Para a fixação das plantas, preencha os orifícios com pequenos cascalhos.
quarta-feira, 10 de maio de 2017
domingo, 7 de maio de 2017
Uma forma diferente de ensinar frações para uma criança do pré escolar.
Cartilha Educativa – Frações: Parte do Todo!
Autora: Renata Bravo
- O que são Frações?
As frações fazem parte do nosso dia a dia, mesmo que a gente nem perceba! Seja ao dividir uma pizza, uma barra de chocolate ou ao olhar o marcador de combustível do carro, estamos usando frações.
Mas… afinal, o que é uma fração?
Fração é uma forma de representar uma parte de um todo dividido em partes iguais.
- Definição:
Uma fração tem duas partes:
Numerador: é o número de partes que estão sendo consideradas (fica em cima).
Denominador: é o número total de partes em que o inteiro foi dividido (fica embaixo).
Exemplo:
Se dividirmos um chocolate em 4 partes iguais e você comer 1, teremos a fração:
1
―
4 → Lê-se: "um quarto"
- Para que servem as frações?
As frações nos ajudam a entender:
Partes de uma pizza, bolo ou barra de chocolate;
Metade de um copo de suco;
Combustível no painel do carro;
Medidas em receitas culinárias;
Horários, porcentagens e muito mais!
- Exemplos do cotidiano:
Dividir uma pizza em 8 pedaços: cada pedaço é 1/8 da pizza.
Se você come 3 pedaços: comeu 3/8 da pizza.
Se um tanque de gasolina está na metade: está com 1/2 (um meio) do combustível.
- Como interpretar uma fração?
Vamos observar algumas figuras para aprender a interpretar frações com desenhos:
Um círculo dividido em 4 partes iguais e 1 parte pintada:
→ Fração: 1/4
→ Leitura: um quarto
Um quadrado dividido em 9 partes iguais, com 6 pintadas:
→ Fração: 6/9
→ Leitura: seis nonos
Uma figura dividida em 10 partes iguais, com 3 pintadas:
→ Fração: 3/10
→ Leitura: três décimos
- Dica:
Quando o denominador é 10: dizemos “décimos”
Exemplo: 7/10 → sete décimos
Quando é 100: dizemos “centésimos”
Quando é 1000: dizemos “milésimos”
Quando é qualquer outro número: usamos “avos”
Exemplo: 4/18 → quatro dezoito avos
- Frações na prática:
Vamos ver um exemplo real:
Luana foi à pizzaria com três amigas. Elas pediram uma pizza dividida em 8 pedaços.
- Quem comeu quanto?
Luana comeu 3 pedaços → 3/8
Ana comeu 2 pedaços → 2/8
Camila comeu 2 pedaços → 2/8
Carla comeu 1 pedaço → 1/8
No total, elas comeram: 3 + 2 + 2 + 1 = 8 pedaços = pizza inteira!
- O que aprendemos?
Toda fração representa uma parte de um todo.
O numerador diz quantas partes foram usadas.
O denominador mostra em quantas partes iguais o todo foi dividido.
Usamos frações o tempo todo — na escola, em casa e na vida!
- Atividade sugerida:
Desenhe uma pizza dividida em 6 partes.
Pinte 2 partes.
Escreva a fração que representa a parte pintada.
Leia em voz alta.
- Desafio:
Se uma barra de chocolate tem 12 pedaços e você come 5, qual a fração que representa a parte que você comeu?
E qual representa a parte que sobrou?
- Objetivos da cartilha:
- Compreender o conceito de fração
- Relacionar frações com situações do cotidiano
- Interpretar frações com desenhos e números
- Desenvolver leitura e escrita correta de frações
Autora: Renata Bravo
- O que são Frações?
As frações fazem parte do nosso dia a dia, mesmo que a gente nem perceba! Seja ao dividir uma pizza, uma barra de chocolate ou ao olhar o marcador de combustível do carro, estamos usando frações.
Mas… afinal, o que é uma fração?
Fração é uma forma de representar uma parte de um todo dividido em partes iguais.
- Definição:
Uma fração tem duas partes:
Numerador: é o número de partes que estão sendo consideradas (fica em cima).
Denominador: é o número total de partes em que o inteiro foi dividido (fica embaixo).
Exemplo:
Se dividirmos um chocolate em 4 partes iguais e você comer 1, teremos a fração:
1
―
4 → Lê-se: "um quarto"
- Para que servem as frações?
As frações nos ajudam a entender:
Partes de uma pizza, bolo ou barra de chocolate;
Metade de um copo de suco;
Combustível no painel do carro;
Medidas em receitas culinárias;
Horários, porcentagens e muito mais!
- Exemplos do cotidiano:
Dividir uma pizza em 8 pedaços: cada pedaço é 1/8 da pizza.
Se você come 3 pedaços: comeu 3/8 da pizza.
Se um tanque de gasolina está na metade: está com 1/2 (um meio) do combustível.
- Como interpretar uma fração?
Vamos observar algumas figuras para aprender a interpretar frações com desenhos:
Um círculo dividido em 4 partes iguais e 1 parte pintada:
→ Fração: 1/4
→ Leitura: um quarto
Um quadrado dividido em 9 partes iguais, com 6 pintadas:
→ Fração: 6/9
→ Leitura: seis nonos
Uma figura dividida em 10 partes iguais, com 3 pintadas:
→ Fração: 3/10
→ Leitura: três décimos
- Dica:
Quando o denominador é 10: dizemos “décimos”
Exemplo: 7/10 → sete décimos
Quando é 100: dizemos “centésimos”
Quando é 1000: dizemos “milésimos”
Quando é qualquer outro número: usamos “avos”
Exemplo: 4/18 → quatro dezoito avos
- Frações na prática:
Vamos ver um exemplo real:
Luana foi à pizzaria com três amigas. Elas pediram uma pizza dividida em 8 pedaços.
- Quem comeu quanto?
Luana comeu 3 pedaços → 3/8
Ana comeu 2 pedaços → 2/8
Camila comeu 2 pedaços → 2/8
Carla comeu 1 pedaço → 1/8
No total, elas comeram: 3 + 2 + 2 + 1 = 8 pedaços = pizza inteira!
- O que aprendemos?
Toda fração representa uma parte de um todo.
O numerador diz quantas partes foram usadas.
O denominador mostra em quantas partes iguais o todo foi dividido.
Usamos frações o tempo todo — na escola, em casa e na vida!
- Atividade sugerida:
Desenhe uma pizza dividida em 6 partes.
Pinte 2 partes.
Escreva a fração que representa a parte pintada.
Leia em voz alta.
- Desafio:
Se uma barra de chocolate tem 12 pedaços e você come 5, qual a fração que representa a parte que você comeu?
E qual representa a parte que sobrou?
- Objetivos da cartilha:
- Compreender o conceito de fração
- Relacionar frações com situações do cotidiano
- Interpretar frações com desenhos e números
- Desenvolver leitura e escrita correta de frações
sábado, 29 de abril de 2017
Pipas
Brincando de construir pipas, trabalhamos com a matemática, geometria plana e espacial.
Utilizando as leis da física e realçando com a arte, levaremos mais beleza às formas criadas.
quinta-feira, 20 de abril de 2017
19/04 Dia do índio
Salve o povo da mata e tudo o que eles tem para nos ensinar.
A causa indígena é justa, difícil, e jamais devera ser esquecida.
A data pode ser considerada como um motivo de reflexão sobre os valores culturais dos povos indígenas e a importância da preservação e respeito a esses valores.
Nesse dia lembro da célebre frase de Marechal Rondon - "Morrer se necessário for! Matar nunca!"
A causa indígena é justa, difícil, e jamais devera ser esquecida.
A data pode ser considerada como um motivo de reflexão sobre os valores culturais dos povos indígenas e a importância da preservação e respeito a esses valores.
Nesse dia lembro da célebre frase de Marechal Rondon - "Morrer se necessário for! Matar nunca!"
segunda-feira, 3 de abril de 2017
Estudando a parametrização das curvas : comprimento e curvatura.
A área da matemática responsável pelo estudo de curvas e superfícies em dimensões superior se denomina geometria diferencial ( muito utilizada no estudo da gravidade pelos físicos )
A área da matemática responsável pelo estudo de curvas e superfícies em dimensões superior se denomina geometria diferencial ( muito utilizada no estudo da gravidade pelos físicos )
A arte de desenhar
Desenhar ajuda no desenvolvimento do raciocínio e de habilidades motoras da criança.
Pais devem incentivar o hábito que é a forma de comunicação que antecede a escrita.
#mybabygirl #4anos #4years #preescola
#mybabygirl #4anos #4years #preescola
Assinar:
Comentários (Atom)
















