POR RENATA BRAVO - TECNOLOGIA ASSISTIVA DESDE 2013
email de contato - renatarjbravo@gmail.com

Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

As cores azul, arco-íris, amarelo, vermelho, verde, lilás, dourado e multicolorido são associadas ao autismo.

 

Azul
É a cor mais associada ao autismo, representando tranquilidade e segurança
É escolhida porque o autismo afeta mais meninos, que são tradicionalmente associados a essa cor

Arco-íris
Representa a diversidade do espectro autista, pois cada pessoa se manifesta de forma única
É o símbolo do Dia do Orgulho Autista, que é comemorado no dia 18 de junho

Amarelo
Representa alegria, energia e a expectativa de um futuro mais inclusivo

Vermelho
Representa força, coragem, luta contra preconceitos e desafios sociais
Também simboliza o amor e apoio das famílias

Verde
Representa calma, crescimento e desenvolvimento pessoal

Lilás
Celebra a criatividade e inteligência de algumas pessoas com autismo

O relógio de sol é um instrumento que marca as horas com base na posição do sol. Ele é composto por uma superfície plana, onde estão marcadas as horas, e um pino ou placa que projeta uma sombra

Como funciona

A sombra do pino ou placa, chamado gnômon, é projetada sobre a superfície plana, que funciona como mostrador
A sombra do gnômon muda de lugar conforme o sol se move no céu
A sombra gira em sentido anti-horário, ao contrário de um relógio normal

História
O relógio de sol foi inventado pelos babilônios e egípcios
O relógio de sol equatorial tem uma haste inclinada de acordo com a latitude do local, para que coincida com o eixo de rotação da Terra

Exemplos
Há um relógio de sol no Parque da Cidade do Rio de Janeiro
Há um relógio de sol próximo ao Planetário Ibirapuera
Há um relógio de sol em Águas de São Pedro

Relógio de sol analêmico

Relógios solares são compostos basicamente de uma "mesa", onde fica o mostrador do relógio, e um estilete, também chamado de "gnomon", cuja sombra projetada sobre o mostrador marca a passagem das horas. Existem diferentes montagens de relógios Solares: "horizontais" e "verticais" e "equatoriais". Nos relógios de montagem horizontal, a mesa é paralela ao horizonte do lugar, enquanto que nos de montagem vertical a mesa é perpendicular ao plano do horizonte. Nos relógios de montagem equatorial, a mesa é paralela ao equador terrestre. Em todas as montagens, o gnomon é sempre paralelo ao eixo de rotação da Terra. Os relógios verticais são ainda classificados em declinantes (quando seus mostradores apontam diretamente na direção de algum dos pontos cardiais - norte, leste, sul ou oeste) e não-declinantes (quando os mostradores apontam em qualquer outra direção). Para que marquem as horas durante todo o ano, os relógios de montagem equatorial e vertical necessitam de mostrador em ambos os lados da mesa.

Não é necessário conhecer a variação dos azimutes solares durante o ano para construir um relógio solar. A seguir, vai uma receita para a construção de um relógio solar horizontal:

1. Antes de mais nada, você precisa determinar a linha meridiana (linha norte-sul) do local onde você pretende construir o relógio. Para isto, fixe uma haste vertical no chão e desenhe alguns círculos concêntricos em torno da haste. Pela manhã, marque o ponto onde a extremidade da sombra projetada pela haste toca um dos círculos. Faça a mesma coisa (para o mesmo círculo) à tarde. A linha meridiana aponta na direção da bissetriz do ângulo formado entre a haste e os dois pontos marcados no círculo (veja figura abaixo).

2. Fixe o gnomon sobre a linha meridiana. E importante que o gnomon esteja no mesmo plano formado pela linha meridiana e a vertical do lugar. O ângulo entre o gnomon e o plano horizontal deve ser igual a latitude geográfica do local

3. Marque as linhas horárias. Estas devem interceptar a linha meridiana no ponto de fixação do gnomon. O ângulo X entre uma dada linha horária e a linha meridiana é dado pela equação abaixo:


onde L é a latitude geográfica do lugar e h 'e o ângulo horário do Sol correspondente a hora marcada pela linha.


Todos os ângulos deve ser dados em graus. O ângulo horário correspondente a uma dada hora H é dado pela fórmula h=(H-12)x(15o), portanto 12 horas correspondem a um ângulo horário de zero graus (a própria linha meridiana), 13h correspondem a 15o (contados no sentido horário), etc. É claro, o relógio só marca horas entre 6 e 18h.

Na verdade, os relógios de Sol não marcam a hora legal (essa que você ouve na radio-relógio) mas a hora solar verdadeira. Durante o ano, o relógio Solar vai se atrasar e se adiantar em relação ao seu relógio de pulso. As maiores diferenças ocorrem nos 2 solstícios (inícios do verão e do inverno), enquanto que durante os dois equinócios (inícios do outono e da primavera) as diferenças são mínimas.

Você pode obter mais informações sobre relógios solares no livro "Relógios de Sol", de Luiz Hernani Negrão, editado pelo Clube de Astronomia do Rio de Janeiro (CARJ). Não tenho certeza de como está sendo feita a distribuição deste livro, mas ele está disponível para consulta em nossa biblioteca. Você deve obter alguma informação entrando em contato com o CARJ, através da homepage http:\\www.astronomia-carj.com.br. Outra boa referência sobre astronomia fundamental é o livro "Conceitos de Astronomia", de Roberto Boczko, editado pela Edgard Bluecher.

Existe uma lenda japonesa que fala de um método para encontrar gatos que saíram de casa e não voltam.

A técnica consiste em conversar com os gatos vadios do bairro como se conversasse com qualquer pessoa e lhes perguntasse sobre o teu gato, descrevê-lo, como é, o tom de pelo deles, até dizer-lhes como se chama, pedir-lhes por favor que te ajudem a procurá-lo, dizer-lhe o quanto o amas e muito que você deseja que ele volte para casa.

Eles vão se comunicar entre si para ajudar o seu gato a voltar para casa. 



Transporte sustentável

A estação de metro mais antiga do mundo está localizada em Londres e faz parte do histórico sistema do London Underground, inaugurado em 10 de janeiro de 1863. Esta rede subterrânea, conhecida como The Tube, começou com um trecho entre Paddington e Farringdon, operado por comboios a vapor, o que era inovador mas também complicado devido à acumulação de fumo nos túneis. Desde então, o metrô de Londres expandiu significativamente, tornando-se um dos sistemas mais extensos e avançados do mundo, e continua a ser uma peça icônica da história e do desenvolvimento urbano. 

O metrô é um meio de transporte sustentável que pode contribuir para a qualidade de vida da população e para o meio ambiente.

Vantagens do metrô para a sustentabilidade
Redução da emissão de poluentes e gases de efeito estufa
Redução do consumo de combustíveis fósseis
Redução dos custos de manutenção e operação de vias
Redução do tempo de viagens e de acidentes
Melhora da qualidade do ar
Melhora da qualidade de vida da população
Contribuição para a qualificação urbana, social e cultural da cidade

Mobilidade urbana sustentável
A mobilidade urbana sustentável é um sistema de deslocamento que busca conciliar justiça social, sustentabilidade econômica e o uso consciente dos recursos naturais.

---

Sustentabilidade urbana
A sustentabilidade urbana pode ser promovida por meio de práticas como:
Redução de resíduos
Escolha consciente de matérias-primas
Descarte adequado de resíduos
Gestão aprimorada de despesas
Gestão eficiente de resíduos
Reciclagem

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma abordagem psicoterapêutica que ajuda a identificar e modificar padrões de pensamento e comportamento disfuncionais

Princípios

Considera como a pessoa interpreta o mundo e reage a ele
Busca mudar pensamentos distorcidos e sistemas de significados
Promove a flexibilidade cognitiva e a transformação emocional e comportamental


Benefícios

Pode aliviar ou remitir sintomas
Pode prevenir ou reduzir a gravidade de episódios futuros
Pode melhorar a qualidade de vida

Aplicações

Transtorno depressivo maior
Transtorno de ansiedade generalizada
Transtorno de pânico
Fobia social
Abuso de substância
Transtornos alimentares
Transtorno obsessivo-compulsivo
Transtorno de estresse pós-traumático
Esquizofrenia

Desenvolvimento

Foi desenvolvida por Aaron T. Beck na década de 1960
É baseada na combinação de pressupostos da psicologia cognitiva e da psicologia comportamental
Tem sido considerada um dos mais importantes progressos no tratamento de diversas condições psicopatológicas

Influências filosóficas

O estoicismo foi uma das tradições filosóficas antigas que influenciou a TCC

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

Na educação infantil, o quebra-cabeça pode ser utilizado como uma ferramenta valiosa para potencializar o aprendizado e o desenvolvimento das crianças

Montar quebra-cabeças estimula a capacidade de resolução de problemas, o raciocínio lógico, a percepção visual e espacial, a coordenação motora, a memória, a concentração e o foco.

Habilidades cognitivas
Desenvolve a capacidade de resolução de problemas
Potencializa o raciocínio
Melhora a percepção visual e espacial
Desenvolve a coordenação motora
Desenvolve a memória
Desenvolve a noção espacial
Desenvolve o planejamento

Habilidades sociais Desenvolve a capacidade de relacionamento interpessoal, Fortalece laços com amigos e familiares.

Outros benefícios

Reduz o stress
Melhora a autoconfiança
Alivia o estresse
Abaixa a pressão arterial e frequência cardíaca
Desenvolve o desenvolvimento neurológico e psicomotor
Desenvolve a persistência
Desenvolve a curiosidade e a iniciativa
Desenvolve a linguagem, o pensamento e a concentração



Além de exercitar a memória visual, montar quebra-cabeças ajuda no desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas. A criança analisa e desenvolve estratégias para a montagem, por exemplo, ela pode começar pelas bordas ou separá-lo pelas cores das peças para começar a montagem.


Montar quebra-cabeças pode trazer vários benefícios, como melhorar a memória, desenvolver o raciocínio lógico e a capacidade de concentração.

Benefícios cognitivos
Desenvolve o raciocínio lógico e a capacidade de resolução de problemas
Melhora a memória
Estimula o pensamento lógico
Desenvolve a capacidade de concentração e foco
Desenvolve a noção espacial
Desenvolve a coordenação motora fina
Desenvolve a percepção visual

Benefícios sociais Promove a interação social, Fortalece laços com amigos e familiares, Proporciona a sensação de satisfação ao conseguir vencer.

Benefícios emocionais Reduz o stress, Alivia o estresse, Abaixa a pressão arterial e frequência cardíaca, Aumenta a autoconfiança.

Na educação infantil, o quebra-cabeça pode ser utilizado como uma ferramenta valiosa para potencializar o aprendizado e o desenvolvimento das crianças.

Não há uma aparência física específica que defina uma pessoa autista

O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, a interação social e o comportamento.

Por que é importante dizer que "autismo não tem aparência"?
Combater estereótipos arraigados
Encorajar uma mudança de mentalidade em relação ao TEA
Criar um ambiente mais inclusivo
Evitar atrasos no diagnóstico e intervenção
Evitar que as pessoas com autismo sejam excluídas ou discriminadas

Como as pessoas com autismo se manifestam?

Dificuldade em estabelecer relações sociais
Dificuldade em comunicar-se de maneira verbal ou não verbal
Comportamentos repetitivos e restritos
Dificuldade para interagir socialmente, como manter o contato visual, identificar expressões faciais e compreender gestos comunicativos
Dificuldade na comunicação, caracterizado por uso repetitivo da linguagem e dificuldade para iniciar e manter um diálogo