O jogo pode atrair o aluno que muitas vezes se encontra desmotivado devido a metodologia aplicada pelo docente,tendo por consequência o mau desempenho do mesmo, pois, o cerne de uma aprendizagem é o interesse do ser humano, seja qual for a área do conhecimento.
É também um atrativo, uma boa propaganda (metodologia) para promover (ensinar) o produto (conteúdo escolar). É possível citar o marketing empresarial que utilizam o lúdico para despertar a sociedade infantil, e logo os tornar sujeitos subordinados ao consumo. A utilização do lúdico se torna uma importante ferramenta para conquistar e auxiliar o ensino e aprendizagem, e fazer que os educandos aprendam de forma prazerosa, trazendo êxito à proposta de aprendizagem do educador. Aprender a conhecer consiste no prazer em descobrir, construir e reconstruir o conhecimento, portanto, é importante que o pedagogo aplique métodos prazerosos em suas atividades. ( DELORS apud RODRIGUES, 2016).
É comum crianças brincarem do faz-de-conta atribuindo características de práticas adultas. O jogo por sua vez é constituído por regras e podem contribuir acrescentando conhecimentos atitudinais de boa conduta como a ética, respeito, honestidade, companheirismo entre outras que são essenciais para a formação do indivíduo, e também conduzir as crianças em suas atitudes no decorrer de jogos, brincadeiras ou competições e interferir quando preciso. Nos jogos de regras, as crianças são estimuladas a conhecer que o mundo é construido por limites. A vida em sociedade é composta por leis, isso ocorre pelo bem-estar de todos os cidadãos. Pois diante da diversidade cultural no qual o mundo possui, é preciso o sujeito respeitar o seu próximo, e conhecer onde começa e onde termina seu limite.
Os alunos necessitam praticar o autocontrole, tendo por consequência habilidade para cumprir regras que a ela for estabelecida [...] “dominar as regras significa dominar seu próprio comportamento, aprendendo a controlá-lo, aprendendo a subordinálo a um propósito definido. (BRASIL, 2009, p. 12).