POR RENATA BRAVO - PESQUISAS, TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE 2013
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Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

quinta-feira, 31 de julho de 2025

Artesanato de Unicórnio com Fios Colorido



Artesanato infantil, cuidadosamente planejado para estimular a coordenação motora fina e a criatividade das crianças.

Materiais utilizados:

Papelão recortado em formato de cabeça de unicórnio

Fios coloridos (tons de roxo, rosa, amarelo) para a crina

Tesouras adaptadas (tesoura escolar com cabo rosa e tesoura de madeira)

Canetas, tintas ou papéis para decorar chifre e orelhas

Desenvolvimento de habilidades:

O ato de amarrar e organizar os fios estimula o movimento de pinça (polegar + indicador), essencial para o desenvolvimento da escrita.

Cortar, colar e decorar trabalha a coordenação viso-motora, a força manual e a percepção tátil.

Objetivos pedagógicos:

Estimular a motricidade fina por meio do manuseio de pequenos objetos (fios e tesoura)

Desenvolver a criatividade e a expressão artística

Trabalhar sequência lógica e organização (montagem em etapas)

Explorar cores e texturas

Faixa etária sugerida: Educação Infantil (4 a 6 anos) e anos iniciais do Ensino Fundamental


Atividade com foco em artes, meio ambiente e expressão criativa

Minha Praia Criativa

Faixa Etária: 4 a 8 anos

Duração: 2 encontros de 50 minutos cada

Área: Artes Visuais, Meio Ambiente, Linguagem Oral

Tema Integrador: Verão, Natureza e Criatividade

Objetivo Geral:

Estimular a criatividade, coordenação motora fina e consciência ambiental por meio da criação de uma cena de praia com materiais recicláveis e naturais.

Objetivos Específicos:

Representar paisagens utilizando diferentes materiais e texturas.

Identificar elementos do ambiente praiano (areia, mar, conchas, animais marinhos, objetos de uso humano).

Desenvolver a imaginação e o senso estético.

Trabalhar o reaproveitamento de materiais em artesanato.

Conteúdos:

Representação visual de paisagens

Composição com materiais diversos

Elementos naturais e culturais do litoral

Cores e texturas

Materiais:

Papelão ou cortiça (base)

Papel de seda azul e branco (mar)

Cola branca, tesoura sem ponta

Areia (natural ou artificial), conchas

EVA ou papel colorido (estrelas-do-mar, chinelos, guarda-sol)

Canetinhas e lápis de cor

Cola glitter (opcional)

Etapas da Atividade:

1º Dia: Explorando o Universo da Praia

(Sensibilização e planejamento criativo)

1- Roda de conversa:

O que encontramos na praia?

Quais sons, cheiros e cores lembram o mar?

Vocês já foram à praia? Como foi?

2- Exploração tátil:

Toque em conchas, areia, papel de seda.

Comparação de texturas e cheiros.

3- Desenho livre:

As crianças desenham sua praia ideal com lápis de cor e compartilham com o grupo.

2º Dia: Mãos à Obra – Montagem da Praia Artesanal

1- Montagem da base:

Dividir a folha em duas partes: areia e mar.

Colar areia de verdade ou papel marrom; papel de seda azul e branco para o mar.

2- Adição de elementos:

Criar e colar chinelos, estrelas-do-mar, guarda-sóis.

Aplicar conchas reais para decoração.

3- Finalização criativa:

Detalhes com glitter, bolhas feitas com cotonete e tinta, peixes com recorte e dobradura.

Encerramento:

Exposição dos trabalhos em mural "Verão na nossa Escola".

Breve apresentação individual: "O que tem na minha praia?"

(Opcional) Gravar um vídeo coletivo cantando uma música sobre o mar.

Habilidades da BNCC:

EI03ET05 / EF15AR04: Experimentar diferentes materiais e técnicas para criar composições artísticas.

EI02CG05: Ampliar a coordenação motora ao manusear materiais diversos.

EF15AR03: Identificar e apreciar produções artísticas do cotidiano e da natureza.

Extra para Família:

Propor um passeio à praia ou parque com elementos naturais e coletar conchas e folhas secas para futuras criações.

Meu Cavalo-Marinho Brilhante


Objetivo:

Desenvolver a criatividade, a coordenação motora fina e o conhecimento sobre animais marinhos, com foco no cavalo-marinho.

Materiais:

Moldes de cavalo-marinho em papel cartão

Lantejoulas, glitter, olhos móveis (articulados)

Cola, tesoura (sem ponta), pincéis

Tintas coloridas e canetinhas

Fitas ou barbante (opcional para pendurar)

Etapas da Atividade:

1- Exploração e conversa inicial:

Mostre imagens reais de cavalos-marinhos.

Fale brevemente sobre suas características (tamanho, cor, forma de nadar, onde vivem, curiosidade sobre o macho carregar os filhotes).

Relacione o animal com o tema do mar, proteção da natureza e beleza da diversidade marinha.

2- Mão na massa:

Distribua os moldes de papel e os materiais de arte.

Deixe que cada criança decore seu cavalo-marinho com tinta, lantejoulas e olhos móveis.

Incentive a personalização com cores criativas.

3- Exposição:

Pendure os cavalos-marinhos com barbante em um “oceano coletivo” na parede da sala ou no teto.

Faça uma roda de conversa para cada criança mostrar e nomear seu cavalo-marinho.

Habilidades trabalhadas:

Coordenação motora fina (ao pintar, colar, manusear pequenos objetos)

Identificação de animais e ambientes marinhos

Expressão artística e criatividade

Oralidade e autoestima (ao apresentar seu trabalho)

Truque extra:

Associe a atividade a uma contação de história, como uma aventura no fundo do mar ou um livro infantil sobre cavalos-marinhos, para ampliar o repertório.

O Papagaio e Suas Penas Mágicas

Atividade artística dos papagaios com penas, integrando arte e ciência, ideal para a Educação Infantil ou Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Aula Interdisciplinar: 

Áreas do conhecimento:

Arte

Ciências

Linguagem Oral e Escrita (opcional)

Objetivos de Aprendizagem:

Arte: 

Estimular a criatividade e expressão artística com diferentes materiais.

Desenvolver a coordenação motora fina através de colagem e montagem.

Ciências:

Reconhecer as funções das penas nas aves (voo, camuflagem e proteção).

Conhecer características dos papagaios e sua adaptação ao ambiente.

Linguagem (opcional):

Escutar e compreender histórias orais.

Ampliar vocabulário relacionado a animais e natureza.

Duração:

1 a 2 aulas (50 min cada)

Materiais:

Moldes ou recortes de papagaios em papel (corpo e cabeça)

Penas coloridas artificiais

Cola, tesoura sem ponta

Lápis de cor ou giz de cera

Cartolina ou folha colorida para o fundo

Imagens e vídeos curtos sobre papagaios em seu habitat

História curta ou vídeo com narrativa sobre um papagaio (pode ser inventada)

Etapas da Aula:

1- Roda de Conversa Inicial (15 min)

Perguntar às crianças:

"Vocês já viram um papagaio? Onde?"

Mostrar fotos e vídeos curtos de papagaios.

Explicar de forma lúdica:

- "As penas ajudam os papagaios a voar bem alto, a se esconder nas árvores e até a ficar quentinhos!"

2- Atividade Artística (25-30 min)

Distribuir os moldes de papagaios e os materiais.

Orientar as crianças a decorarem com penas, usando cores vibrantes, como fazem os papagaios.

Sugerir que escolham um nome para seu papagaio.

3- Apresentação e Compartilhamento (10 min)

Cada criança mostra seu papagaio e pode dizer:

"Este é o papagaio (nome), ele voa e se esconde onde?"

Fazer uma exposição dos trabalhos.

4- Extensão com História ou Música (opcional)

Contar ou mostrar uma história como:

"O Papagaio que Queria Voar até a Lua".

Ou cantar uma música sobre papagaios ou aves tropicais.

Habilidades da BNCC (exemplos):

EI02ET03 – Explorar diferentes materiais e técnicas de artes visuais.

EI02CG04 – Perceber características dos animais e plantas no ambiente.

EF01CI01 – Observar características dos seres vivos.

EI02EF04 – Relacionar movimento do corpo com intencionalidade e deslocamento.

EI02EO03 – Participar de rodas de conversa, ouvindo com atenção e se expressando.

Sugestão de fechamento:

- Colar os papagaios em um mural com o título: "Nosso Bando Colorido!"

Arte com Esponjas

 Borboletas Coloridas

Atividade de arte e artesanato infantil, em que esponjas são utilizadas como carimbos para criar lindas borboletas coloridas.

Materiais:

Tinta guache colorida (em potinhos ou tigelas)

Esponjas cortadas ou dobradas em formato de asas de borboleta

Papel branco (sulfite, cartolina ou outro)

Pincel fino ou caneta preta (opcional)

Como fazer:

1- Mergulhe as esponjas na tinta.

2- Pressione sobre o papel para formar as asas da borboleta.

3- Use um pincel ou caneta para desenhar o corpo e as antenas da borboleta.

Objetivo da Atividade:

Além de ser uma proposta divertida e criativa, essa atividade desenvolve a coordenação motora fina, a percepção visual e estimula a expressão artística das crianças.



Atividade de pintura de borboletas que ajuda a promover a criatividade, coordenação motora e valores simbólicos como transformação e beleza

Pintura de Borboletas


Faixa etária: 3 a 5 anos

Duração: 50 minutos

Área de conhecimento: Artes visuais / Natureza e sociedade

Tema: Transformação e criatividade com borboletas

Habilidade BNCC:

EI03EF03 – Explorar diferentes materiais, instrumentos e técnicas de desenho, pintura, colagem e modelagem.

EI03ET04 – Estabelecer relações entre o meio ambiente e os seres vivos.

Objetivos de Aprendizagem

Estimular a coordenação motora fina e a expressão artística.

Desenvolver a percepção visual por meio das cores e formas.

Compreender o ciclo de vida da borboleta e seu simbolismo.

Trabalhar valores como transformação, recomeço e beleza da natureza.

Materiais Necessários

Moldes de papel em formato de borboleta (cartolina ou papel sulfite grosso) e dobrados

Tintas guache variadas

Caixa de ovos (usada como paleta de tintas)

Pincéis de diferentes tamanhos

Aventais ou camisetas velhas

Mesa forrada com plástico ou jornal

Imagens de borboletas reais (para observação inicial)

Desenvolvimento da Aula

1- Roda de Conversa (10 min)

Apresente imagens de borboletas e converse com as crianças sobre:

As cores e formas que observam.

Onde vivem as borboletas.

O que acontece com a lagarta até virar borboleta (transformação).

Explique que cada um fará sua própria borboleta usando pintura.

2- Exploração Artística (30 min)

Mostre como usar a caixa de ovos como paleta para misturar tintas.

Entregue os moldes  e incentive as crianças a pintarem livremente suas borboletas, explorando cores e padrões.

Dê liberdade criativa: cada borboleta é única.

Observe e incentive o uso de pinceladas cuidadosas, nomeando cores e formas.

Depois de pintados, solicite que dobrem a folha ao meio para carimbar o outro lado da borboleta. Assim ela vai ficar com as duas asas iguais. Isso estimula a coordenação motora, a percepção de simetria e a surpresa ao abrir a folha.

3- Compartilhamento e Apreciação (5 min)

Forme um “varal de arte” ou coloque as borboletas no mural da sala.

Convide as crianças a contar sobre suas criações.

Valorize todas as produções.

4- Encerramento (5 min)

Reforce a ideia de que todos podemos nos transformar e criar algo bonito.

Sugira que levem a borboleta para casa e contem a história da transformação para a família.

Avaliação

Participação na roda de conversa.

Envolvimento na atividade artística.

Capacidade de explorar cores, pinceladas e formas.

Demonstrações de cuidado e criatividade.

Truque Extra para Enriquecer a Aula

Conte uma história curta sobre a borboleta e sua transformação (pode ser um livro infantil ou uma narrativa simples com fantoches).

Ou inclua uma música sobre borboletas para embalar a atividade, como “Borboletinha está na cozinha...” ou uma versão instrumental suave para ambientar.

Carimbos com Esponjas

Explorando formas, cores e criatividade na Educação Infantil

Atividade divertida e sensorial com carimbos feitos de esponjas, ideal para crianças pequenas. A proposta estimula a criatividade, a coordenação motora fina e o reconhecimento de formas e cores, de forma livre e expressiva.

Como realizar a atividade:

1- Materiais necessários:

Esponjas (de cozinha ou banho)

Tintas coloridas (à base de água, seguras para crianças)

Recipientes rasos (pratinhos ou bandejas)

Folhas de papel, cartolina ou papel pardo

2- Preparação: Corte as esponjas em formatos variados:

Formas geométricas (círculo, quadrado, triângulo)

Formas divertidas (coração, estrela, flor, nuvem)

3- Execução: As crianças mergulham as esponjas nas tintas e pressionam sobre o papel, criando composições únicas.

Incentive a mistura de cores

Proponha a criação de padrões (repetição de formas, mandalas) ou obras livres

Truque extra: Aproveite para conversar com as crianças sobre o nome das formas, das cores utilizadas e até sensações como “macio”, “molhado”, “cheiro da tinta”, envolvendo linguagem e sentidos.