POR RENATA BRAVO - PESQUISAS, TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE 2013
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Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

segunda-feira, 21 de julho de 2025

As aulas de Ciências em Singapura são reconhecidas internacionalmente por sua excelência. O país tem um dos melhores desempenhos em rankings mundiais de educação (como o PISA) e adota uma abordagem moderna, prática e baseada na investigação científica.

Veja um panorama de como essas aulas funcionam:


Como são as aulas de Ciências em Singapura?

1- Aprendizagem baseada em investigação (Inquiry-Based Learning)

Os alunos são incentivados a explorar, fazer perguntas e experimentar. Em vez de apenas memorizar fatos, eles descobrem conceitos científicos por meio de atividades práticas e resolução de problemas.

2- Uso intenso de laboratórios e tecnologia

Desde o ensino fundamental, os alunos realizam experimentos em laboratório, usam modelos 3D, realidade aumentada e simulações digitais para entender melhor os fenômenos.

3- Foco em habilidades do século 21

As aulas desenvolvem não só conhecimento científico, mas também:

Pensamento crítico e criativo

Trabalho em equipe

Comunicação

Solução de problemas

4- Currículo estruturado por ciclos

Primário (7–12 anos): Ciências são introdutórias e baseadas na natureza, corpo humano, materiais e meio ambiente.

Secundário (13–16 anos): Os temas ficam mais avançados, como física, química e biologia. Alunos fazem projetos de pesquisa e se preparam para exames nacionais.

5- Projetos de pesquisa e feiras científicas

É comum os estudantes participarem de feiras de ciências e olimpíadas, com orientação dos professores. Há incentivo à criatividade e inovação científica.

Crianças de quatro anos brincam com o BeeBot, abelha-robô usada no ensino de programação, em Cingapura.

-Formação dos professores

Os professores de Ciências passam por formação contínua, oferecida pelo Instituto Nacional de Educação de Singapura.

Eles recebem treinamento em metodologias ativas, uso de tecnologias educacionais e avaliação por competências.

- Exemplo de atividades típicas:

Investigar o crescimento de plantas em diferentes condições de luz e água.

Montar circuitos elétricos com materiais do cotidiano.

Simular mudanças de estado da matéria com experiências simples.

Debates sobre questões éticas da ciência (como inteligência artificial ou clonagem).

- Plano de aula de Ciências inspirado no modelo de Singapura, especialmente adequado para o ensino fundamental (nível primário), e fundamentado na abordagem Inquiry-Based Learning e no modelo 5E utilizado lá  .

- Detalhes do Plano de Aula

Tema: Estados da matéria (sólido, líquido, gasoso)

Faixa etária: 9–10 anos (Primary 4, no modelo de Singapura)

Duração: 1 hora

- Estrutura 5E

1. Engage (Motivar / Despertar Curiosidade)

Início com um vídeo curto mostrando gelo derretendo, condensação e evaporação.

Provocar perguntas: 

*“Por que isso muda de forma? O que acontece com a água quando esfria ou esquenta?”*

2- Explore (Explorar)

Dividir alunos em grupos e oferecer pratos com gelo, água à temperatura ambiente e uma panela de água quente (supervisionada).

Orientar observações: mudanças visuais, toque, temperatura.

Registrar como cada estado se comporta.

3- Explain (Explicar)

Cada grupo apresenta suas observações.

O professor explica os conceitos científicos: moléculas se movendo mais ou menos rápido, energia térmica, mudança de estado.

4- Elaborate (Aplicar e aprofundar)

Propor um experimento: *“Qual seria o melhor jeito de conservar gelo por mais tempo?”*

Os grupos testam diferentes embalagens (papel-alumínio, plástico, isolante).

Prever resultados, testar, coletar dados e comparar.

5- Evaluate (Avaliar)

Avaliação formativa via breve questionário oral ou escrito:

O que causa mudança de estado da matéria?

Exemplos do dia a dia.

Que embalagem manteve o gelo por mais tempo e por quê?

- Recursos necessários

Gelo, água em temperatura ambiente e quente (com supervisão), utensílios simples

Quadro, folhas de registro, instrumentos de medição simples

Vídeo introdutório sobre mudança de estado

- Segurança

Sempre usar proteção (luvas, óculos de segurança) durante interação com água quente

Material manipulável sem risco para essa faixa etária  

- Benefícios dessa abordagem no contexto de Singapura

A aula segue o modelo de investigação científica ativo e centrado no aluno, conforme meta das escolas singapurenses para desenvolver pensamento crítico, criatividade, colaboração e atitude científica  .

Utiliza o modelo didático 5E — padrão no currículo e em escolas de Singapura como Angsana, Changkat, Evergreen, entre outras  .

Promove verdadeira aprendizagem prática, com estudantes agindo como investigadores — característica central do “Fun Learning in Inquiry-Based Science (FLIBS)” aplicado entre o Primary 3 e 6  .

- Planejamento em resumo

Etapa - Atividade principal

Engage Vídeo + questionamento provocativo

Explore Experimentos em grupo com gelo, água e observação

Explain Discussão coletiva e construção dos conceitos científicos

Elaborate Experimento aplicado para testar conservação do gelo usando diferentes materiais

Evaluate Verificação do entendimento por meio de perguntas e compartilhamento de conclusões

Abaixo, três planos de aula de Ciências, inspirados no modelo de Singapura e organizados com base no modelo 5E (Engage, Explore, Explain, Elaborate, Evaluate). Cada plano é voltado para alunos do ensino fundamental (aproximadamente 9 a 11 anos).

1- Tema: Plantas – O que elas precisam para viver?

Objetivo: Compreender os fatores essenciais para o crescimento das plantas (luz, água, solo, ar).

- Engage

Mostrar uma planta saudável e outra murcha. Perguntar:

“Por que uma está bonita e a outra não?”

“O que acontece se uma planta não tiver água?”

- Explore

Em grupos, os alunos plantam sementes (ex: feijão) em diferentes condições:

Com luz e água

Sem luz

Sem água

Sem terra

- Explain

Cada grupo observa por dias. O professor conduz uma conversa sobre:

Fotossíntese

Necessidade de luz, água e nutrientes

Função das raízes, caule e folhas

- Elaborate

Desafio: criar um "mini jardim ideal" usando garrafas PET. Explicar por que ele vai funcionar bem com base no que aprenderam.

- Evaluate

Apresentações em grupo e um quiz com perguntas como:

O que acontece sem luz?

Por que regar é importante?

2- Tema: Energia – Fontes e usos

Objetivo: Identificar diferentes fontes de energia e seus usos no cotidiano.

- Engage

Mostrar imagens/vídeos curtos de objetos em funcionamento: carro, ventilador, fogão, painel solar.

Perguntar: “O que todos eles precisam para funcionar?”

- Explore

Atividade com cartões de energia:

Separar fontes renováveis e não renováveis

Jogos de associação: “Esta energia vem de onde?”

Painel com circuitos simples (pilhas + LED)

- Explain

Discutir com os alunos:

O que é energia

Fontes de energia (solar, eólica, elétrica, etc.)

Consumo consciente e sustentabilidade

- Elaborate

Criar cartazes explicativos ou maquetes de uma “casa sustentável” com energia solar, reutilização de água, etc.

- Evaluate

Autoavaliação + debate em sala: “Como podemos economizar energia em casa e na escola?”

3- Tema: Vida Animal – Classificação e características

Objetivo: Compreender os principais grupos de animais (mamíferos, aves, répteis, peixes, anfíbios, invertebrados).

- Engage

Mostrar sons de animais e imagens. Perguntar:

“Todos esses animais são iguais?”

“Como podemos agrupá-los?”

- Explore

Jogo de classificação com figuras:

Separar em vertebrados/invertebrados

Agrupar por características: pele, modo de locomoção, habitat

- Explain

O professor apresenta os grupos de animais, com foco nas características principais de cada um.

- Elaborate

Cada grupo adota um “animal de estimação da turma” (real ou inventado) e cria uma ficha com:

Nome, grupo, alimentação, habitat, curiosidades

- Evaluate

Criação de um “zoológico ilustrado” da sala com fichas e desenhos.

Apresentação oral para fixação.


Abaixo, planos de aula adaptados para a Educação Infantil (crianças de 4 a 6 anos), mantendo a essência do modelo de Singapura - aprendizagem ativa, exploratória e divertida, com atividades práticas, observação da natureza e expressão artística.

1- Plantas – Como elas crescem?

Objetivo: Fazer a criança perceber que plantas crescem e mudam com o tempo, e precisam de água, luz e cuidado.

- Engage (Motivar)

Mostrar uma planta viva e uma murcha.

Contar uma história curta: “A plantinha que tinha sede”.

- Explore (Explorar)

Cada criança planta uma semente de feijão em algodão.

Colocar no sol e regar todos os dias.

Observar e desenhar o que muda a cada dia.

- Explain (Conversar)

Roda de conversa: O que ajudou a semente a crescer?

Introduzir palavras: raiz, caule, folha, crescer.

- Elaborate (Criar)

Fazer uma arte: "A minha planta feliz" com papel colorido, cola e lã.

Reencenar a história da plantinha com fantoches.

- Evaluate (Mostrar o que aprendeu)

Cada criança apresenta sua planta e conta o que ela precisa para viver.

2- Energia – De onde vem a luz e o calor?

Objetivo: Reconhecer que a luz e o calor vêm do sol e da eletricidade, e que usamos energia no nosso dia a dia.

- Engage

Mostrar uma lanterna e acender. Depois mostrar o sol através da janela.

Perguntar: “De onde vem essa luz?”

- Explore

Levar para um passeio ao ar livre. Pedir para apontarem:

O que está no sol?

O que está na sombra?

- Explain

Roda de conversa: Como usamos a luz e o calor?

Cantar uma música: “O Sol nasceu lá na fazendinha” 

- Elaborate

Criar um “Sol com raios de papel”, colando imagens de coisas que precisam de energia: ventilador, fogão, carro, planta.

- Evaluate

Jogo “Sim ou Não?”: O sol dá calor? A luz vem da geladeira? (respostas com plaquinhas ou pulando).

3- Animais – Quem vive com a gente?

Objetivo: Observar, nomear e classificar animais do cotidiano: domésticos, silvestres, do mar, do campo.

- Engage

Mostrar imagens ou brinquedos de animais e sons: gato, cachorro, vaca, peixe, passarinho.

“Quem conhece esse bichinho?”

- Explore

Passeio pelo pátio ou parque para observar animais reais (pombas, formigas, gatos, cachorros).

- Explain

Classificar em roda:

Onde moram?

O que comem?

Como andam?

- Elaborate

Fazer máscaras ou chapéus de animais com cartolina.

Brincar de “Desfile dos bichos”: cada um anda como seu animal.

- Evaluate

Jogo: “Adivinha o animal!” (imitar sons ou movimentos e os colegas tentam adivinhar).

Registrar os preferidos em desenho ou colagem.

domingo, 20 de julho de 2025

Gaivotas

Nessa atividade, as crianças criam gaivotas usando pratos descartáveis de papel, promovendo a criatividade e o desenvolvimento da coordenação motora.

Atividade: "Gaivotas no Céu"

Objetivo: Trabalhar coordenação motora, imaginação e consciência ambiental com materiais reutilizáveis.

Materiais:

Pratos de papel (brancos)

Tesoura (com ponta arredondada)

Lápis de cor ou tinta (cinza, preto e vermelho)

Cola branca

Papel branco (para o corpo)

Canetinha preta (detalhes do olho)

Como fazer:

1. Corte os pratos ao meio – essas partes formarão as asas e a cauda das gaivotas.

2. Monte o corpo da ave com papel branco recortado em forma oval ou gota.

3. Cole as asas e a cauda no corpo da gaivota.

4. Pinte as pontas das asas e bico com cores como cinza e vermelho.

5. Desenhe os olhos e pés com canetinha ou pinte com tinta.

6. Monte no mural ou pendure no teto para criar um "céu de gaivotas".

Sugestões extras:

Conte uma história sobre o mar ou faça uma música com sons de gaivotas.

Fale sobre preservação dos oceanos e aves marinhas.

Combine com uma atividade sensorial de "vento" com leques ou ventiladores leves.


Roteiro pedagógico completo para a atividade "Gaivotas no Céu", voltado para a educação infantil (3 a 6 anos). Ele inclui os objetivos, o passo a passo e sugestões de integração com outras áreas do conhecimento.

Roteiro Pedagógico: "Gaivotas no Céu"

Tema:

Artes, natureza e reciclagem

Faixa etária:

Educação Infantil (3 a 6 anos)

Duração:

40 a 60 minutos

Objetivos de aprendizagem:

Desenvolver a coordenação motora fina.

Estimular a criatividade e a imaginação.

Ampliar o vocabulário e o repertório artístico.

Trabalhar a consciência ambiental com reutilização de materiais.

Explorar o tema "aves" e "vida marinha".

Habilidades da BNCC:

EI03ET04: Utilizar materiais, ferramentas e objetos diversos para expressar-se por meio das artes visuais.

EI03CG03: Demonstrar cuidado com os objetos e o ambiente.

EI02EF04: Expressar-se livremente por meio da pintura, colagem, desenho e outras técnicas.

Desenvolvimento:

1. Roda de Conversa (10-15 min)

Apresente imagens ou vídeos curtos de gaivotas e explique onde vivem.

Pergunte:
“Quem já viu uma ave voando na praia?”
“Como vocês acham que elas fazem para voar?”

2. História breve ou música temática (5 min)

Conte uma mini-história:
“A Gaivota Viajante”, que voa por praias limpas e sujas, aprendendo sobre cuidar da natureza.

Ou cante uma música simples.

3. Momento de Criação (20-30 min)

Distribua os materiais: pratos de papel, tesoura, papel, cola, lápis de cor.

Oriente as crianças a montarem suas gaivotas:

1. Cortar o prato ao meio (com ajuda, se necessário).

2. Montar asas, corpo e cauda.

3. Pintar e decorar com criatividade.

4. Exposição e socialização (10 min)

Cada criança apresenta sua gaivota.

Cole as gaivotas na parede ou pendure com barbante criando um “céu” coletivo.

Dica de ampliação da atividade:

Monte um mural com o tema “A Vida no Litoral”, incluindo outros animais (conchas, peixes, tartarugas) feitos com sucata ou papel.

Materiais necessários:

Pratos de papel

Tesoura sem ponta

Cola branca ou bastão

Lápis de cor, canetinhas ou tintas

Papéis brancos ou coloridos

Barbante (opcional, para pendurar)

Macaco feito com rolo de papel higiênico e papel colorido

Pendure como se estivesse balançando num galho. 

Objetivos da atividade:

Estimular a coordenação motora fina

Desenvolver a criatividade e a expressão artística

Promover a conscientização ambiental com uso de materiais recicláveis

Trabalhar temas como animais da floresta ou Dia do Meio Ambiente

Materiais necessários:

Rolo de papel higiênico

Papel colorido (marrom, verde, rosa, bege)

Tesoura sem ponta

Cola

Canetinha preta

Barbante ou corda

Galho seco ou palito

Flores de EVA ou papel (opcional)

Passo a passo:

1. Corpo: Enrole o rolo com papel marrom.

2. Rosto: Recorte e cole o rostinho do macaco. Desenhe os olhos, boca e nariz com canetinha.

3. Braços e pernas: Faça tiras de papel marrom em zigue-zague para representar os membros.

4. Folhas e flores: Recorte e cole folhas verdes e flores decorativas no “galho”.

5. Montagem: Pendure com barbante ou corda como se o macaco estivesse se balançando.

6. Exposição: Pendure na sala de aula ou use como enfeite de festa temática.

Sugestão de ampliação:

Conte uma história sobre o macaco e a floresta, incentive as crianças a inventarem nomes e aventuras para o seu macaquinho.


Poeminha do Macaquinho Brincalhão 


Lá na floresta, no galho a pular,

Tem um macaquinho a se balançar!

Com pernas de mola e braços zigue-zague,

Ele pula feliz e jamais se embriague!


Tem folha verdinha, flor a enfeitar,

E um sorrisinho só pra encantar.

Feito de papel, rolinho e carinho,

É o meu amigo, o doce macaquinho!


Se ri bem alto, é pura alegria,

Trazendo risadas pra nossa rodinha.

Brinca na sala, no parque, no chão...

O macaquinho mora no meu coração!


Animais feitos com materiais recicláveis (caixa de ovos)


As caixas de ovos são materiais recicláveis versáteis e incríveis para a educação infantil. Abaixo estão atividades criativas, educativas e divertidas:

Benefícios pedagógicos:

Coordenação motora fina

Criatividade e expressão artística

Noções de meio ambiente e reciclagem

Trabalho em grupo e oralidade

1. Animais com caixa de ovos

Exemplo: Elefante, jacaré, leão, zebra, girafa, peixe, unicórnio, caranguejo.

Materiais: caixa de ovos, tinta, pincel, tesoura sem ponta, cola, olhos móveis, papel colorido.

Dica: Cada aluno cria um animal e depois apresentam seus bichinhos para a turma.

2. Paleta de tintas ou jogo de cores

Como fazer: Use o fundo da caixa para colocar tintas ou objetos coloridos.

Atividade:

Misturar tintas

Classificar por cor

Aprender nomes das cores em outra língua (ex: inglês, espanhol)

3. Peixe ou Lagarta do alfabeto ou dos números

Como fazer: Corte a base da caixa de ovos em partes e numere ou coloque letras.

Atividade:

Montar a lagarta em ordem alfabética ou numérica

Jogo de sequência ou memória

4. Fantoche ou personagem

Transforme a caixa em:

Bruxinha

Rei/rainha

Animal falante

Boneco com movimento (com barbante e palito)

Atividade: Criação e dramatização de histórias com os personagens.

5. Jardim reciclado

Como fazer:

Recorte as cavidades da caixa como flores

Cole em palitos

Monte um “jardim” em uma base de papelão ou caixa

Extras: Trabalhar com nomes de flores, partes da planta e importância da natureza.

6. Jogo de equilíbrio

Como fazer:

Crianças empilham partes da caixa de ovos

Criam torres, castelos ou obstáculos

Desenvolve: coordenação motora, atenção, resolução de problemas.

ATIVIDADE PRINCIPAL: “Meu Bichinho Reciclado”

Objetivo: Estimular a criatividade, a coordenação motora e a consciência ambiental.

Materiais:

Caixa de ovos

Tesoura sem ponta

Cola branca

Tinta guache ou lápis de cor

Pedaços de papel colorido, glitter, botões, lã etc.

Passo a passo:

1. Corte as partes da caixa de ovos para formar a cabeça e o corpo do animal.

2. Monte um bichinho (elefante da foto) com os pedaços.

3. Deixe as crianças decorarem livremente com papel, tinta e glitter.

4. Dê nomes aos personagens e crie histórias com eles!

ATIVIDADE EXTRA: “Contando com os Bichos”

Objetivo: Trabalhar matemática de forma lúdica.

Como fazer:

Use os bichinhos reciclados para criar situações de contagem:

“Quantas patas o elefante tem?”

“Se tivermos 3 elefantes, quantas orelhas ao todo?”

ATIVIDADE TEATRAL: “Teatro dos Animais”

Objetivo: Desenvolver expressão corporal e linguagem.

Como fazer:

Monte um teatrinho com os animais criados. As crianças podem inventar histórias e apresentar para a turma.

ATIVIDADE SENSORIAL: “Cores e Texturas”

Objetivo: Explorar sensações táteis e visuais.

Como fazer:

Use diferentes materiais recicláveis (rolos de papel, tecidos, papelão) e peça que as crianças descrevam as texturas e escolham cores para pintar seus bichinhos.










sexta-feira, 18 de julho de 2025

Por que tem fogueira na Festa Junina?

Você já reparou que nas festas juninas sempre tem uma fogueira grandona no meio da festa?

Ela é muito importante! Vamos entender por quê?


Uma fogueira para contar uma notícia feliz!

Lá no tempo de Jesus, a mãe de São João Batista (o São João da festa junina!) queria contar para Maria que o bebê tinha nascido. Como não tinha telefone nem internet, ela acendeu uma fogueira bem grande no alto do morro! Assim, Maria viu a fumaça e ficou sabendo da boa notícia.
Desde então, a fogueira virou um símbolo de alegria!

- Uma luz que protege

Muita gente acredita que o fogo da fogueira ajuda a espantar coisas ruins e traz proteção para as pessoas e para a festa. Como se fosse uma luz mágica do bem!

- Um lugar pra brincar e festejar!

A fogueira também é onde todo mundo se junta pra dançar quadrilha, contar histórias, cantar, brincar e assar delícias como milho, batata-doce e pinhão!

- Um agradecimento à natureza

Lá no campo, onde tem plantações, a fogueira também serve pra agradecer à terra pelas colheitas. É um jeitinho carinhoso de dizer: "Obrigado, natureza!"

- Curiosidade: o formato da fogueira!

Antigamente, cada santo tinha um tipo de fogueira preferido:

^ São João gostava da fogueira triangular

□ Santo Antônio preferia a quadrada

○ São Pedro curtia a fogueira redonda

Hoje em dia todo mundo usa o formato que quiser, mas é divertido saber disso, né?





quinta-feira, 17 de julho de 2025

Promover o aprendizado através do movimento é uma abordagem essencial na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental

Ela une corpo e mente no processo de aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento integral da criança. 

- O que é o Aprendizado com Movimento?

É o uso de atividades corporais para facilitar a assimilação de conteúdos acadêmicos e o desenvolvimento motor, emocional e social.

“Quando o corpo aprende, o cérebro memoriza melhor.”

- Objetivos Pedagógicos

Desenvolver coordenação motora grossa e fina

Estimular a concentração, lateralidade e ritmo

Aprender conceitos matemáticos, linguísticos e científicos de forma prática

Trabalhar autonomia, cooperação e criatividade

Favorecer a inclusão por meio de atividades lúdicas acessíveis

-Exemplos de Atividades com Movimento (baseadas nas imagens)

1- Jogo da Velha Gigante

Conteúdos: Estratégia, turnos, lógica, regras sociais.

Ações: Colocar peças grandes no tabuleiro; pular até a casa desejada.

Habilidades: Coordenação, planejamento, respeito à vez.

2- Amarelinha Numérica e Robô

Conteúdos: Números, contagem, sequência lógica.

Variação: Saltar dizendo os números, somar ou subtrair os pulos.

3- Alfabeto em Espiral

Conteúdos: Letras, fonemas, formação de palavras.

Variação: “Pule na letra do seu nome” ou “Soletrar pulando”.

4- Circuitos e Trilhas com Pegadas

Conteúdos: Cores, formas, comandos (pular, marchar, girar).

Variação: Criar desafios de sequência: "pule no amarelo e depois gire".

- Planejamento de Aula 

Tema: Aprendizado com Movimento – Letras e Números no Chão

Faixa Etária: 4 a 7 anos

Objetivo Geral: Trabalhar números e letras por meio de atividades corporais lúdicas.

Materiais: Giz colorido ou tinta, cones, letras móveis, números de EVA, bambolês.

Atividades:

1. Roda de conversa e alongamento

2. Circuito com trilha do alfabeto

3. Amarelinha dos números

4. Desafio do corpo (pule, agache, toque na letra “M”)

5. Jogo da velha em dupla

Avaliação: Participação, envolvimento nas atividades, cumprimento dos comandos, socialização.

- Benefícios do Aprendizado com Movimento

Cognitivo Motor Socioemocional

Melhora memória Coordenação Cooperação

Atenção focada Equilíbrio Expressão emocional

Raciocínio lógico Orientação espacial Respeito às regras







Sugestões de Uso Pedagógico

Educação Infantil e Anos Iniciais:

Promover o aprendizado através do movimento (psicomotricidade).

Atividades ao ar livre com foco em habilidades cognitivas e físicas.

Projetos temáticos: Jogos sustentáveis, matemática divertida, corpo em movimento.

Inclusão: Adaptável para crianças com diferentes níveis de mobilidade.





A educação infantil na China, embora não obrigatória, tem como foco o desenvolvimento integral das crianças, combinando aspectos acadêmicos, sociais e culturais, com forte influência de valores confucionistas

Estrutura e Currículo

Jardins de Infância - A maioria segue um currículo nacional que inclui línguas, artes, matemática, música e outras áreas.

Língua Chinesa - Crianças aprendem a ler e escrever os caracteres chineses básicos e o pinyin (romanização fonética).

Valores Confucionistas - A educação reflete valores como conhecimento, modéstia, vergonha, moderação, piedade filial e harmonia, com ênfase no papel dos pais.

Habilidades Práticas - Algumas escolas incentivam o aprendizado de habilidades como cozinhar, plantar e construir, visando a independência e responsabilidade.

Práticas Educacionais

Método de Ensino de Xangai - Focado em matemática, este método, usado em algumas escolas, é conhecido por acelerar o aprendizado em relação à média mundial, faz com que os estudantes de ensino fundamental tenham um rendimento melhor em cálculo do que os demais estudantes do mundo. Inclusive, estima-se que os alunos que aprendem com o Método Xangai estejam 3 anos à frente do resto do mundo.

Atividades Diversificadas - Incluem jogos, músicas, artes e atividades ao ar livre, com o objetivo de promover a interação com a natureza e a sociedade.

Foco no Desenvolvimento Integral - A educação infantil busca equilibrar aspectos acadêmicos com o desenvolvimento socioemocional e a criatividade.

Desafios e Tendências

Investimento - O governo chinês tem investido na expansão da educação infantil, especialmente em áreas rurais e remotas.

Escolas Waldorf - A crescente procura por escolas Waldorf demonstra um movimento de questionamento sobre a intensidade do sistema tradicional.

Regulamentação - A China tem adotado medidas para controlar o setor de educação privada e reduzir a carga de trabalho dos alunos.

A educação infantil na China busca um equilíbrio entre tradição e modernidade, com foco no desenvolvimento holístico da criança e na preparação para o futuro.


As atividades são planejadas para estimular habilidades cognitivas, motoras e emocionais, refletindo a importância da formação integral desde os primeiros anos. As crianças participam de atividades como teatro de fantoches, desenho, dança, pintura a dedo, contação de histórias, caça ao tesouro e jogos de memória, além de brincadeiras tradicionais como pula-corda e bambolê.




Atividades específicas:

Artes -
Pintura com tinta nanquim, desenhos de casas chinesas, confecção de saquinhos com areia para brincadeiras de arremesso e cinco-marias (pipoquinha).

Culinária -
Preparação de pratos simples e atividades de beleza como cortar cabelos e barbear.

Brincadeiras - Brincadeiras tradicionais como pula-corda, bambolê, perna de pau, jogos com bola e o pogobol, além de atividades como teatro de fantoches, caça ao tesouro e jogos de memória.

Música e movimento - Dança e atividades que exploram a cultura chinesa através de música e movimentos.

Contação de histórias -
Histórias tradicionais e lendas chinesas, incluindo a lenda do dragão chinês, são usadas para enriquecer o aprendizado.

Métodos de ensino -
O método de ensino de Xangai, conhecido por seu sucesso em matemática, também pode ser adaptado para a educação infantil.








Outras atividades:

Observação de obras de arte - As crianças observam pinturas tradicionais chinesas com tinta nanquim, explorando detalhes visuais, cores, formas e texturas.

Exploração da cultura -
Atividades que exploram a cultura chinesa, como a dança do leão, podem ser utilizadas para ampliar o conhecimento e a valorização da identidade chinesa.

Adaptação de brincadeiras -
Brincadeiras tradicionais como a cabra-cega, que tem raízes na China, podem ser adaptadas para a realidade da educação infantil.

Construção de cenários -
Utilização de materiais como LEGO® para construir cenários de histórias e estimular a criatividade.

Trabalho com saquinhos -
Confeccionar saquinhos com areia ou outros materiais e usá-los em brincadeiras de arremesso ao alvo ou na brincadeira da cinco-marias.






A educação infantil chinesa valoriza a integração entre brincadeira e aprendizado, utilizando atividades lúdicas para desenvolver habilidades cognitivas, motoras e sociais.