VOCÊ PEGA UMA COISA E TRANSFORMA EM OUTRA. NÃO É APENAS RECICLAGEM É ARTE!
Desenvolvo ações para sustentabilidade e educação ambiental: oficinas de reciclagem; palestras com temáticas sustentáveis - econômica, sociais, culturais e ambientais; ações eco pedagógicas e consultoria em marketing de sustentabilidade. Para solicitar trabalhos, entre em contato através do email: renatarjbravo@gmail.com
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No mundo globalizado, nos deparamos com um consumismo exagerado na aquisição de bens de consumo por parte de todas as populações e, com isso, acabamos produzindo uma quantidade enorme de lixo por habitante, cujo destino final nem sempre é o adequado pelos governos e políticas de saúde dos países. Estudos revelam que 30% do lixo produzido no Brasil, são jogados nas ruas sem nenhuma preocupação por parte da população, isto acaba ocasionando problemas sérios e graves ao meio ambiente que afetam a todos nos grandes centros urbanos. Problemas como: entupimento de bueiros e galerias pluviais pode causar doenças transmitidas pela água contaminada que tem dificuldade de escoar, propiciando doenças como: cólera, hepatites, leptospirose, dengue entre outras. A contaminação do solo também é um indicativo importante para surgimento de outras doenças na população, cuja transmissão ocorre predominantemente por animais sinantrópicos como: roedores, insetos, aranhas entre outros. É importante que tenhamos uma responsabilidade ambiental no sentido de mudar paradigmas, nos cerceando de conscientização coletiva, para mudança de hábitos nas pessoas, para que possamos melhorar a nossa qualidade de vida com atitudes como:
-Realizar coleta seletiva de lixo em: indústrias, residências, serviços de saúde, restaurantes e Instituição de longa permanência para idosos entre outros; -Utilizar materiais recicláveis na construção civil; -Estimular o surgimento de cooperativas com inclusão de catadores de materiais recicláveis; -Preservar e recuperar áreas verdes; -Estimular a agricultura urbana; -Usar copos individuais nos locais de trabalho.
Com estas atitudes individuais, conseguiremos alcançar o objetivo de um meio ambiente mais saudável e agradável para futuras gerações, isentando-as de acometimento por doenças e complicações destas, que podem evoluir para mortes, decorrentes do desrespeito ao solo urbano e rural , no qual estamos vivenciando atualmente.
VAMOS SUPERAR A ERA DO DESPERDÍCIO E TRANSFORMAR O LIXO EM RECURSO?
sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020
Jogos de tabuleiro feitos com caixas de pizzas
A Educação Matemática tem como objeto de estudo, alunos, professores de matemática e as instituições onde os mesmos se encontram. Dentro dessa perspectiva observam-se as dificuldades de se ensinar matemática em pleno século XXI, em meio a tantos recursos tecnológicos, o ensino da matemática não consegue lograr êxito em questões simples e corriqueiras no desenvolvimento das competências e as habilidades necessárias para o ensino da mesma. O estudo visa mostrar alguns motivos pelos quais essas dificuldades ocorrem, como é o caso que será abordado.
Nossos professores e escolas ainda não estão preparados para educar crianças hiperativas, incidindo negativamente sobre o aprendizado. Sabemos que para trabalhar com crianças hiperativas necessitamos do apoio de profissionais de outras áreas além da família. O propósito do trabalho foi o de melhorar a concentração e a aprendizagem no tocante ao ensino da matemática, com a utilização de jogos, promovendo o máximo possível de adequação da didática dos profissionais a esse tipo de realidade.
O TDAH
O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH)é um transtorno de saúde mental que, apesar de desconhecido da grande maioria das pessoas, ocorre com incidência nada desprezível. Segundo Barkley (2002), estima-se que aproximadamente 7% das crianças em idade escolar têm o TDAH.
TDAH é, pois um transtorno mental caracterizado pela deficiência de auto-regulagem do indivíduo em relação às demandas do seu meio social, fazendo com que seja desatento, hiperativo, alheio ao planejamento de sua própria vida enquanto perspectiva de futuro.
É importante ressaltar, para evitar diagnósticos equivocados, que para uma pessoa ser considerada portadora do transtorno tem que desenvolver “a presença de sintomas em pelo menos dois ambientes diferentes” (ROHDE;BENCZIK, 1999, p.42): casa e escola,escola e meio social,casa e meio social,etc..
O TDAH apresenta comorbidade,ou seja, apresenta-se comumente associado a outros problemas emocionais e de dependência, como depressão, ansiedade,alcoolismo, dentre outros.
Mas qual a origem dessa disfunção mental?Em 90% dos casos, o transtorno tem procedência genético-hereditária. Como diz o psiquiatra Paulo Mattos,
"quem examina uma criança com TDAH frequentemente reconhece a existência do mesmo transtorno, ou pelo menos alguns sintomas dele no pai ou na mãe. Muito frequentemente, quando elas são entrevistadas na presença dos pais, já identificamos alguns sinais neles próprios (em geral inquietude na cadeira, movimentação das mãos e dos pés, impulsividade para responder as perguntas antes de ouvi-las por completo, pegar coisas com as mãos e as manipular o tempo todo, etc.). Em outras ocasiões, quando o diagnóstico é feito e explicado aos pais, eles próprios percebem em si mesmo (ou então um percebe no outro). (MATTOS, 2003, p. 41-42)"
Eis um exemplo bastante ilustrativo dessa constatação científica:
"Marcelo é filho de Jorge e Isabel. Embora Jorge seja bem-sucedido na profissão, sempre teve dificuldades em organizar-se no trabalho. (...) Quase não consulta a agenda, com frequência esquece as reuniões marcadas. Tem dificuldades de ler os relatórios da empresa onde trabalha. (...) Já perdeu algumas possibilidades de bons negócios, pois toma muitas decisões rapidamente, antes de pensar. Na escola, tinha dificuldade de ficar sentado por um período inteiro. (...) Jorge acha Marcelo muito parecido com ele, quando era menor. Acredita que o filho irá superar as suas dificuldades com um tempo. Isabel tem medo de que as dificuldades do filho possam continuar atrapalhando-o em casa e na escola.(ROHDE;BENCZIK, 1999, p.39)"
As outras causas atribuídas ao TDAH são a existência de problemas obstétricos (problemas de parto não relacionados a questões emocionais) e o uso de fumo ou álcool durante a gravidez. Embora mães gravidas portadoras de TDAH sejam mais propensas ao consumo de bebidas e cigarros (nesse caso, o transtorno é motivado pela carga genética e não pelo vício), o fato é que o uso dessas drogas e as complicações de parto parecem influir decisivamente no surgimento do transtorno em 10% dos casos estudados.
Elementos de desatenção, de hiperatividade e de impulsividade estão relacionados em todos que possuem o transtorno, porém se manifestam em níveis de associação distintos de pessoa para pessoa, ressaltando em três tipos de TDAH: o predominante desatento, (quando apresenta no mínimo seis sintomas dos nove característicos da desatenção),o predominante hiperativo/impulsivo(quando apresenta seis sintomas dos nove característicos da hiperatividade/impulsividade)e o combinado(quando aparecem no mínimo seis sintomas de cada uma das modalidades), sendo este último o que mais tem levado pessoas a clínicas e consultórios.
O TDAH acompanha o portador por toda a vida, apresentando seus sintomas desde muito cedo. Entretanto, conforme o caso diagnosticado, a criança pode levar uma vida relativamente “normal” através de tratamento com medicação, psicoterapia, psicopedagogia, alteração/adaptação de rotina e, em casos onde aparecem transtornos de linguagem, fonoaudiologia.
Para diagnosticar se a criança possui ou não do TDAH é necessário observá-la se a mesma apresenta sintomas em pelo menos dois ambientes. Ressaltando que, ela pode ser hiperativa/impulsiva, porém também poderá ter sintomas de desatenção e vice-versa.O que vai determinar o tipo de transtorno é o grau de predominância entre esses ou aqueles sintomas, uma vez que se encontram interligados em níveis diferentes de associação, variando de pessoa para pessoa. Os níveis de combinação entre esses dois grupos de sintomas (desatenção e hiperatividade/impulsividade) variam porque os indivíduos possuem informações genéticas distintas, vivem experiências diferentes e interagem em contextos sociais onde as demandas produzidas nem sempre são as mesmas ou se revelem antagônicas. Como diz Paulo Mattos,
"o TDAH não dá em poste –como eu costumo dizer aos pacientes –, ‘dá em gente’, isto significa dizer que os portadores serão indivíduos com um determinado histórico pessoal, personalidades diferentes, estilos de vidas particulares, idiossincrasias, contextosfamiliares.(MATTOS, 2003, p.19)"
Além disso, dependendo do estágio de desenvolvimento do transtorno e da maneira que eles se comportam no meio que o cerca, outros sintomas que não estão ligados aos critérios tradicionais do diagnóstico do tratamento podem aparecer (e aparecem), tais como a baixa-estima, a irritabilidade aparentemente sem causa, a mudança permanente de interesses e outros. Sintomas de desatenção também vêm associados, diferindo seu nível de combinação de pessoa para pessoa: dificuldades em se concentrar, esquecimento de coisas diárias e necessárias, dificuldades de organização, etc.
quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020
Matemática recreativa
Xadrez gigante - 4º ano ensino fundamental
- Concentração
- Memória
- Paciência
- Planejamento
- Poder de decisão
- Raciocínio lógico
Nesta atividade, desenvolvida em uma aula de Ed. Física, o xadrez foi utilizado como recurso lúdico para propiciar momentos de integração e ajudar o aluno a ser mais receptivo ao conhecimento.
Desse modo, a idéia do xadrez gigante, surgiu como forma de estimular os alunos a praticar um esporte, que auxilia na concentração e na disciplina.
Peças gigantes de xadrez, ganharam formas pelas mãos dos alunos do 4º ano.
A confecção do jogo durou três meses, com a busca de 100 garrafas pet, matéria prima para o jogo.
Ao mesmo tempo em que arrecadavam as garrafas, os alunos realizavam pesquisas sobre as regras, as movimentações e a história do jogo, bem como todas as possibilidades estratégicas que o mesmo proporciona.
Outra vantagem alcançada foi a oportunidade de mesclar a questão ambiental com o raciocínio lógico do jogo. Se depararam com o reflexo do consumo desenfreado, e deram valor aos materiais reutilizáveis, procurando fazer um descarte mais adequado, na medida do possível.
A confecção das peças teve um custo mínimo, porque se vale de garrafas pet, montadas sobre 16 moldes plásticos.
Leia mais:
- Concentração
- Memória
- Paciência
- Planejamento
- Poder de decisão
- Raciocínio lógico
Nesta atividade, desenvolvida em uma aula de Ed. Física, o xadrez foi utilizado como recurso lúdico para propiciar momentos de integração e ajudar o aluno a ser mais receptivo ao conhecimento.
Desse modo, a idéia do xadrez gigante, surgiu como forma de estimular os alunos a praticar um esporte, que auxilia na concentração e na disciplina.
Peças gigantes de xadrez, ganharam formas pelas mãos dos alunos do 4º ano.
A confecção do jogo durou três meses, com a busca de 100 garrafas pet, matéria prima para o jogo.
Ao mesmo tempo em que arrecadavam as garrafas, os alunos realizavam pesquisas sobre as regras, as movimentações e a história do jogo, bem como todas as possibilidades estratégicas que o mesmo proporciona.
Outra vantagem alcançada foi a oportunidade de mesclar a questão ambiental com o raciocínio lógico do jogo. Se depararam com o reflexo do consumo desenfreado, e deram valor aos materiais reutilizáveis, procurando fazer um descarte mais adequado, na medida do possível.
A confecção das peças teve um custo mínimo, porque se vale de garrafas pet, montadas sobre 16 moldes plásticos.
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quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020
Construa seus próprios instrumentos musicais
Construir instrumentos musicais e/ou objetos sonoros é atividade que desperta a curiosidade e o interesse das crianças. Além de contribuir para o entendimento de questões elementares referentes à produção do som e às suas qualidades, à acústica, ao mecanismo e ao funcionamento dos instrumentos musicais, a construção de instrumentos estimula a pesquisa, a imaginação, o planejamento, a organização, a criatividade, sendo, por isso, ótimo meio para desenvolver a capacidade de elaborar e executar projetos. É importante sugerir idéias, apresentar modelos já prontos e também estimular a criação de novos instrumentos musicais.
As crianças se relacionam de modo mais íntimo e integrado com a música quando também produzem os objetos sonoros que utilizam para fazer música, o que não significa que essas peças devam substituir o contato com instrumentos convencionais, industrializados ou confeccionados artesanalmente. Além do mais, em uma época em que o fazer torna-se atividade distante das crianças, que normalmente encontram prontos os produtos que utilizam em seu dia-a-dia, sejam brinquedos, instrumentos musicais ou aparelhos eletrodomésticos, a possibilidade de confeccionar instrumentos artesanalmente assume especial importância. É muito útil construir decifrando mistérios, dominando técnicas, aprendendo a planejar e executar, desenvolvendo e reconhecendo capacidades de criar, reproduzir, produzir.
ALGUMAS SUGESTÕES
Saxofone
As crianças ficarão abismadas, quando descobrirem que é possível tirar som de um saxofone construído com canos de pvc.
As crianças se relacionam de modo mais íntimo e integrado com a música quando também produzem os objetos sonoros que utilizam para fazer música, o que não significa que essas peças devam substituir o contato com instrumentos convencionais, industrializados ou confeccionados artesanalmente. Além do mais, em uma época em que o fazer torna-se atividade distante das crianças, que normalmente encontram prontos os produtos que utilizam em seu dia-a-dia, sejam brinquedos, instrumentos musicais ou aparelhos eletrodomésticos, a possibilidade de confeccionar instrumentos artesanalmente assume especial importância. É muito útil construir decifrando mistérios, dominando técnicas, aprendendo a planejar e executar, desenvolvendo e reconhecendo capacidades de criar, reproduzir, produzir.
ALGUMAS SUGESTÕES
Saxofone
As crianças ficarão abismadas, quando descobrirem que é possível tirar som de um saxofone construído com canos de pvc.
Painel multi instrumental, construído com gravetos, sementes, e utensílios de cozinha.
Com esse instrumento será possível tocar várias notas.
sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020
Carnaval Pedagógico
O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior à quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.
O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.
No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos tornaram-se mais populares no começo do século XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está aí a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais. No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas, onde as músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.
O Projeto - Carnaval
- Justificativa: Trabalhar com o tema carnaval proporciona aos alunos maior interação com a cultura brasileira, sua história, diversão e músicas carnavalescas. Com esse tema é possível trabalhar de forma interdisciplinar, no qual os alunos irão interagir num contexto de conceitos, gosto e costumes sobre essa festa popular. Também oferece condições ao aluno de conhecer melhor nossos costumes e tradições, a partir da história do carnaval.
- Propiciar aos alunos o interesse e curiosidade pela cultura brasileira, formulando perguntas, manifestando suas opiniões próprias sobre essa festa que move um mundo inteiro, buscando informações e confrontando ideias.
Objetivos Específicos:
- Desenvolver a curiosidade sobre nossa cultura popular,
- Desenvolver o censo crítico e imaginação,
- Conhecer a verdadeira história do Carnaval do Brasil e suas características, e as influências culturais para a cultura contemporânea.
- Estimular o ritmo e proporcionar liberdade de auto-expressão.
Metodologia
- Tocar músicas e marchinhas de carnaval, confeccionar a decoração junto com alunos e professores.
- Apresentar a história do carnaval e suas influências na nossa cultura, a partir da roda da conversa e troca de experiências.
terça-feira, 28 de janeiro de 2020
Atividades que fortalecem os músculos faciais, muito úteis para a fala.
A função respiratória deve ocorrer por via nasal.
O nariz, além de ser um condutor passivo pelo qual
o ar é captado da atmosfera, é um órgão altamente
especializado, capaz de realizar três importantes
funções respiratórias: umidificação, aquecimento
do ar inspirado e proteção das vias aéreas superiores.
Quando há algum impedimento para que a respiração nasal possa se realizar, tem-se a respiração oral. A respiração oral pode ser viciosa, ou seja,
o indivíduo respira pela boca apesar de apresentar
capacidade anatomofisiológica para respirar pelo
nariz, ou orgânica, quando existem alterações orgânicas obstruindo a passagem de ar. Independente
da etiologia, a respiração pode ser afetada causando múltiplas alterações, com maior ou menor
grau, em função do tempo de evolução do processo
obstrutivo.
A respiração de modo nasal possibilita o crescimento e desenvolvimento facial de maneira adequada, por meio da ação correta da musculatura.
Nos casos de respiração oral, esta estimulação
pode ocorrer de modo inadequado, influenciando
negativamente o crescimento e o desenvolvimento
do esqueleto craniofacial, principalmente nos
aspectos de forma do maxilar, da mandíbula e da
altura facial.
O diagnóstico, bem como o tratamento da respiração oral, devem ser realizados o mais precoce
possível por uma equipe multidisciplinar, para que
seja possível minimizar suas consequências.
A terapia miofuncional orofacial é considerada
um método de tratamento que pode aumentar a
força muscular, podendo devolver a estabilidade
morfo-funcional às estruturas orofaciais. A terapia
pode provocar mudanças nos padrões funcionais,
e assim prevenir desvios no desenvolvimento craniofacial, pois promove nova postura de estruturas
em repouso e durante a realização das funções do
sistema estomatognático.
Considerando as informações acima descritas,
o objetivo deste estudo foi descrever a evolução
de crianças de cinco a 11 anos, respiradoras orais,
submetidas à terapia miofuncional orofacial com
ênfase no trabalho de fortalecimento da musculatura dos órgãos fonoarticulatórios e no treino da
respiração nasal.
Foi possível verificar que dez sessões de terapia miofuncional orofacial, com ênfase no fortalecimento da musculatura dos órgãos fonoarticulatórios,
além do treino da respiração nasal, foram suficientes para a obtenção da melhora dos pacientes.
Na literatura verificou-se que sintomas como
baba noturna, ronco e alergia estão diretamente
relacionados ao tipo respiratório, prevalecendo em
sua maioria no grupo dos respiradores orais, apesar
também de encontrá-los nos respiradores nasais 27.
O impacto da asma, rinite alérgica e respiração oral
afetam diretamente a qualidade de vida do indivíduo não só pela alteração respiratória, mas, também pelos prejuízos comportamentais, funcionais e
físicos que ocasionam. O controle dessas morbidades é um tema usual na literatura.
CONCLUSÃO
Foi possível verificar melhora em todos os indivíduos quanto ao vedamento labial, aumento de força
da musculatura dos órgãos fonoarticulatórios, além
de maior possibilidade de respiração nasal após 10
sessões de terapia. O pequeno número de sujeitos
dessa amostra, no entanto, não permite estabelecer que tais conclusões possam ser generalizáveis
para outros grupos em diferentes faixas etárias.
Sendo assim, sugere-se a realização de novos
estudos, com maior população e de diferentes faixas etárias.
quarta-feira, 11 de dezembro de 2019
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