segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019
sexta-feira, 28 de dezembro de 2018
Ábaco
Zhusuan é um método de cálculo matemático que utiliza o ábaco. Foi inscrito na lista do Património Cultural Intangível da Humanidade pela UNESCO em 2013. Quando ainda não existiam calculadoras ou computadores, o ábaco era uma ferramenta muito útil para realizar cálculos de adição, subtracção, multiplicação, divisão e cálculos ainda mais complexos.
Diferentes tipos de ábaco têm diferentes formas de manuseamento e fórmulas. O tipo mais comum de ábaco tem sete contas por bastão na vertical. Em cada bastão, as contas são separados por uma barra, ficando na parte superior duas contas, e na parte inferior cinco. Cada conta na parte superior do ábaco vale cinco e parte inferior vale um. Normalmente, as pessoas usam apenas os dedos do polegar, indicador e médio para operar o ábaco.
Sabia que?
Quer descobrir se é mais rápido usar o ábaco ou uma calculadora para fazer adições?
Pegue num ábaco e num pedaço de papel. Calcule 13,079.6 + 671.3 de acordo com as Fórmulas Orais de Zhusuan e anote a resposta em Huama.
Diferentes tipos de ábaco têm diferentes formas de manuseamento e fórmulas. O tipo mais comum de ábaco tem sete contas por bastão na vertical. Em cada bastão, as contas são separados por uma barra, ficando na parte superior duas contas, e na parte inferior cinco. Cada conta na parte superior do ábaco vale cinco e parte inferior vale um. Normalmente, as pessoas usam apenas os dedos do polegar, indicador e médio para operar o ábaco.
Sabia que?
Quer descobrir se é mais rápido usar o ábaco ou uma calculadora para fazer adições?
Pegue num ábaco e num pedaço de papel. Calcule 13,079.6 + 671.3 de acordo com as Fórmulas Orais de Zhusuan e anote a resposta em Huama.
Por algum tempo, o homem usou recursos naturais como pedras, gravetos e marcas em areia e em pedras para fazer registro de quantidades. Essa necessidade fez com que criasse instrumentos para fazer cálculos (palavra originada do latim calculus, que significa pedra pequena).
Foi criada então a tábua para fazer cálculos hoje conhecida como ábaco: há mais de 2.500 anos, um chinês (não se sabe quem) criou o Suan-pan, porém o ábaco mais difundido foi o japonês, com o nome de Soroban.
O Soroban é importante para a realização de cálculos e faz com que a pessoa pense sobre seus processos mentais, desenvolvendo assim a memória e raciocínio lógico-matemático, exercitando sua capacidade de observar, perceber, sentir, concentrar, memorizar, seriar, comparar, classificar, relacionar, deduzir, criticar, julgar, transferir, generalizar e, enfim, todas as operações mentais que promovem moderação, contenção, disciplina, segurança, e sobretudo, o equilíbrio entre o pensamento e a ação.
Embora seja milenar, o ábaco ainda é pouco conhecido entre as pessoas, pois a rapidez de cálculos efetuados pelas calculadoras ou por softwares faz com que elas optem pelo mais fácil.
O Soroban é uma ferramenta muito utilizada pelo deficiente visual para a realização de cálculos, em um modelo adaptado, mas muitos preferem as novas tecnologias. No entanto, a utilização de outros recursos para calcular faz com que alguns procedimentos do nosso sistema mental de numeração acabem sendo esquecidos.
O Soroban é uma ferramenta muito utilizada pelo deficiente visual para a realização de cálculos, em um modelo adaptado, mas muitos preferem as novas tecnologias. No entanto, a utilização de outros recursos para calcular faz com que alguns procedimentos do nosso sistema mental de numeração acabem sendo esquecidos.
O ábaco no ensino fundamental
O Soroban deveria ser usado por todos os alunos das escolas públicas e privadas, deficientes visuais ou não, pois ajuda muito na reflexão sobre o sistema de numeração e na realização das operações fundamentais.
A frequência do uso do ábaco aumenta a rapidez para fazer cálculos mentais, fundamental para o deficiente visual e de grande importância para os demais alunos. Contudo, o grande impedimento para isso e talvez o maior desafio seja fazer com que os professores de matemática conheçam e entendam esse instrumento, que aprendam a utilizá-lo e deem a devida importância para fazer uso dele nas salas de aula.
No Japão, as crianças aprendem a usá-lo na escola e quem ensina garante que o estudo do Soroban ajuda as crianças a desenvolver o raciocínio lógico, concentração e disciplina.
Tendo em vista ser a construção do pensamento lógico-matemático inerente à própria vivência da criança por meio de jogos e brincadeiras, a formação do conceito de número não ocorre por meio da repetição mecânica dos numerais. Tal construção vai ocorrendo progressivamente por meio dos estágios cognitivos vivenciada no dia-a-dia.
A frequência do uso do ábaco aumenta a rapidez para fazer cálculos mentais, fundamental para o deficiente visual e de grande importância para os demais alunos. Contudo, o grande impedimento para isso e talvez o maior desafio seja fazer com que os professores de matemática conheçam e entendam esse instrumento, que aprendam a utilizá-lo e deem a devida importância para fazer uso dele nas salas de aula.
No Japão, as crianças aprendem a usá-lo na escola e quem ensina garante que o estudo do Soroban ajuda as crianças a desenvolver o raciocínio lógico, concentração e disciplina.
Tendo em vista ser a construção do pensamento lógico-matemático inerente à própria vivência da criança por meio de jogos e brincadeiras, a formação do conceito de número não ocorre por meio da repetição mecânica dos numerais. Tal construção vai ocorrendo progressivamente por meio dos estágios cognitivos vivenciada no dia-a-dia.
Os elementos primordiais envolvidos na formação do conceito de número são:
Classificação, Seriação/Ordenação;
Sequencia Lógica;
Contagem (em diferentes bases);
Inclusão de Classe;
Intersecção de Classe;
Conservação
Portanto, através do trabalho com o ábaco, o aluno amplia sua capacidade de aprendizado e desenvolve competências fundamentais para os dias atuais, como concentração, coordenação motora, agilidade de raciocínio, raciocínio lógico, pensamento lateral, percepção e compreensão das semelhanças entre a linguagem e o registro em matemática.
Sequencia Lógica;
Contagem (em diferentes bases);
Inclusão de Classe;
Intersecção de Classe;
Conservação
Portanto, através do trabalho com o ábaco, o aluno amplia sua capacidade de aprendizado e desenvolve competências fundamentais para os dias atuais, como concentração, coordenação motora, agilidade de raciocínio, raciocínio lógico, pensamento lateral, percepção e compreensão das semelhanças entre a linguagem e o registro em matemática.
segunda-feira, 10 de dezembro de 2018
Os benefícios da aula de teatro na formação da criança
A história do Teatro Infantil no Brasil teve um início catequético e jesuítico. Começou
com o Padre Anchieta e o Padre Manoel da Nóbrega, que o utilizavam como forma auxiliar,
didática e pedagógica, de catequese. Foi a partir da década de 70 que o teatro-infantil passou a
ser visto também como uma atividade artística. Assim, o teatro infantil passou a apresentar
duas modalidades: o teatro com uma função pedagógica, visão que historicamente já vinha
sendo abordada, referindo-se ao desenvolvimento da criança na realização de atividades de
teatro e a outra dimensão que tem sido analisada é o teatro como uma atividade artística, a
história do teatro como uma história da cultura, as características e função do teatro em cada
período histórico.
LINK da Apresentação de final de ano - turma da aula de teatro.
A proposta de realização do teatro na escola, de estudos sobre as significações históricas do teatro e de seus papéis sociais (como o homem utilizou o teatro para organizar o pensamento e refletir sobre suas atitudes e comportamentos), pode contribuir para o aluno compreender a importância da atividade teatral e ampliar sua capacidade de estudo e reflexão sobre a produção de sentido no teatro. Em síntese, o teatro contribui para o desenvolvimento da expressão e comunicação e favorece a produção coletiva de conhecimento da cultura, seja ele no valor estético ou educativo.
A proposta de realização do teatro na escola, de estudos sobre as significações históricas do teatro e de seus papéis sociais (como o homem utilizou o teatro para organizar o pensamento e refletir sobre suas atitudes e comportamentos), pode contribuir para o aluno compreender a importância da atividade teatral e ampliar sua capacidade de estudo e reflexão sobre a produção de sentido no teatro. Em síntese, o teatro contribui para o desenvolvimento da expressão e comunicação e favorece a produção coletiva de conhecimento da cultura, seja ele no valor estético ou educativo.
sábado, 17 de novembro de 2018
Coral infantil
A participação em um coral estimula a integração, a socialização, o espírito de cooperação, a cordialidade entre as pessoas, a musicalização, trazendo até mesmo benefícios à saúde através do trabalho com a respiração, da postura corporal, do estímulo à memória e da elevação da autoestima.
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