POR RENATA BRAVO - TECNOLOGIA ASSISTIVA DESDE 2013
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Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

Parece a cena de um filme apocalíptico, mas não é

Trata-se de Roma, Itália, onde o céu estava cheio de milhares e milhares de aves, algo que chamou a atenção das pessoas e até assustou muitas.

Mas, por mais impressionante que pareça, são milhares de estorninhos retornando à capital italiana vindos do norte da Europa em busca de temperaturas mais quentes.

De acordo com as estimativas, seriam mais de 4 milhões destas pequenas aves que enchem a cidade todos os anos. 



domingo, 9 de fevereiro de 2025

A tecnologia assistiva para crianças com deficiência auditiva pode ajudar na comunicação, na educação e na inclusão social.


Alguns exemplos de tecnologias assistivas para pessoas com deficiência auditiva:

Aparelhos auditivos

Implantes cocleares
Sistemas de alerta visual
Tradutores para Língua de Sinais
Despertadores que vibram
Notificações por flashes e luzes
Programas de leitura de telas
Aplicativos que traduzem ondas sonoras
Aplicativos que ajudam a identificar o choro de bebês
Plaphoons, que são figuras que representam ações e sentimentos

A tecnologia assistiva também pode ser usada para melhorar a acessibilidade comunicacional de pessoas com perda sensorial dupla (surdocego -
deficiência que compromete a visão e a audição, total ou parcialmente. Ela afeta o desenvolvimento da linguagem, da comunicação, da mobilidade, da autonomia e do aprendizado). A comunicação pode ser utilizados a Libras tátil ou o tadoma.


A Libras Tátil e o Tadoma são métodos de comunicação tátil utilizados por pessoas surdocegas. A Libras Tátil é uma modalidade da Língua Brasileira de Sinais (Libras), enquanto o Tadoma é um método de leitura labial tátil.

Libras Tátil

É uma modalidade da Libras que usa o toque para transmitir informações
O guia-intérprete reproduz os sinais da Libras na palma da mão da pessoa surdocega
É uma ferramenta essencial para a inclusão social das pessoas surdocegas

Tadoma

É um método de leitura labial tátil
A pessoa surdocega coloca a mão no rosto do interlocutor, com o polegar sobre os lábios e os outros dedos sobre a bochecha, mandíbula e garganta
A pessoa surdocega percebe a língua oral emitida

Além da Libras Tátil e do Tadoma, existem outros métodos de comunicação para pessoas surdocegas, como: Sistema Braille tátil, Alfabeto dactilológico, Tablitas de comunicação, Comunicação social Háptica.


A pessoa surdocega apresenta uma das deficiências menos conhecidas. Não é uma pessoa cega que não possa ver, nem um surdo que não possa ouvir. É uma pessoa com uma deficiência multisensorial, privada do uso dos seus sentidos espaciais e distância, razão pela qual sua educação deve partir de necessidades individuais.

Surdocego Pré-linguístico:
É a pessoa que ficou surdocega antes da aquisição de uma língua.

Surdocego Pós-linguístico:
É a pessoa que ficou surdocega após a aquisição de uma língua, seja esta oral ou sinalizada.
Quando nós falamos sobre surdocegueira adquirida nos referimos a um grupo de pessoas que podem ser:
Pessoas nascidas com audição e visão normal e que adquiriram perdas totais ou parciais de visão e audição.
Pessoas com perda auditiva ou surdas congênitas com deficiência visual adquirida.
Pessoas com perda visual ou cegas congênitas com deficiência auditiva adquirida.

A comunicação com a pessoa surdocega é feita por meio de:
Língua de sinais tátil – Sistema não alfabético que corresponde à língua de sinais utilizadas tradicionalmente pelas pessoas surdas, mas adaptadas ao tato, através do contato das mãos da pessoa surdocega com as mão do interlocutor.
Método Tadoma – Consiste na percepção da língua oral emitida, mediante uso de uma ou das duas mãos da pessoa surdocega utilizando geralmente o dedo polegar, colocado suavemente sobre os lábios e os outros dedos mantidos sobre a bochecha. a mandíbula e a garganta do interlocutor.
Alfabeto datilológico – As letras do alfabeto se formam mediante diferentes posições dos dedos da mão.
Sistema Braille Tátil – Sistema alfabético baseado no sistema Braille tradicional de leitura e escrita adaptado de maneira que possa ser percebido pela pessoa surdocega através do tato.

Causas mais comuns da surdocegueira:
Síndromes genéticas (Usher,Trissomia, Goldenhar, Marfan)
Diabetes
Tumores cerebrais
AVC – Acidente Vascular Cerebral
Meningites
Choques anafiláticos

Pensar na inclusão, alfabetização/letramento e interpretar e compreender os conteúdos matemáticos para alunos com deficiência multisensorial é planejar e elaborar estratégias de ensino para que os alunos aprendam com significado. Planeje atividades utilizando o auxílio de materiais manipuláveis, o que também ajuda e estimula a coordenação e raciocínio.

Nas atividades em sala de aula pode ser utilizados vários materiais manipuláveis. Os manipuláveis são recursos que podem ser transformados, modificados e explorados de diversas formas e inclusive podem ser de sucatas (limpos e não cortantes).

Vilarejo único e espírito comunitário = sustentabilidade

Sułoszowa, uma vila polaca com 6.000 habitantes, encanta com sua disposição única: uma única rua principal de 9 km em torno da qual toda a vida local se desenvolve. Esse arranjo linear fortalece o senso de comunidade, promovendo apoio mútuo e laços de vizinhança que moldam o cotidiano. Profundamente enraizada na tradição, a vila prospera graças à agricultura, com longas faixas de cultivo se estendendo atrás de cada casa, preservando um modo de vida rural ancestral. Apelidada de “Pequena Toscana” da Polônia, Sułoszowa exibe uma paisagem pitoresca e ordenada, refletindo um raro equilíbrio entre simplicidade e harmonia.

As casas estão no ponto mais alto, a lavoura no nível mediano, e as matas ciliares estão intactas e no nível das águas.


A tecnologia assistiva constitui-se elemento fundamental na inclusão social de pessoas com deficiência e as crianças com deficiência visual compõem um grupo que necessita desse recurso para que possam participar ativamente do processo educativo.

Estudos recentes têm constatado a necessidade de intervir e auxiliar a prática pedagógica dos profissionais envolvidos no processo de inclusão de alunos com deficiências. Essa iniciativa se justifica pela sua importância e relevância tanto na formação de profissionais de educação com uma visão diferenciada da inclusão, quanto na atualização constante dos conceitos de tecnologia assistiva para os profissionais da rede de ensino que atuam com deficientes visuais. O professor precisa, também, ser preparado para trabalhar em equipe, desenvolvendo atitudes de ação e de recepção, de comunicação, de produção de conhecimento e de divulgação e socialização de suas descobertas, de seu conhecimento e de seus saberes. 

Construir e criar Tecnologia Assistiva no ambiente escolar é o mesmo que buscar, com criatividade, uma alternativa para que a criança realize o que deseja ou necessita. Significa encontrar uma estratégia para que ele possa “fazer” de outro jeito, valorizando o seu jeito de fazer e aumentando suas capacidades de ação e interação, a partir de suas capacidades. Representa também inovação na comunicação, escrita, mobilidade, leitura, brincadeiras e artes, com a utilização de materiais escolares e pedagógicos especiais. A criança pode também lançar mão do computador como alternativa de escrita, fala e acesso ao texto, assim, provendo meios para que o aluno possa desafiar-se a experimentar e conhecer, permitindo que construa individual e coletivamente novos conhecimentos. 

Educar na diversidade é o mesmo que ensinar em um contexto educacional no qual as diferenças individuais e entre todos os membros do grupo (classe) são destacadas e aproveitadas para enriquecer e flexibilizar o conteúdo curricular previsto no processo ensino-aprendizagem. Ao realizar a flexibilização e o enriquecimento do currículo, com a ativa participação dos seus estudantes, o docente oferece oportunidades variadas para o desenvolvimento acadêmico, pessoal e social de cada aluno. 

Foto1

O sentido do tato começa com a atenção prestada a texturas, temperaturas, superfícies vibráteis e diferentes consistências. Pelo movimento das mãos, as crianças com deficiência visual ou privada da vista, se dão conta das texturas, da presença de materiais, e das inconsistências das substâncias. Também, através do movimento das mãos, as crianças cegas podem apreender os contornos, tamanhos e pesos. Essas informações são recebidas sucessivamente, passando dos movimentos manuais grossos à exploração mais detalhada dos objetos. Pesquisas comprovaram que a reflexão da criança com deficiência visual surge da sua experiência de habitar o mundo por meio de sua manipulação tátil, em que explora o objeto de forma mais próxima do que se o fizesse com o olhar. A velocidade e a direção de suas mãos é que a farão sentir as diferentes texturas, temperaturas ou movimentações do ar a sua volta. Essas sensações ao tatear, que ocorrem com seus movimentos de mãos e dedos, de sua comunicação com o ambiente em sua volta e de sua locomoção no espaço encontram-se unidas no seu corpo, no mundo, e compreendidas pela reflexão sobre cada uma dessas experiências.

Foto1:Amarelinha 
Foto2: dominó com elementos tridimensionais representando conceitos de figuras geométricas. Atividades que auxiliam a memória

Os recursos didáticos adaptados às necessidades educacionais de crianças com deficiências têm sido mais e mais utilizados por profissionais interessados na promoção do desenvolvimento de seus alunos. Considerar a inclusão escolar um processo irreversível impõe aos professores buscar conhecimentos e informações importantes para o processo. 

Pretende-se auxiliar os profissionais que educam crianças deficientes visuais na busca por melhores alternativas de ensino e de aprendizagem. Dessa forma, conhecer seus alunos deficientes, planejar recursos de tecnologia assistiva, acompanhar sua utilização e avaliar seus efeitos sobre o processo de aprendizagem pode significar um desafio constante e recompensador. 

O planejamento das atividades deve acontecer preferencialmente a partir do conhecimento e da avaliação das potencialidades e das dificuldades de cada criança, para que a utilização dos recursos seja produtiva e torne-se um elemento efetivo no seu processo de desenvolvimento integral. 

O envolvimento das famílias também pode constituir-se num importante fator de desenvolvimento e facilitar de maneira considerável a eficiência da utilização da tecnologia assistiva por parte das crianças. 

sábado, 8 de fevereiro de 2025

E assim falou Frida Kahlo

 "E no final eu acredito que não precisamos fazer nada para sermos amados.

Passamos as nossas vidas a tentar perecer mais bonitas, mais inteligentes.

Mas percebi duas coisas: aqueles que nos amam vêem-nos com o coração e atribuem-nos qualidades além das que realmente temos. E quem não quer nos amar nunca vai ficar satisfeito com todo nosso esforço.

Sim, eu realmente acredito que é importante deixar nossas imperfeições em paz. Elas são preciosas para entender aqueles que nos vêem com o coração."

~ Frida Kahlo ~



sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

Mobilidade urbana é a capacidade de se deslocar em uma cidade, seja de forma individual ou coletiva.

É um conceito que envolve a infraestrutura, as normas e as condições individuais que permitem a circulação de pessoas e cargas.

A mobilidade urbana é importante para o desenvolvimento social e econômico das cidades, pois facilita o acesso a serviços, trabalho, educação e lazer.

Alguns desafios da mobilidade urbana no Brasil são: Falta de acessibilidade, Alta demanda por transporte, Cultura automobilística, Emissão de gases poluentes.

Para melhorar a mobilidade urbana, é importante:
Priorizar o transporte público coletivo sobre o individual
Priorizar os transportes não motorizados
Investir em infraestrutura para o transporte não motorizado
Investir em infraestrutura para o transporte público coletivo
Qualificar as vias para garantir a segurança e moderar o tráfego
Promover a acessibilidade para pessoas com deficiência, idosos e pessoas com mobilidade reduzida


Mobilidade Urbana é definida como a condição que permite o deslocamento das pessoas em uma cidade, com o objetivo de desenvolver relações sociais e econômicas. Ônibus, metrô, outros transportes coletivos e carros fazem parte das soluções de mobilidade. No dicionário, mobilidade significa - facilidade para se mover.


Chineses radicados no Brasil

São pessoas de origem chinesa que vivem no Brasil, e que contribuem para a diversidade cultural do país.

Origem
A imigração chinesa para o Brasil começou no final do século XIX.
O Rio de Janeiro foi a porta de entrada para os primeiros imigrantes chineses no Brasil.

Presença
A maior colônia chinesa do Brasil está em São Paulo.
Os chineses estão envolvidos no comércio, importação e exportação, principalmente em São Paulo e

Rio de Janeiro.
Também estão investindo em infraestrutura, agricultura e tecnologia.

Contribuição
A culinária chinesa se tornou popular no Brasil.
As celebrações tradicionais, como o Ano Novo Chinês, são uma manifestação da presença chinesa no Brasil.
A língua, as tradições religiosas, as práticas artísticas, a caligrafia, a pintura e a medicina chinesa também estão presentes no Brasil.


Sino-brasileiros notáveis
Chu Ming Silveira
Anderson Lau
General Leone Da Silveira Lee
Mizuho Lin
Leonardo Hwan
Roberto Losan
Carlos Alberto Gomes Kao Yien


Sino-brasileiro é um termo que se refere a uma pessoa que se identifica como brasileira e chinesa, ou que é descendente de brasileiros e chineses.

A imigração chinesa para o Brasil começou em 1812, quando Dom João VI trouxe chineses de Macau para plantar chá no país. Os primeiros imigrantes chineses chegaram a São Paulo em 15 de agosto de 1900.