Faça uma doação para o blog. Realize um pix com o valor que desejar. A chave é o email: renatarjbravo@gmail.com

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Atividades que fortalecem os músculos faciais, muito úteis para a fala.


A função respiratória deve ocorrer por via nasal. O nariz, além de ser um condutor passivo pelo qual o ar é captado da atmosfera, é um órgão altamente especializado, capaz de realizar três importantes funções respiratórias: umidificação, aquecimento do ar inspirado e proteção das vias aéreas superiores.
                                      

Quando há algum impedimento para que a respiração nasal possa se realizar, tem-se a respiração oral. A respiração oral pode ser viciosa, ou seja, o indivíduo respira pela boca apesar de apresentar capacidade anatomofisiológica para respirar pelo nariz, ou orgânica, quando existem alterações orgânicas obstruindo a passagem de ar. Independente da etiologia, a respiração pode ser afetada causando múltiplas alterações, com maior ou menor grau, em função do tempo de evolução do processo obstrutivo.


A respiração de modo nasal possibilita o crescimento e desenvolvimento facial de maneira adequada, por meio da ação correta da musculatura. Nos casos de respiração oral, esta estimulação pode ocorrer de modo inadequado, influenciando negativamente o crescimento e o desenvolvimento do esqueleto craniofacial, principalmente nos aspectos de forma do maxilar, da mandíbula e da altura facial.


O diagnóstico, bem como o tratamento da respiração oral, devem ser realizados o mais precoce possível por uma equipe multidisciplinar, para que seja possível minimizar suas consequências.


A terapia miofuncional orofacial é considerada um método de tratamento que pode aumentar a força muscular, podendo devolver a estabilidade morfo-funcional às estruturas orofaciais. A terapia pode provocar mudanças nos padrões funcionais, e assim prevenir desvios no desenvolvimento craniofacial, pois promove nova postura de estruturas em repouso e durante a realização das funções do sistema estomatognático.


Considerando as informações acima descritas, o objetivo deste estudo foi descrever a evolução de crianças de cinco a 11 anos, respiradoras orais, submetidas à terapia miofuncional orofacial com ênfase no trabalho de fortalecimento da musculatura dos órgãos fonoarticulatórios e no treino da respiração nasal.







Foi possível verificar que dez sessões de terapia miofuncional orofacial, com ênfase no fortalecimento da musculatura dos órgãos fonoarticulatórios, além do treino da respiração nasal, foram suficientes para a obtenção da melhora dos pacientes.


Na literatura verificou-se que sintomas como baba noturna, ronco e alergia estão diretamente relacionados ao tipo respiratório, prevalecendo em sua maioria no grupo dos respiradores orais, apesar também de encontrá-los nos respiradores nasais 27. O impacto da asma, rinite alérgica e respiração oral afetam diretamente a qualidade de vida do indivíduo não só pela alteração respiratória, mas, também pelos prejuízos comportamentais, funcionais e físicos que ocasionam. O controle dessas morbidades é um tema usual na literatura.

CONCLUSÃO

Foi possível verificar melhora em todos os indivíduos quanto ao vedamento labial, aumento de força da musculatura dos órgãos fonoarticulatórios, além de maior possibilidade de respiração nasal após 10 sessões de terapia. O pequeno número de sujeitos dessa amostra, no entanto, não permite estabelecer que tais conclusões possam ser generalizáveis para outros grupos em diferentes faixas etárias. Sendo assim, sugere-se a realização de novos estudos, com maior população e de diferentes faixas etárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.