sábado, 2 de abril de 2022
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022
A tolerância alimentar de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode ser limitada. Isso pode ser devido a dificuldades sensoriais com cheiros, sabores e texturas.
Características
Podem ter um repertório alimentar limitado, com menos de 20 alimentos
Podem preferir determinadas texturas ou marcas
Podem ter dificuldade em incluir novos alimentos na dieta
Podem apresentar recusa alimentar
Podem ter Transtorno Alimentar Restritivo Evitativo
Como lidar
Evite forçar a criança a comer
Incentive a independência, deixando a criança escolher o prato e copo
Brinque de “fazer comidinha”
Cultive uma horta com a ajuda da criança
Celebre cada conquista, cada novo alimento introduzido na alimentação
Comece aos poucos
Escolha um alimento que seja semelhante ao que a criança já tolera
Evite quantidades exageradas
Evite frases como “se você provar, te dou um presente” ou “como você não gosta se nunca provou?”
Encoraje a criança a ajudar na preparação das refeições
Considerações
A intolerância alimentar pode impactar não apenas o organismo das crianças autistas, mas também o comportamento.
Estima-se que 70% a 90% das crianças com Transtorno do Espectro Autista apresentem seletividade alimentar, não só pelo risco de deficiências nutricionais, mas também pelo momento da refeição se tornar bem estressante aos pequenos. A dificuldade de alimentação que surge em crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) é frequente, uma vez que ocorre interferência direta nos estímulos sensoriais.
Desta forma, alguns fatores podem contribuir diretamente para a relação autismo e seletividade alimentar. A aversão pode ocorrer por conta da sensibilidade do indivíduo com texturas, sabores, cheiros e até mesmo temperaturas dos alimentos.
Vale lembrar que uma das características do TEA é o comportamento repetitivo e restritivo. Ou seja, estes hábitos afetam diretamente a forma como a criança se relaciona com a comida, e podem até mesmo fazer com que ela perca o interesse em se alimentar.
Há também outros fatores que podem interferir e potencializar a seletividade alimentar nos autistas. Uma delas é a habilidade motora tardia. Assim, o acompanhamento com profissionais especializados é fundamental para essa jornada. Mas, mesmo com várias informações à sua disposição, todo cuidado é pouco no manejo dos problemas alimentares, pois muitas vezes podemos, ainda que sem querer, agravar o quadro. É aí que entram os especialistas no assunto.
terça-feira, 28 de dezembro de 2021
terça-feira, 21 de dezembro de 2021
A importância da literatura infantil
As histórias infantis trazem para a rotina escolar uma atividade insubstituível, que ajuda a criança a lidar com determinadas questões mentais inquietantes a seu ponto de vista. Em outro aspecto, no contexto escolar, as historias são fonte de aprendizagem e desenvolvimento. É evidente que a literatura infantil serve para reforçar as descobertas da criança. Elas aprendem desde cedo, que a linguagem dos livros tem as suas próprias combinações, e que as palavras podem criar mundos imaginários para além do mundo que os cerca.
Buscamos mostrar, a partir de algumas concepções sobre literatura, sua relevância no contexto escolar, e que a literatura infantil deverá ser utilizada nos anos iniciais do Ensino Fundamental, como instrumento que possibilitará as crianças considerarem a leitura como prática social. É através dela que a leitura será desenvolvida nas crianças de maneira a proporcionar um maior prazer pela mesma. O docente também poderá trabalhar com o texto, fazer dramatizações, contar lendas, par lendas, rimas, enfim, são múltiplas as possibilidades de atividades. Fazendo isso, a leitura será apresentada às crianças como algo belo, prazeroso e divertido, possibilitando que elas se interessem pelo ato de ler. Somente assim, os professores conseguirão fazer com que as crianças desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, se tornem adultos que tenham a leitura com prática social em suas vidas.
A literatura infantil é importante para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social das crianças, além de ser uma ferramenta educacional poderosa. Ela pode:
- Estimular a criatividade, a empatia, o raciocínio, o respeito, a imaginação, e o desenvolvimento da linguagem
- Promover a alfabetização
- Ajudar as crianças a lidarem com suas emoções
- Tornar a leitura uma atividade prazerosa
- Construir o conhecimento do educando
- Ampliar a visão de mundo da criança
- Integrar a criança com a cultura do país e com a sua identidade
A literatura infantil é um gênero literário definido pelo público a que se destina. O desenvolvimento de hábitos de leitura é um processo que começa em casa, se aperfeiçoa na escola e continua por toda a vida.
sexta-feira, 10 de dezembro de 2021
sábado, 4 de dezembro de 2021
LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - FORMAÇÃO DE BONS LEITORES
A leitura na Educação Infantil favorece bastante na formação de bons leitores sendo as práticas pedagógicas utilizadas de maneira certa e de forma dinamizada de acordo com a faixa etária, fazendo com que o aluno sinta-se num ambiente favorável possibilitando a descoberta do prazer e do gosto pela leitura tornando-se assim um cidadão crítico e curioso que queira ir além, explorando o mundo através da leitura. Outro ponto importante é que a relação professor-escola-família seja harmoniosa para que as práticas pedagógicas sejam mais bem aproveitadas em seu contexto. Ao estudar a iniciação da leitura na Educação Infantil percebemos o quanto é importante o papel mediador do professor, pois será de sua responsabilidade proporcionar aos alunos espaços adequados de leitura, transformando estes espaços em situações prazerosas de aprendizagem. Para aproximar o aluno da leitura faz-se necessário que o educador atribua à leitura um momento favorável e não apenas cumprir obrigações na escola, pois só assim será possível formar leitores para toda a vida porque o hábito e o interesse pela leitura é um processo constante, que deve começar cedo em casa, aperfeiçoarse na escola e continuar pela vida inteira.