POR RENATA BRAVO - TECNOLOGIA ASSISTIVA DESDE 2013
email de contato - renatarjbravo@gmail.com

Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Macaquinho

Material: Garrafa, papelão, jornal, tinta



Monstrinhos porta guloseimas

Material: Garrafa Pet, eva, tinta


Brincar está longe de ser uma atividade frívola. É na interação proporcionada pelas brincadeiras que as crianças exploram o mundo, aprendem a lidar com os outros e descobrem sobre si mesmas. Além de estimularem a imaginação, os brinquedos são importantes objetos para a construção do imaginário e repertório dos pequenos, estimulando a cognição, criatividade, entre outras habilidades.

Por meio dos bonecos, por exemplo, as crianças projetam emoções, simulam situações e ensaiam comportamentos próprios e de pessoas do seu convívio. São, portanto, instrumentos que as ajudam a expressar sentimentos, compreender o cotidiano e, até mesmo, construir a identidade.

A importância de bonecos representativos

Por essas razões, é essencial que os bonecos reflitam a diversidade sociocultural na qual as crianças estão inseridas. Quanto maior for o repertório de culturas, etnias e situações representadas pelos bonecos, maior também será a chance de identificação simbólica do sujeito com o objeto e suas oportunidades de desenvolvimento integral.
Além disso, a possibilidade de brincar com bonecos diversificados favorece atitudes mais inclusivas e o respeito às diferenças desde a primeira infância, já que é na interação lúdica com essas representações da figura humana que as crianças se colocam no lugar do outro.


De onde vem o mel ?


Em busca de possibilitar o questionamento, observação, experiências e diálogo sobre o mel que comemos, podemos desenvolver diversas atividades que envolvem a alimentação das crianças, tendo como objetivo principal reconhecer que o mel é feito pelas abelhas.

Pode-se iniciar o projeto em questão a partir da curiosidade que as crianças tem em saber de onde vem o mel e como ele chega até os potinhos na nossa casa.

As crianças e professoras poderão assistir ao filme “Bee Movie A história de uma abelha”.

A atividade pode ser desenvolvida buscando informações sobre as hipóteses através de pesquisas e práticas que comprovem as hipóteses das crianças. As crianças reconhecem o trabalho das abelhas para a produção do mel, experimentam o mesmo e conhecem o processo que o mel passa para chegar nos potinhos em nossa casa. A atividade também permite às crianças o conhecimento sobre o mel e o “mundo das abelhas” no qual se baseam e levantam as hipóteses, obtendo assim novas descobertas e conhecimentos.

Objetivos
 Conhecer o mel, sabor e origem;
 Descobrir através da experimentação,
 Conhecer a importância do mel na alimentação,
 Perceber o papel das abelhas na natureza e que a ciência faz parte disto,
 Comprovar as hipóteses levantadas pelas crianças, aguçando a curiosidade para o aprendizado de forma significativa e produtiva.





Os jogos de computador como Angry Birds são complexos, exigem concentração, resistência e ensinam crianças a trabalhar em prol da resolução de problemas.