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quarta-feira, 26 de novembro de 2025

O Corpo que Dança em Alumínio


Autoria: Renata Bravo 

O movimento nasce antes do gesto.

Nasce no sopro que desperta o corpo,

no desejo que faz o músculo vibrar,

no pensamento que inicia a dança silenciosa.


Aqui,

cada escultura é um instante capturado.

Corpos feitos de alumínio,

leveza metálica que desenha a alma

no exato segundo em que ela se revela.


Cada dobra reflete esforço, equilíbrio, entrega.

Cada contorno guarda a tensão do salto,

a fluidez de um giro,

o silêncio de uma respiração.

Não há imobilidade:

há memória de movimento.


Sobre a base colorida,

expandem-se ondas que anunciam energia,

como se o corpo tocasse o chão

e o chão respondesse com arte.

É o traço da vibração,

o eco da presença,

a poesia que nasce quando o corpo se torna forma.


Porque movimento é linguagem,

escultura é permanência,

e arte é o encontro entre o que se sente e o que se vê.


Nesta exposição,

os corpos não estão parados.

Estão em pausa.

No exato instante antes da próxima dança.



O corpo desenha no espaço o que a palavra ainda não aprendeu a dizer.

A escultura, então, fala por ele.

O Corpo em Movimento: Escultura e Expressão Artística

- Introdução:

Este trabalho apresenta uma proposta interdisciplinar de atividade prática envolvendo os componentes curriculares de Artes, Educação Física, Ciências e Matemática, por meio da criação de uma escultura de figura humana em movimento utilizando papel alumínio e sua projeção sobre uma base artística colorida. A atividade promove a compreensão da anatomia humana e do movimento corporal, estimula a expressão artística, desenvolve noções matemáticas como proporção e simetria, além de incentivar a observação e a criatividade.

- Justificativa:

Os movimentos corporais expressam emoções, intenções e histórias, sendo uma forma de comunicação não verbal. Trabalhar o corpo em movimento por meio da escultura permite ao estudante visualizar e compreender a mecânica corporal, ao mesmo tempo em que explora a arte como linguagem. A técnica com papel alumínio favorece a prática segura, acessível e envolvente, além de permitir ajustes rápidos de postura. A atividade estimula a coordenação motora, a percepção espacial, o planejamento criativo e a interdisciplinaridade.

- Objetivos:

- Geral

Criar uma escultura representando o corpo humano em movimento, relacionando aspectos artísticos, anatômicos e físicos.

- Específicos:

Identificar partes do corpo humano envolvidas no movimento.

Experimentar e representar poses corporais.

Aprender noções de proporção, equilíbrio e centro de gravidade.

Desenvolver a coordenação motora fina.

Explorar linhas expressivas e padrões visuais na base artística.

Relacionar arte ao movimento corporal humano.

- Fundamentação Teórica (resumo por áreas):

Artes

A escultura como expressão tridimensional. Linhas, formas e volume. Arte cinética e representação de movimento na escultura.

Educação Física

Movimento corporal, postura, equilíbrio, coordenação e expressão corporal. A ligação entre arte e corpo (dança, teatro, performance).

Ciências / Anatomia

Esqueletos, articulações, músculos. Posições de extensão, flexão e equilíbrio. Importância da coluna vertebral e do controle corporal.

Matemática

Proporções do corpo (regra da cabeça), simetria e equilíbrio. Cálculo de sustentação da escultura.

- Metodologia (atividade prática):

- Aquecimento corporal: os estudantes reproduzem poses de equilíbrio e movimento (ex: dançarino, atleta, gesto livre).

- Observação da anatomia básica:

Cabeça, tronco, membros.

Identificação de articulações: joelho, cotovelo, ombro.

- Modelagem da escultura:

Utilizar papel alumínio.

Criar estrutura básica (cabeça-tronco e membros).

Posicionar em gesto de movimento.

- Criação da base artística:

Papel cartão desenhado com linhas concêntricas ou geometria para representar energia/movimento.

Possibilidade de projetar sombra e colorir.

- Interpretação final e exposição:

Cada aluno apresenta seu movimento representado.

Explica a articulação envolvida.

Relaciona com expressão artística.

- Avaliação:

Observação de:

Criatividade na pose.

Coerência Anatômica.

Técnica de escultura.

Participação ativa.

Relação com outras áreas (oral ou em ficha escrita).

- Interdisciplinaridade:

Área Aplicação

Artes Escultura, cor, forma, volume
Educação Física Expressão corporal, equilíbrio
Ciências Anatomia, articulações
Matemática Proporção, simetria
Português Relato da experiência, interpretação

- Considerações Finais:

A atividade proporcionou aos estudantes uma vivência integrada entre arte e ciência, destacando o corpo como instrumento de expressão e conhecimento. A escultura evidenciou o movimento humano, promovendo compreensão sobre anatomia e equilíbrio, além de estimular a criatividade. A interdisciplinaridade fortaleceu o aprendizado significativo e contribuiu para uma experiência estética, educativa e sensorial.

- Referências:

BRASIL. BNCC – Base Nacional Comum Curricular.

LOWENFELD, V.; BRITTAIN, W. Desenvolvimento da Criatividade na Arte Infantil.

LABAN, Rudolf. A Arte do Movimento.

DA VINCI, Leonardo. Estudo de Anatomia Humana.

ESCOTEIROS DO BRASIL. Proposta Educativa.


 

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