrigação de jardins, deixando a água proveniente da Estação de Tratamento apenas para beber, tomar banho e cozinhar.




Como reaproveitar a água da chuva em grandes centros

Reaproveitar a água da chuva pode ser uma solução ideal para quem busca reduzir o custo com o consumo de água e para aqueles que estão buscando hábitos mais sustentáveis e ecológicos. A tendência é que o reaproveitamento venha a se tornar cada vez mais uma necessidade, na medida em que a Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que a escassez de água deve atingir dois terços da população mundial nos próximos 30 anos. Contudo, esse reaproveitamento é um desafio em alguns casos, principalmente quando envolve grandes centros urbanos, como metrópoles e capitais.

Por isso, neste texto vamos apresentar técnicas e dicas para reaproveitar a água da chuva, principalmente se tratando de grandes cidades, tanto para empresas como para residências. Depois de ler esse artigo, você vai ser capaz de contribuir ainda mais para preservar o meio ambiente e economizar na tarifa mensal, afinal, a água armazenada pode ser utilizada em várias tarefas cotidianas.

Exemplos de aplicação são irrigação de áreas verdes, descargas de vasos sanitários, lavagem de ambientes e outros fins que não exijam água potável. Na indústria, essa reutilização é ainda mais ampla e pode envolver desde lavagens até etapas mais específicas do processo produtivo. Além disso, em alguns casos a água pode ser utilizada para mais tarefas, como lavagem de louça e para o banho em residências ou em etapas que exijam água potável na indústria, desde que sejam utilizados os filtros adequados para isso.

Como captar água da chuva?
Antes de reaproveitar a água da chuva, é necessário utilizar métodos adequados de captação. A melhor forma é por meio da instalação de cisternas, que possibilitam eliminar as primeiras gotas que caem dos telhados, acompanhadas de sujeira, e armazenar somente a água apropriada para o consumo. Você ainda pode buscar formas de construir seu próprio sistema de captação ou improvisar com baldes ou outras formas de armazenamento.

No caso de prédios, um sistema de captação pode ser instalado no telhado e, a água, distribuída entre os apartamentos. Para atender a uma demanda maior — em caso de prédios com muitos apartamentos — pode ser instalado um reservatório no pavimento inferior ou direcionada a utilização da água da chuva somente para as áreas coletivas.

Na indústria, a capacidade de captação é ainda maior, dado que a quantia armazenada varia pelo tamanho da cisterna e pela área que a construção ocupa. Contudo, vale a pena se inteirar sobre as normas técnicas para a instalação desse tipo de recipiente.

Reaproveitamento de água da chuva em residências
A água da chuva pode ser reaproveitada em praticamente qualquer atividade doméstica. Uma forma inteligente de utilizá-la é para lavar as calçadas e o carro, já que muita água de qualidade é desperdiçada nessas tarefas. A estimativa é de que uma pessoa gaste em média 279 litros de água lavando uma calçada durante 15 minutos. Como ela não prejudica as plantas, você também pode usar como forma de irrigação.

Outra aplicação comum para a água de chuva é nos vasos sanitários, gerando uma grande economia em cada vez que alguém dá a descarga. Um vaso sanitário que fica com a descarga ativada por seis segundos gasta em média 12 litros. Ou seja, é muita água desperdiçada.

No caso do banho, o gasto médio é de 135 litros de água em 15 minutos, sendo que dependendo da vazão do chuveiro, esse consumo pode ser ainda maior. A boa notícia é que você pode utilizar um filtro adequado e reutilizar a água da chuva também para o seu banho ou para lavar a louça, gerando ainda mais economia e preservando o meio ambiente.

Reaproveitamento de água da chuva na indústria
O reaproveitamento da água da chuva em empresas é ainda mais amplo do que em residências e reflete em vantagens diretas e indiretas. Diante das preocupações cada vez mais presentes sobre questões ambientais de governos e cidadãos, é importante que a empresa construa uma imagem de responsabilidade ambiental e o reaproveitamento da água da chuva ajuda neste processo.

Na prática, esse reaproveitamento pode acarretar em uma redução drástica na conta da água e ampliação na capacidade de gerenciamento hídrico em situações de seca. Além disso, você pode tratar a água da chuva depois de armazenada de acordo com a necessidade de aplicação, garantindo qualidade em todo o processo.

A água da chuva pode ser reutilizada para lavagem de equipamentos e calçadas, processos de refrigeração, alimentação de caldeiras, geração de energia, além de outras atividades, dependendo do segmento de atuação da sua empresa. Desta forma, é importante que você utilize água adequada, conforme já demonstramos aqui.

O dilema dos grandes centros
O reaproveitamento da água da chuva nos grandes centros urbanos ainda é um problema, na medida em que as cidades brasileiras têm pouca ou nenhuma infraestrutura para atender a essa demanda e a necessidade de investimento é muito alta. Do outro lado, a reutilização coletiva da água da chuva tem sido tema de muitos estudos e alguns projetos inovadores estão surgindo.

A maioria dos projetos compreende a coleta, tratamento e reutilização da água da chuva de maneira mais ampla e espalhada pelo território urbano, de forma a evitar enchentes ou outros problemas ocasionados pelo excesso de chuvas nas grandes cidades. É possível citar como exemplo um projeto chamado Ruas Verdes, aplicado na cidade de Santa Monica, na California, nos Estados Unidos. Assim, além de evitar desastres, a água ainda é reutilizada evitando desperdícios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.