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Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

A yoga para autismo é uma prática que pode ajudar a melhorar a qualidade de vida de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA)


Benefícios

Reduzir a ansiedade, a agressividade e o retraimento social
Melhorar o humor e a autoconfiança
Ajudar a regular as emoções
Melhorar a concentração e a coordenação motora
Facilitar a relação com terapeutas e colegas
Promover o bem-estar físico e emocional

Adaptações

A prática de yoga pode ser adaptada para atender às necessidades de cada pessoa.

Estudos

Um estudo no American Journal of Occupational Therapy mostrou que o yoga diário ajuda as crianças com TEA a permanecerem calmas
Um estudo no Journal of Developmental and Behavioral Pediatrics descobriu que o yoga durante as aulas de Educação Física reduziu a ansiedade
Um estudo constatou que a prática de yoga provocou uma redução nos comportamentos agressivos

Considerações

A yoga pode ser uma ferramenta valiosa para pais e profissionais que trabalham com crianças e adultos autistas.

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)

É uma abordagem psicoterapêutica que pode ajudar pessoas com autismo a melhorar o seu comportamento e a regular as suas emoções.

Objetivos

Desenvolver ou melhorar as habilidades sociais
Identificar e reconhecer as próprias emoções e as dos outros
Controlar a impulsividade e a raiva
Lidar com a ansiedade
Aumentar o autoconhecimento e a capacidade de reflexão

Como funciona

O terapeuta analisa os pensamentos, sentimentos, emoções e comportamentos do paciente
O terapeuta identifica os padrões de pensamento e crenças que levam o paciente a agir de forma inadequada
O terapeuta ajuda o paciente a contestar as distorções cognitivas e as crenças irracionais
O terapeuta ajuda o paciente a reformular os seus padrões de pensamento

Eficácia

A TCC tem sido considerada eficaz para tratar o autismo, e vários relatórios apontam melhorias na ansiedade, na auto-ajuda e nas habilidades do dia a dia.

Adaptações

No entanto, nem sempre é possível aplicar a TCC da forma como ela é proposta originalmente. Por exemplo, em casos de deficiência intelectual associada, podem ser necessárias adaptações.

As intervenções educacionais especializadas para autismo podem incluir a Terapia ABA, a Terapia Ocupacional, a Fonoaudiologia, a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), entre outros.

 

Terapia ABA
Ensino intensivo e individualizado de habilidades para que a criança autista possa adquirir independência
Baseada nos princípios da ciência do comportamento
Foca em compreender como o ambiente influencia o comportamento das pessoas

Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) Pode apresentar resultados efetivos para o TEA-AF, Adaptações são necessárias.

Intervenções pedagógicas

Brincadeiras de imitação para promover a interação social, a imaginação e a empatia
Atividades que utilizem pinças, jogos com botões, garrafas pets, estimulando o toque em materiais fofos
Atividades lúdicas para o desenvolvimento social, cognitivo, a capacidade psicomotora e afetiva da criança autista

Atendimento Educacional Especializado (AEE)

Complementar ou suplementar a formação do aluno
Disponibilizar serviços, recursos de acessibilidade e estratégias

Inclusão social

Programas de Sensibilização e Educação para envolver toda a comunidade escolar
Colaboração entre professores, profissionais de saúde e outros profissionais que trabalham com crianças com TEA


As intervenções educacionais para autistas podem incluir atividades lúdicas, apoio sensorial, comunicação alternativa e estratégias para a interação social.

Atividades lúdicas Brincadeiras de imitação, Jogos com botões, Atividades que estimulam o toque em materiais fofos.

Apoio sensorial Apoio sensorial na escola, Suportes visuais no ensino estruturado.

Comunicação alternativa Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA).

Interação social
Apoio na interação social e habilidades sociais
Brincadeiras de imitação para promover a interação social, a imaginação e a empatia

Estratégias de ensino
Usar o hiperfoco para ensinar
Perceber as dificuldades, as limitações e as potencialidades dos alunos
Criar estratégias que diminuam problemáticas como agressividade e desinteresse
Conduzir os conteúdos pertinentes ao desenvolvimento dos alunos

Intervenção precoce
O acompanhamento deve começar o mais cedo possível, mesmo antes do diagnóstico na primeira infância
As intervenções realizadas na primeira infância têm o potencial de produzir melhores resultados

Escolas inclusivas
Identificar e satisfazer as diferentes necessidades dos alunos
Adaptar-se aos vários estilos e ritmos de aprendizagem

domingo, 16 de fevereiro de 2025

A arteterapia é uma intervenção que usa a arte para ajudar pessoas com autismo a se expressar, melhorar a comunicação e desenvolver habilidades sociais

Benefícios da arteterapia
Desenvolver a coordenação motora e a noção espacial
Melhorar as habilidades comunicativas e sociais
Reduzir o estresse e elevar a autoestima
Resolver conflitos e questões pessoais
Desenvolver a criatividade
Promover o bem-estar

Atividades artísticas

Pintura, Desenho, Vídeo, Fotografia, Escultura, Modelagem, Musicalização.


Como a arteterapia funciona
A arteterapia é um ambiente não verbal e criativo
A arteterapia pode ser relaxante e lúdica
A arteterapia pode ajudar as famílias a compreenderem melhor o autismo
A arteterapia pode fortalecer os laços afetivos entre a família

A arteterapia é uma Prática Integrativa e Complementar, e pode ser aplicada por profissionais da saúde como fisioterapeutas, psicólogos e enfermeiros.

A musicoterapia é uma técnica terapêutica que pode ajudar pessoas com autismo a desenvolver habilidades sociais, cognitivas, motoras e de comunicação.

Ela pode ser uma grande aliada no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Benefícios da musicoterapia
Melhora a comunicação
Melhora a coordenação motora
Aumenta o foco e atenção
Reduz a ansiedade
Melhora a consciência corporal
Aumenta a criatividade
Melhora a memória
Diminuição do estresse
Melhora na expressão dos sentimentos

Como é feita a musicoterapia

A musicoterapia utiliza a música como principal meio de comunicação e expressão
São utilizadas diversas abordagens, como a improvisação musical, a criação de canções e o uso de instrumentos musicais
O plano terapêutico é traçado junto com a família
A escolha dos instrumentos musicais utilizados em cada sessão é crucial para atender às necessidades individuais de cada criança

Quando é indicada a musicoterapia

A musicoterapia é uma forma de intervenção que estimula o desenvolvimento sensorial, motor, cognitivo e emocional
A terapia ajuda os pacientes a se desenvolver, principalmente se for iniciada na infância

sábado, 15 de fevereiro de 2025

A terapia comportamental é a base dos cuidados do autismo

Sem ela, nenhum medicamento isolado é capaz de extinguir os prejuízos que o espectro pode acarretar em um indivíduo. Isso porque o remédio não ensina a pessoa a falar, ter autonomia e desenvolver suas habilidades sociais, comunicacionais e cognitivas.


As evidências científicas demonstram que não há uma medicação específica para o autismo, mas sintomas específicos que perturbem a funcionalidade da vida diária, tais como insônia, agressividade, agitação, entre outros, podem ser medicados.

Então, existe algum remédio que trate o autismo?
Resposta: Não. Não existe medicação para tratamento do autismo.

Então porque muitos autistas tomam remédio?
A medicação utilizada para pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é para as comorbidades que podem estar associadas.

Terapias


O Transtorno do Espectro Autista (TEA) refere-se a uma série de condições caracterizadas por desafios com habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal.

Os sinais mais óbvios do Transtorno do Espectro Autista tendem a aparecer entre 2 e 3 anos de idade. e, em alguns casos, ele pode ser diagnosticado por volta dos 18 meses.

Sabemos agora que não há um autismo, mas muitos tipos, causados ​​por diferentes combinações de influências genéticas e ambientais. O termo “espectro” reflete a ampla variação nos desafios e pontos fortes possuídos por cada pessoa com autismo.

Alguns atrasos no desenvolvimento associados ao autismo podem ser identificados e abordados bem cedo. Recomenda-se que os pais com preocupações busquem uma avaliação sem demora, uma vez que a intervenção precoce pode melhorar os resultados.

O autismo é apenas um dos transtornos que integram o quadro de Transtorno do Espectro Autista (TEA). O TEA foi definido como uma série de quadros, que podem variar quanto à intensidade dos sintomas e prejuízo gerado na rotina do indivíduo.

Outros exemplos de transtornos que fazem parte do espectro – e que anteriormente eram considerados diagnósticos distintos – são: a Síndrome de Asperger e o Transtorno Global do Desenvolvimento. Também existema as deficiências ocultas.

É importante ressaltar que se tratam de transtornos do neurodesenvolvimento, caracterizados por alterações em dois domínios principais:

1- Comunicação e interação social.
2- Padrões restritos e repetitivos de comportamento.

Links de outras notas:

A jardinagem com crianças pode ser uma atividade terapêutica que estimula a criatividade, o desenvolvimento dos sentidos e a responsabilidade

 

Benefícios da jardinagem
Desenvolve os sentidos da visão, tato e olfato
Estimula a criatividade e a memória visual
Melhora a atividade motora
Desenvolve habilidades e valores
Ajuda a cultivar noções de responsabilidade
Promove o bem-estar
Pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade

Atividades de jardinagem com crianças

Plantar sementes em vasos ou jardineiras
Observar as mudanças nas plantas ao longo do tempo
Fazer compostagem
Criar um espaço especial no jardim para as crianças cuidarem das suas próprias plantas
Colher os frutos e vegetais que elas cultivaram
Pintar com tintas naturais feitas a partir de plantas
Fazer arranjos florais ou enfeites para a casa