Faça uma doação para o blog. Realize um pix com o valor que desejar. A chave é o email: renatarjbravo@gmail.com

domingo, 27 de outubro de 2019

A MATEMÁTICA NOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma construção de aprendizagem

Na educação infantil os jogos e as brincadeiras são primordiais para o desenvolvimento integral da criança.  
A utilização de jogos e brincadeiras possibilita a ampliação do pensamento lógico-matemático nas crianças de 4 anos da Educação Infantil; 
explorar idéias referentes a números utilizando jogos e brincadeiras com crianças de 4 anos da Educação Infantil; 
analisar como a utilização de jogos e brincadeiras com crianças de 4 anos da Educação Infantil pode facilitar a aprendizagem da matemática a partir da realização de contagens, comparações de quantidades e identificação de algarismos. 
Os jogos constituem um apoio metodológico importante, pois, através deles, os alunos podem criar, pesquisar, “brincar” e “jogar” com a matemática. 
Com o uso de jogos é possível fundamentar, de forma significativa, a formação e aquisição de novas idéias ou conhecimentos matemáticos. Tendo em vista o aprendizado da criança, considera-se de fundamental importância que ela aprenda os procedimentos e seus registros em diferentes situações propostas. 
Realizou-se uma pesquisa de campo na qual foram aplicados jogos e brincadeiras no ensino da matemática com crianças da segunda etapa da Educação Infantil. Os resultados obtidos durante a realização dos jogos evidenciam a ampliação de certas habilidades como, por exemplo, a contagem, concentração, respeito às regras, saber esperar a vez, organização, conferência dos resultados apresentados pelos colegas. Desse modo, infere-se que o ensino da matemática na Educação Infantil deve ter como prioridade o conhecimento das crianças frente a situações significativas de aprendizagem, e que os jogos e brincadeiras devem estar sempre presentes, auxiliando na formação dos conceitos, proporcionando aquisição de habilidades e desenvolvendo capacidades motoras. 











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.