POR RENATA BRAVO - PESQUISAS, TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE 2013
EMAIL: RENATARJBRAVO@GMAIL.COM

Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

Horta e alimentação saudável

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

O muralismo na escola é uma atividade artística que pode ser realizada em paredes da escola, através da pintura mural, grafite ou lambe-lambe

Objetivos

Promover a integração da arte na vida cotidiana
Transmitir mensagens e provocar reflexões sobre questões sociais, políticas e culturais
Despertar e expandir a criatividade dos alunos
Focar na formação cidadã

Como trabalhar o muralismo na escola

Apresentar aos alunos diferentes manifestações artísticas, como pinturas rupestres, egípcias, tetos de igrejas, grafites, lambe-lambe e outros
Proporcionar aos alunos a oportunidade de escolher uma parede da escola para fazer o mural
Convidar artistas locais para a escola
Verificar as preferências dos alunos para focar os estudos
Trabalhar princípios de cor, pintura, composição, proporção e especificidades materiais e técnicas

O que é muralismo?

O muralismo é um movimento artístico que teve origem no México, no início do século XX. É a prática de pintar em painéis permanentes ou paredes.


Trabalhar a diversidade na Educação Infantil significa promover o respeito e a valorização das diferenças culturais, sociais e individuais

Como trabalhar a diversidade na Educação Infantil?

Ler obras de diferentes culturas
Apresentar obras audiovisuais que abordem a diversidade
Proporcionar oportunidades para que as crianças retratem a si e aos colegas
Oferecer brinquedos variados, como bonecas que representam diferentes etnias
Propor atividades que permitam às crianças experimentar diferentes formas de expressão
Propor atividades que permitam às crianças conhecer diferentes culturas
Propor atividades que permitam às crianças conhecer diferentes formas de viver e de ser
Propor atividades que permitam às crianças compreender e apreciar as diferenças
Propor atividades que permitam às crianças desenvolver valores morais

Objetivos de trabalhar a diversidade na Educação Infantil

Formar crianças mais conscientes, empáticas e preparadas para viver em uma sociedade plural e inclusiva
Promover a igualdade e o respeito entre todos
Despertar uma visão crítica, possibilitando a readequação das atitudes sociais
Formar participantes justos e solidários em sua própria comunidade






Os murais na educação infantil podem ser uma ferramenta para estimular a criatividade, a coordenação motora e a percepção sensorial das crianças.

Além disso, podem ser uma forma de valorizar as produções dos alunos e motivá-los.

Objetivos
Desenvolver a coordenação motora fina
Desenvolver a percepção sensorial (tátil, visual e auditiva)
Desenvolver a capacidade cognitiva
Desenvolver a expressão artística
Desenvolver a interação social entre as crianças
Estimular os sentidos
Incentivar a percepção das cores
Desenvolver a criatividade

Atividades com murais

Criar histórias divertidas e intuitivas com as crianças
Interagir com vários elementos da fauna e flora marina
Desenvolver o interesse
Desenvolver o sentimento e a autoestima
Desenvolver a capacidade de representar o simbólico

Mural sensorial

Quando as crianças tocam e sentem com as mãos as diversas formas e texturas
Atividade muito interessante e divertida





Para trabalhar astronomia na educação infantil, pode-se usar recursos visuais, atividades práticas e visitas a planetários.

Recursos visuais

Imagens, ilustrações, vídeos, livros ilustrados
Modelos tridimensionais do sistema solar

Atividades práticas

Observar o céu noturno e identificar estrelas, constelações e planetas
Registrar as observações por meio de desenhos
Produzir uma lista de coisas que a turma acredita que existem no céu
Observar as diferenças entre o dia e a noite
Realizar projetos práticos e experimentos relacionados à astronomia

Visitas a planetários

Planejar visitas a planetários ou observatórios locais, se possível

Experiências simuladas
Brincadeiras, como esconde-esconde no parque
Jogos educativos
Aplicativos interativos

Objetivos
Proporcionar uma experiência de aprendizagem envolvente e interativa
Estimular a criatividade e o trabalho em equipe
Desenvolver o gosto das crianças pela ciência
Tornar as crianças curiosas e conscientes dos problemas do planeta









Planetas do sistema solar

Foto enviada por Osman, menino turco que acompanha as publicações do blog.
Ele confeccionou o painel com seus amigos de escola, e enviou a foto sugerindo que fizesse uma publicação.
Ele informou que gezegenler traduzido para a língua portuguesa significa planetas.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Trabalhar com dinossauros na educação infantil pode estimular a imaginação, a criatividade e a coordenação motora das crianças








Atividades 

Brincar com dinossauros de brinquedo

Montar cenários com dinossauros

Fazer sombras com silhuetas de dinossauros

Imitar os sons e movimentos dos dinossauros

Fazer desenhos com dinossauros

Fazer rugidos e mímicas

Criar fósseis de dinossauros

Fazer ovos de dinossauros

Recursos - Livros sobre dinossauros, Vídeos educativos sobre dinossauros, Brinquedos de dinossauros.


Objetivos 

Desenvolver a criatividade, imaginação e coordenação motora

Aprender sobre os tipos e características dos dinossauros

Aprender sobre o trabalho dos paleontólogos

Conhecer o ambiente em que os dinossauros viviam

Conhecer o tipo de alimentação de alguns dinossauros

Considerações

A obsessão por dinossauros pode ajudar a criança a desenvolver a capacidade de processar informações, a persistência e a autoconfiança. 

É possível incentivar as crianças a colocar os dinossauros favoritos em atividades comuns do dia a dia. 











A colorização de tecidos na educação infantil pode ser uma atividade que desperta a curiosidade das crianças e desenvolve a criatividade.

Objetivos

Estimular os sentidos
Desenvolver a coordenação motora
Desenvolver a percepção das cores
Desenvolver a criatividade
Desenvolver a expressão corporal
Desenvolver o raciocínio lógico
Desenvolver a memorização
Desenvolver a sensibilidade

Atividades
Brincar com tecidos coloridos
Passar o tecido pelo corpo da criança
Fazer vento abanando o tecido
Esconder-se sob o tecido
Colocar e retirar tecidos da caixa
Arremessar tecidos para cima e observar-los cair
Dançar com tecidos ao som de música
Pintar tecidos com borrifador de tinta diluída em água

Preparação
Selecionar tecidos de várias cores, estampas e formas
Arrumar o espaço que será utilizado
Escolher músicas que as crianças gostem

Metodologia
Basear a atividade na aprendizagem ativa
Dividir as atividades em etapas
Incentivar as crianças a explorar, criar e interagir


O estudo das cores na Educação infantil tem muitos objetivos, entre eles: desenvolver a coordenação motora, aguçar o raciocínio lógico, a criatividade, memorização e a sensibilidade.


A pintura em tecido também permite que as crianças explorem o movimento de seus braços e mãos em diferentes direções, promovendo uma compreensão mais abrangente da própria capacidade motora.

O desligamento interno, ou shutdown, é uma ausência que pode ocorrer em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Características do shutdown

Falta de comunicação
Olhar vago
Respiração atípica
Isolamento
Deitar-se no chão
Permanecer imóvel

O que pode causar o shutdown?

O shutdown pode ser causado por sobrecarga, como quando a pessoa não tem tudo previamente explicado.

Outros sintomas do TEA

Dificuldade para interagir socialmente
Dificuldade para compreender e usar a linguagem e gestos não verbais
Dificuldade para iniciar e manter um diálogo
Dificuldade para entender as emoções dos outros
Dificuldade para expressar as próprias emoções
Comportamentos restritos e repetitivos
Resistir a alterações de contextos
Crises de stress e frustração
Episódios de auto e heteroagressão

Apoio para pessoas com TEA

Pessoas com TEA podem ter direito a apoio em escolas, em casa, além dos consultórios de especialistas.