sexta-feira, 11 de julho de 2014
quinta-feira, 10 de julho de 2014
Brincar está longe de ser uma atividade frívola. É na interação proporcionada pelas brincadeiras que as crianças exploram o mundo, aprendem a lidar com os outros e descobrem sobre si mesmas. Além de estimularem a imaginação, os brinquedos são importantes objetos para a construção do imaginário e repertório dos pequenos, estimulando a cognição, criatividade, entre outras habilidades.
Por meio dos bonecos, por exemplo, as crianças projetam emoções, simulam situações e ensaiam comportamentos próprios e de pessoas do seu convívio. São, portanto, instrumentos que as ajudam a expressar sentimentos, compreender o cotidiano e, até mesmo, construir a identidade.
A importância de bonecos representativos
Por essas razões, é essencial que os bonecos reflitam a diversidade sociocultural na qual as crianças estão inseridas. Quanto maior for o repertório de culturas, etnias e situações representadas pelos bonecos, maior também será a chance de identificação simbólica do sujeito com o objeto e suas oportunidades de desenvolvimento integral.
Além disso, a possibilidade de brincar com bonecos diversificados favorece atitudes mais inclusivas e o respeito às diferenças desde a primeira infância, já que é na interação lúdica com essas representações da figura humana que as crianças se colocam no lugar do outro.
De onde vem o mel ?
Em
busca de possibilitar o questionamento, observação, experiências e diálogo sobre o
mel que comemos, podemos desenvolver diversas atividades que envolvem a
alimentação das crianças, tendo como objetivo principal reconhecer que o mel é feito
pelas abelhas.
Pode-se iniciar o projeto em questão a partir da curiosidade que as crianças tem em saber de onde vem o mel e como ele chega até os potinhos na nossa casa.
As crianças e professoras poderão assistir ao filme “Bee Movie A história de uma abelha”.
A atividade pode ser desenvolvida buscando informações sobre as hipóteses através de pesquisas e práticas que comprovem as hipóteses das crianças. As crianças reconhecem o trabalho das abelhas para a produção do mel, experimentam o mesmo e conhecem o processo que o mel passa para chegar nos potinhos em nossa casa. A atividade também permite às crianças o conhecimento sobre o mel e o “mundo das abelhas” no qual se baseam e levantam as hipóteses, obtendo assim novas descobertas e conhecimentos.
Objetivos
Conhecer o mel, sabor e origem;
Descobrir através da experimentação,
Conhecer a importância do mel na alimentação,
Perceber o papel das abelhas na natureza e que a ciência faz parte disto,
Comprovar as hipóteses levantadas pelas crianças, aguçando a curiosidade para o aprendizado de forma significativa e produtiva.
Pode-se iniciar o projeto em questão a partir da curiosidade que as crianças tem em saber de onde vem o mel e como ele chega até os potinhos na nossa casa.
As crianças e professoras poderão assistir ao filme “Bee Movie A história de uma abelha”.
A atividade pode ser desenvolvida buscando informações sobre as hipóteses através de pesquisas e práticas que comprovem as hipóteses das crianças. As crianças reconhecem o trabalho das abelhas para a produção do mel, experimentam o mesmo e conhecem o processo que o mel passa para chegar nos potinhos em nossa casa. A atividade também permite às crianças o conhecimento sobre o mel e o “mundo das abelhas” no qual se baseam e levantam as hipóteses, obtendo assim novas descobertas e conhecimentos.
Objetivos
Conhecer o mel, sabor e origem;
Descobrir através da experimentação,
Conhecer a importância do mel na alimentação,
Perceber o papel das abelhas na natureza e que a ciência faz parte disto,
Comprovar as hipóteses levantadas pelas crianças, aguçando a curiosidade para o aprendizado de forma significativa e produtiva.
O elefante e seus amigos
Material: Garrafa Pet, tinta
Levar as crianças a compreenderem que devemos fazer ao próximo, somente aquilo que gostaríamos que fizessem conosco, salientando a importância da justiça na família, na sociedade, em toda parte. Conscientizando-os de que para resolver os problemas do mundo, é preciso primeiramente reconstruir o indivíduo. A situação externa de cada nação, reflete a situação interna de cada cidadão. Não se pode construir uma sociedade justa se não houver homens justos.
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