Páginas

segunda-feira, 30 de setembro de 2024

O livro de Gênesis, na Bíblia, conta a história da criação do mundo e dos seres humanos, e pode ser usado para refletir sobre a importância do cuidado com o meio ambiente:


A criação do mundo, segundo a Bíblia, ocorreu em seis dias, quando Deus criou o ar, a água, as árvores, os animais e, por fim, Adão.

O primeiro capítulo de Gênesis narra a criação do espaço vital para a vida humana, e pode ser analisado como uma referência à importância do cuidado com o ecossistema.

A Bíblia também afirma que Yahweh não criou a Terra para ser um caos, e que os seres humanos devem usar com gratidão o que Deus lhes deu.


A Doutrina e Convênios 49:19–21 afirma que os seres humanos devem evitar o desperdício de recursos naturais, e usar a riqueza da Terra para cuidar dos necessitados.

Apocalipse 11: 18b diz que "tempo de destruíres os que destroem a terra".

- A educação ambiental surgiu em 1965, durante a Conferência de Educação da Universidade de Keele, na Grã-Bretanha.

-----

Cuidados com o meio ambiente: dever cristão

“Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem”. Salmos 24:1

A mídia relata diariamente catástrofes, desastres naturais e intensas mudanças climáticas que afetam a fauna e a flora levando, muitas vezes, à extinção de espécies. Essas notícias fazem-nos refletir sobre nossa responsabilidade frente às transformações dos ecossistemas. Como cristãos, devemos estar atentos às questões ambientais, afinal, Deus criou todas as coisas e delegou-nos o seu cuidado: “tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no Jardim do Éden para o cultivar e guardar” (Gênesis 2:15).

Em Salmos 19:1 lê-se: “os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras das suas mãos”. Amemos Sua criação, por ser uma manifestação de Sua glória, que destruímos cada vez que devastamos a natureza. O Senhor não fez nada em vão, tudo está dentro de Seu plano e desrespeitar a natureza ou ignorar seus pedidos de socorro é ir contra a vontade divina. Lembremos que na Bíblia há várias passagens em que Deus se refere ao meio ambiente. No Salmo 104, especialmente, é nítida essa preocupação. Em outras passagens, o Senhor recorre à natureza, através das comparações e das parábolas, para ajudar a ensinar os filhos.

É nosso dever cristão, portanto, lutar pela preservação do meio ambiente, para que nossos irmãos das gerações futuras possam também usufruir das bênçãos naturais ofertadas por Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.