POR RENATA BRAVO - PESQUISAS, TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE 2013
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Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

Horta e alimentação saudável

terça-feira, 4 de abril de 2023

Atividade de reconhecimento das vogais


 

ARAL: O MAR QUE SE TORNOU UM DESERTO.







O desaparecimento do Mar de Aral, na Ásia Central, é uma das maiores catástrofes provocadas pelo ser humano.


Para estimular o cultivo de algodão, políticas de irrigação agressivas transformaram aquele que era o quarto maior lago do mundo em um deserto.


Foram necessários apenas 40 anos para produzir esse desastre ambiental. O que antes eram 68 mil quilômetros quadrados de água, com profundidade de 40 metros em alguns locais, evaporou..


Seu desaparecimento é considerado uma das alterações mais dramáticas feitas na superfície da Terra em séculos.


O Mar de Aral, vale repetir, se localizava na Ásia Central, entre as fronteiras do Cazaquistão e do Uzbequistão. Em seu lugar, hodiernamente, há um deserto tóxico.


A tragédia ecológica começou na década de 1960 quando a água dos grandes rios que alimentavam a bacia lacustre foi desviada com o objetivo de irrigar milhões de hectares de algodão.




domingo, 2 de abril de 2023

Transformando minha tartaruga

 Por ser uma atividade lúdica e prática a criança desenvolverá habilidades de coordenação motora fina, expressão oral e criatividade.

Explique para a criança que no mundo existem diferentes tipos de seres vivos. Os animais também são seres vivos e possuem diferentes tipos e espécies, e, na aula do dia, será estudada a tartaruga. Pergunte para a criança se ela já viu uma tartaruga. Vá dando as informações para a criança de maneira natural e simples, conversando e interagindo. 

Leve informações como: Quais as características de uma tartaruga; Como ela é? O que ela come? Onde ela vive?

Apresente a atividade proposta, oriente a criança e com o auxílio de um adulto a recortar uma cartela de ovos, fazendo o formato de uma tartaruga. Pinte com as cores que quiser. Peça para a criança dar um nome para sua tartaruga










sexta-feira, 31 de março de 2023

Lavar as mãos é uma prática do dia a dia e, podemos fazer uma transformação não só na nossa família, mas em nossa comunidade.

Transportamos em nossas mãos milhões de micróbios, em sua maioria, inofensivos. Algumas das bactérias e germes podem causar doenças. Uma das bactérias que causa a diarreia, por exemplo, sobrevive até 90 minutos quando exposta ao ar livre, inclusive em nossas mãos. 

Esses germes se reproduzem em diversos locais: no ônibus, no parque, na escola e até mesmo em nossa casa. Eles são parte do cotidiano e fazem diversos caminhos até chegar às nossas mãos e corpo. Muitos germes conseguem resistir ao calor, frio e falta de oxigênio.




Lavar as mãos (Netilat Iadáim) no judaísmo sempre foi uma constante medida de higiene e purificação. Somos ordenados a lavar as mãos ao acordar, antes das refeições e após usar o banheiro. Em alguns destes momentos, temos até uma benção especial para o ato de higienizar as mãos, tamanha a sua importância! 

Neste momento de epidemia mundial, vemos como esta ação tão simples pode salvar milhares de vidas. Enxergamos a olhos nus a sabedoria da Torá e de nossos sábios ao cultivar este hábito já há milhares de anos em nossa cultura diária. 

*Ressaltamos que a bênção só deve ser recitada nos momentos apropriados (após acordar e antes de comer pão), e não em todas as ocasiões de lavagem das mãos. 


Cuidem-se! 



Joaninhas e abelhas

 Pela característica de ficar pousando de flor em flor, as joaninhas e abelhas acabam transportando pólen em seu corpo, ocasionando as polinização das flores. Por meio desse processo a joaninha garante a reprodução das flores e ao mesmo tempo garante sua sobrevivência por meio da alimentação.



quinta-feira, 30 de março de 2023

Anemonas

Estamos trabalhando este projeto devido à possibilidade de exploração que o tema oferece no estudo do Conhecimento da Natureza e Sociedade. Proporcionando um estudo de observação e análise das características dos Animais do Fundo do mar, estimulando assim a curiosidade e a pesquisa.

As crianças chegam das férias normalmente contando que foram para as praias. Falam do que viram, trazem fotos, conchinhas, mas também muitas perguntas. A concha estava sem bichinhos dentro, o que aconteceu com ela? Ninguém viu um tubarão, onde ele estava? Por que o siri belisca o pé? Por que a água-viva queima, como ela faz isso? No projeto Fundo do Mar a finalidade é de proporcionar condições que favoreçam estas descobertas, como também planejar cautelosamente as intervenções e as etapas desafiadoras. O tema “Fundo do Mar” é pertinente ao mundo natural em que a criança tem contato manifestando assim curiosidade e interesse. Os professores trabalham com diferentes tipos de materiais, como filmes, livros, enciclopédias, reportagens, textos informativos, espécies naturais e outras fontes de pesquisa. Pretende-se que as crianças possam ampliar seu universo a respeito deste assunto, entendendo como vivem as diferentes espécies, suas características e necessidades além dos cuidados necessários com a preservação ambiental.



 OBJETIVO GERAL:

Ampliar o conhecimento dos alunos despertando a curiosidade e a reflexão em busca do conhecimento científico através da vivência.

OBJETIVO:

– Fazer com que as crianças identifiquem os animais existentes no fundo do mar.

– Conscientizar os alunos sobre os cuidados que devemos ter com o meio ambiente. Aprender a respeitar o meio ambiente.

– Pesquisar, investigar, discutir hipóteses.

– Desenvolver os cuidados que devemos ter para cuidar de um peixe, alimentar, limpar o aquário.

CONTEÚDOS:

Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito ao tema trabalhado.

-Contato com pequenos animais do fundo do mar.

-Grau de significado para a criança.

-Possibilidade de ampliação do repertório de conhecimentos a respeito do mundo social e natural.

– Dobradura de peixe.

– Confeccionar tartarugas com garrafa de refrigerante.

– Pintar os bichos com diferentes tipos de materiais;

– Fazer registro do bicho que mais gostou;

– Colar figuras dos animais do fundo do mar.

Músicas:

-Peixe Vivo / Se eu fosse um peixinho.

-Caranguejo não é peixe.

-Ted o polvo.

-Música do som do mar

- Expressão Corporal.

Culinária:

-Patê de Atum;

-Pão de Tartaruga.

JOGO DA MEMÓRIA DOS ANIMAIS DO FUNDO DO MAR

JOGO DA MEMÓRIA DOS ANIMAIS DO FUNDO DO MAR