Desenvolvo ações para sustentabilidade e educação ambiental: oficinas de reciclagem; palestras com temáticas sustentáveis - econômica, sociais, culturais e ambientais; ações eco pedagógicas e consultoria em marketing de sustentabilidade. Para solicitar trabalhos, entre em contato através do email: renatarjbravo@gmail.com
** O blog não tem patrocinador e precisa da sua ajuda. ** Sua contribuição é importante para produzir conteúdo de qualidade e dar continuidade ao blog. ** Pix solidário - chave: renatarjbravo@gmail.com
No mundo globalizado, nos deparamos com um consumismo exagerado na aquisição de bens de consumo por parte de todas as populações e, com isso, acabamos produzindo uma quantidade enorme de lixo por habitante, cujo destino final nem sempre é o adequado pelos governos e políticas de saúde dos países. Estudos revelam que 30% do lixo produzido no Brasil, são jogados nas ruas sem nenhuma preocupação por parte da população, isto acaba ocasionando problemas sérios e graves ao meio ambiente que afetam a todos nos grandes centros urbanos. Problemas como: entupimento de bueiros e galerias pluviais pode causar doenças transmitidas pela água contaminada que tem dificuldade de escoar, propiciando doenças como: cólera, hepatites, leptospirose, dengue entre outras. A contaminação do solo também é um indicativo importante para surgimento de outras doenças na população, cuja transmissão ocorre predominantemente por animais sinantrópicos como: roedores, insetos, aranhas entre outros. É importante que tenhamos uma responsabilidade ambiental no sentido de mudar paradigmas, nos cerceando de conscientização coletiva, para mudança de hábitos nas pessoas, para que possamos melhorar a nossa qualidade de vida com atitudes como:
-Realizar coleta seletiva de lixo em: indústrias, residências, serviços de saúde, restaurantes e Instituição de longa permanência para idosos entre outros; -Utilizar materiais recicláveis na construção civil; -Estimular o surgimento de cooperativas com inclusão de catadores de materiais recicláveis; -Preservar e recuperar áreas verdes; -Estimular a agricultura urbana; -Usar copos individuais nos locais de trabalho.
Com estas atitudes individuais, conseguiremos alcançar o objetivo de um meio ambiente mais saudável e agradável para futuras gerações, isentando-as de acometimento por doenças e complicações destas, que podem evoluir para mortes, decorrentes do desrespeito ao solo urbano e rural , no qual estamos vivenciando atualmente.
VAMOS SUPERAR A ERA DO DESPERDÍCIO E TRANSFORMAR O LIXO EM RECURSO?

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Criando seu avatar

Avatar é a representação visual de um utilizador em realidade virtual.
Aqui, os alunos personalizaram o seu próprio avatar.








Beneficios do origami para crianças














É indiscutível o caráter lúdico do origami, o que contribui muito para a criança elaborar sua visão subjetiva do mundo e sua personalidade.

O origami é um artesanato originário do Japão que consiste em obter representações de seres e objetos por meio de dobraduras de papel. Essa arte vem sendo praticada a séculos e ganhou o mundo devido à sua inventividade e beleza. Também é notável sua grande função terapêutica para quem a pratica, pois exige concentração e ordenação, promovendo, assim, a persistência, disciplina e calma.

Para as crianças, o origami se transforma em um instrumento especialmente poderoso. No Curso a Distância CPT Origami – Arte da Dobradura de Papéis, a professora Eleni Pereira, ao falar sobre os valores pedagógicos dessa técnica, enumera o desenvolvimento da concentração e criatividade, coordenação motora, sequência lógica e obtenção de conhecimentos geométricos. Ela ainda destaca que é indiscutível o caráter lúdico do origami, o que contribui muito para a criança elaborar sua visão subjetiva do mundo e sua personalidade.

Veja detalhadamente as razões pelas quais as crianças devem praticar essa arte:

Desenvolvimento da coordenação óculo-manual e coordenação motora fina

A coordenação óculo-manual permite que realizemos tarefas que utilizem os olhos e as mãos concomitantemente, ou seja, captamos informações com o sentido da visão e guiamos nossas mãos para efetuarmos o movimento desejado. A coordenação motora fina, por sua vez, permite a realização de tarefas delicadas, que exigem pequenos movimentos, especialmente com os dedos. Combinar esses dois estímulos fortalece músculos, ossos e nervos, preparando a criança para o desenvolvimento da escrita.

Estímulo da concentração

Para que o origami resulte na representação esperada, é necessário que as dobras sigam uma ordem correta. Assim, a criança precisa manter a atenção em uma mesma atividade por algum tempo para conseguir executar o passo a passo da figura.

Ativação da memória

Ao seguir as instruções todas as vezes em que for realizar determinada dobradura, a criança acabará por decorar as instruções, o que colocará sua memória à prova.

Desenvolvimento da paciência

Mesmo seguindo os passos das dobras, a criança, vez ou outra, vai se confundir e a figura não sairá como esperado. Isso é natural e exigirá persistência e perseverança para começar de novo.

Auxílio à satisfação emocional

Obter um animalzinho, uma florzinha ou um objeto de papel por suas próprias mãos fará com que a criança sinta uma satisfação pessoal muito grande e se sinta capaz de exercer outras atividades mais complexas.

Incentivo à imaginação

A técnica do origami permite a elaboração de inúmeras representações. A criança poderá escolher qual figura dobrar, além da cor e tamanho do papel a ser usado. Depois, por que não criar uma história com os personagens confeccionados?

Relaxamento

A dobradura de papel é uma atividade tranquila, sem agitação e que exige concentração. Dessa forma, promove a diminuição da frequência cardíaca e o desestresse.

Estímulo do trabalho

O ato de fabricar, produzir, criar e confeccionar suas próprias coisas faz com que a criança entenda o objetivo e função do trabalho. No caso, ela se manterá empenhada em uma atividade, começará de novo caso erre alguma instrução e insistirá até obter a dobradura que escolheu fazer. Depois, desfrutará de seu esforço, ou seja, brincará com uma figura que ela própria confeccionou.

Aprendizagem de conceitos espaciais, geométricos e matemáticos

O origami frequentemente envolve instruções como para cima, para baixo, direita, esquerda, meio, para frente, para trás, além de “forme um triângulo”, “forme um retângulo”, “divida o papel em duas partes”, entre outras.

Terapia para certos transtornos

Crianças com TDAH, hiperatividade e dislexia têm uma ajuda muito grande no processo de alfabetização quando, por exemplo, produzem, por meio de dobraduras, as letras do alfabeto, gravando melhor a imagem da letrinha em sua mente, uma vez que ele não simplesmente a copiou no caderno, mas a confeccionou.

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Teatro de bonecos na educação

A introdução da prática do teatro de bonecos na escola, como proposta de arte-educação, nas séries iniciais, amplia as possibilidades para o aprendizado, pois alia o ato de criar ao processo de assimilação dos saberes. Além disso, cria espaço para uma interação entre os conteúdos escolares e os diversos conhecimentos vivenciados no ato do fazer artístico e na diversidade temática que a dramatização aborda, favorecendo a relação afetiva que se estabelece entre o grupo e entre a criança e o boneco, ausente nas práticas tradicionais pedagógicas, que enfatizam o aprendizado de forma mecânica, negando emoções, sentimentos e formas diferenciadas de expressão.


"Com as mãos modelamos os bonecos e com as mãos lhes damos vida, projetando neles nossas emoções e sentimentos. (...) O primeiro boneco modelado nos dá uma sensação gratificante. Criar com as mãos é muito forte. O boneco agora é uma extensão do meu corpo, no momento em que me projeto nele, criando com retalhos de fantasias ..."


O ato de construção e criação, tanto na arte como na educação, produz uma relação de proximidade e identidade entre aquilo que se faz e aquilo que conhecemos através de livros, de discursos, de filmes ou qualquer outra forma de registro dos conhecimentos produzidos  pelo ser humano. Pois o próprio ato de fazer alguma coisa faz com que o sujeito lide com vários saberes, técnicas e percepções, na prática; ou seja, possibilita a interação (tão desejada e discursada) entre teoria e prática.

domingo, 30 de agosto de 2020

Wakanda forever

"Wakanda se tornou nosso lugar no mundo. A utopia virou um lugar de acolhimento, de reconhecimento, de pertencimento, mas mais do que tudo isso: de dignidade. Em Wakanda, somos dignos, somos fortes, somos lindos, somos poder, força, inteligência, agilidade e sobretudo, sensibilidade.

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

O desenvolvimento do gosto pela leitura por meio da contação de histórias

Seguem, aplicações de métodos diferenciados de contação de histórias, para que sejam estimulados nos alunos, o gosto e o prazer pela leitura.

Em cada história, os alunos vão se deixando levar pela leitura, o que proporciona interação dos mesmos devido a atratividade ofertada pelos métodos aplicados em sala de aula. No começo, o comportamento dos alunos diante das leituras será um tanto quanto inibido e receoso, pois resistirão em expressar a própria leitura e interagir com as histórias, mas com o passar das histórias ficarão mais desinibidos, desejosos sempre de participar das atividades propostas e de exporem as suas ideias e impressões sobre as histórias.
Ao ser aplicada a sequência didática, na qual serão realizadas diferentes técnicas, com base nas fundamentações teóricas e nas práticas vivenciadas concluir-se-á que, a partir da leitura e contação de histórias realizadas pelo professor de modo diferenciado, os alunos se sentirão incentivados a ler e buscar cada vez mais formas diferentes de aprender, pois diante das atividades propostas após as leituras, podem-se formar alunos mais concentrados, desinibidos e com melhor convívio social desenvolvendo então um incentivo para que venha ler cada dia mais.











sábado, 15 de agosto de 2020

Montando um foguete


Um dos lugares que mais aguçam a curiosidade das crianças, como também dos adultos, é o espaço. A admiração e o vislumbre são tantos que muitas sonham ser astronautas quando crescerem. Então, que tal unir essa paixão, por um lugar ainda com tantos pontos a serem explorados ao conhecimento necessário, na Educação Infantil? As turmas do Infantil, podem explorar o tema em diversos eixos do conhecimento.
A opção por desenvolver essa aula, justifica-se pelo fato de o Sistema Solar ser muito rico em mistérios, curiosidades e belezas. Até pouco tempo atrás, acreditava-se que a terra era chata e ficava no centro do sistema solar. Idéias como essas, foram mudando ao longo do tempo. Essa constante inquietude e a vontade de saber mais, impulsionam o ser humano a questionar e a estudar o diferente. O pensamento e os questionamentos dos alunos têm a “essência cientista”, que busca constantemente respostas para suas dúvidas e curiosidades.
Etapas da aula
1ª) Observar o céu e registrar, por meio de desenhos, as observações realizadas.
2ª) Produzir uma lista de coisas que a turma acredita que existem no céu. (Trabalhar nesta etapa o letramento e o conhecimento de letras e quantidade.)
3ª) Observar as diferenças entre o dia e a noite.
4ª) Explicar o movimento de rotação e o translação. Para o entendimento do assunto, além do vídeo, usar uma lanterna e uma laranja, para a explicação de rotação. Para o movimento de translação, brincar com os alunos. Dois deles participam da explicação representando o Sol e a Terra. Com movimentos corporais, representarão os dois conceitos.
5ª) Coletar informações sobre astronautas, para a coleta de informações sobre o assunto.
6ª) Conversar sobre a visita à Lua e o conhecimento da identidade dos astronautas que estiveram lá. Fazer uma apresentação em powerpoint sobre o assunto.
7ª) Modelar com massinhapara que as crianças façam um astronauta, um foguete e uma estrela, trabalhando a coordenação motora. Também, pode-se construir um foguete com cartolinas coloridas, como o das fotos que seguem abaixo.
8ª) Montar um sistema solar em disco de vinil ou móbile na nossa turma.

9ª) Finalizar com uma visita ao Planétario/julho
Dicas de leitura
– Mini Larousse do Universo
Ficou mais fácil para o pequeno leitor conhecer as curiosidades a respeito do Sol, das estações do ano, do sistema solar, da Via- Láctea, do fenômeno do eclipse solar e das primeiras viagens do homem ao espaço. Na obra, essas e outras dúvidas das crianças são respondidas de forma clara, didática e científica.