Páginas

sexta-feira, 31 de março de 2017

Memorizando a matemática

Ensinando a ciência da matemática através da memorização: uma possível estratégia. 

Tendo em vista, que a matemática começa a fazer parte da vida do aluno a partir das séries iniciais, pode-se perceber que algumas das dificuldades que ele possa trazer em relação a matemática posteriormente, poderá ser trabalhada ainda em tais séries. Para tanto se faz necessário um conhecimento teórico e prático e estudos a fim de analisarmos o ensino-aprendizagem da matemática nas séries iniciais, percebermos a origem das dificuldades e trabalharmos com as mesmas para atingirmos bons e satisfatórios resultados, detendo-se especialmente em como se dá a aprendizagem real através da memorização de conteúdos básicos para a significativa aprendizagem.  

Em seguida, o aluno segue para outros cálculos mais complexos.



Neste sentido, segundo a Educação Matemática, os educadores matemáticos precisam ter como intenção a construção de conceitos matemáticos pelo educando partindo de situações que estimulem a curiosidade matemática, que proponham a análise de problemas reais e a busca de modelos matemáticos para resolvê-los, o uso de jogos matemáticos para motivar o aprendizado. A educação matemática preocupa-se também com aspectos sociais e emocionais que possam influenciar na aprendizagem. Daqui derivam propostas para sala de aula.


Os resultados do trabalho diário em sala de aula podem ser influenciados por variáveis da estrutura cognitiva, como o desenvolvimento de prontidão, a aptidão intelectual, a motivação e as atitudes, além de fatores de personalidade humana.


No estudo, as atitudes serão consideradas como um fator importante capaz de influenciar o desempenho dos alunos, pois eles podem aprender ou não, dependendo da forma que o professor ensina em sala de aula. A maioria dos alunos não gosta de matemática justamente porque não a aprendem.








É possível que em alguns momentos, durante a ocorrência de uma aprendizagem significativa e na retenção, o que é apresentado como novo conceito poderá ser discriminável dos conceitos existentes na estrutura cognitiva do aluno. Mas o aluno pode, também, defrontar-se com o novo conhecimento como contradição, real ou aparente, em relação a outros conceitos, anteriormente já estabelecidos na estrutura cognitiva.

domingo, 26 de março de 2017

Transforme calhas para água e patinhos de borracha

Em uma atividade matemática ou musical em inglês e português.

Five Little Ducks

Five little ducks went out one day,
Over the hills and far away.
Mother duck said "Quack, quack, quack, quack, But only four little ducks came back.

Four little ducks went out one day,
Over the hills and far away.
Mother duck said "Quack, quack, quack, quack, But only three little ducks came back.

Three little ducks went out one day,
Over the hills and far away.
Mother duck said "Quack, quack, quack, quack, But only two little ducks came back.

Two little ducks went out one day,
Over the hills and far away.
Mother duck said "Quack, quack, quack, quack, But only one little duck came back.

One little duck went out one day,
Over the hills and far away.
Mother duck said "Quack, quack, quack, quack, But none of the five little ducks came back.

Sad mother duck went out one day,
Over the hills and far away.
Mother duck said "Quack, quack, quack, quack,
And all of the five little ducks came back.

______________________________________________________________________

Cinco patinhos foram passear
Além das montanhas 
Para brincar 
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá Mas só quatro patinhos voltaram de lá. 

Quatro patinhos foram passear
Além das montanhas
Para brincar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
Mas só três patinhos voltaram de lá.

Três patinhos foram passear
Além das montanhas
Para brincar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
Mas só dois patinhos voltaram de lá.

Dois patinhos foram passear
Além das montanhas
Para brincar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
Mas só um patinho voltou de lá.

Um  patinho foi passear
Além das montanhas
Para brincar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
Mas nenhum patinho voltou de lá.

"Puxa, a mamãe patinha ficou tão triste naquele dia
Aonde será que estavam os seus filhotinhos?
Mas essa história vai ter
Um final feliz, sabe por quê?"

A mamãe patinha foi procurar
Além das montanhas
Na beira do mar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
E os cinco patinhos voltaram de lá.

sábado, 25 de março de 2017

Qual é o alimento que nunca estraga?

O mel de abelhas!


Mel com Canela = Remédio Milagroso

A mistura de Mel e Canela cura a maioria das doenças. O mel é produzido em quase todos os países do mundo. Apesar de ser doce, a ciência demonstrou que, tomado em doses normais como medicamento, o mel não faz mal aos diabéticos.
A revista "Weekly World New" do Canadá, na sua edição de 17 de Janeiro de 1995, publicou uma lista das doenças que são curadas pelo mel misturado com Canela.
DOENÇAS DO CORAÇÃO:
Faça uma pasta de mel com canela. Coloque no pão e coma-o regularmente no café da manhã no lugar de manteiga e geléia. Isto reduz o colesterol nas artérias e previne problemas no coração, inclusive novos enfartos em quem já teve.
O uso regular deste procedimento minimiza a falta de ar e fortalece as pulsações do coração. Nos Estados Unidos e Canadá, esta pasta é utilizada continuamente nos asilos, porque se descobriu que o mel com canela limpa e revitaliza as artérias e veias dos idosos.
PICADAS DE INSETOS:
Misture uma colherzinha de mel, duas de água morna e uma de canela em pó.
Faça uma pasta com os ingredientes e esfregue-a suavemente sobre a picada. A dor e a coceira desaparecerão em um ou dois minutos.
ARTRITE:
Misturar uma xícara de água morna com duas colheradas de mel e uma colherzinha de canela em pó.
Beber uma pela manhã e uma à noite. Tomada com freqüência, esta mistura pode até curar artrite crônica.
Numa pesquisa feita na Universidade de Copenhagen, os médicos deram aos seus pacientes, diariamente, antes do café da manhã, uma colherada e mel e 1/2 de canela em pó. Em uma semana, de 200 pacientes que seguiram o tratamento, 75 deixaram inteiramente de sentir dor. Um mês depois, todos os pacientes estavam livres da dor, mesmo aqueles que antes quase não conseguiam caminhar.

PERDA DE CABELO:
Aplicar no couro cabeludo uma pasta feita de azeite de oliva (o mais quente que agüentar), uma colherada de mel e uma colherzinha de canela em pó. Deixar por 15 minutos antes de lavar. Foi comprovado que esta pasta é eficiente mesmo se deixada na cabeça por menos tempo (cinco minutos).
INFECÇÕES DE RINS:
Um copo de água morna com duas colheradas de canela em pó e uma de mel, mata os germes que produzem infecção nos rins. Tomar de manhã e de tarde até que a infecção acabe.
DOR DE DENTE:
Fazer uma pasta com uma colherzinha de canela e cinco de mel, e aplique no dente que dói. Repita pelo menos 3 vezes ao dia.
COLESTEROL:
Duas colheradas de mel com três colherzinhas de canela misturados com 1/2 litro de água. Tomando 3 vezes ao dia, reduz-se o colesterol em 10% após 2 horas. Tomado diariamente elimina o colesterol.
RESFRIADOS:
Para curar completamente sinusites, tosse crônica e resfriados comuns ou severos, misturar 1/4 de uma colher de canela em pó com uma colherada de mel, e tomar freqüêntemente.
A mistura de mel com canela também alivia os gases abdominais, fortalece o sistema imunológico e alivia a indigestão.
VELHICE:
Misture, uma colherada de canela e três xícaras de água. Ferva para fazer um chá. Quando amornar, ponha 4 colheradas de mel. Beba 1/4 de xícara, 3 ou 4 vezes ao dia . Mantém a pele fresca e suave e diminui os sintomas da idade avançada.
Beber este chá alonga a vida e até uma pessoa de 100 anos pode melhorar muito e sentir-se como alguém muito mais jovem.
PERDA DE PESO:
Diariamente, meia hora antes de deitar e meia hora antes de tomar o café da manhã, tome mel com canela numa xícara com água. Repetindo diariamente, funciona até em pessoas muito obesas.
DOR DE GARGANTA:

Tome de 4 em 4 horas uma colherada de mel misturada com meia colher de vinagre de maça.
Obs.: O MEL jamais deve ser fervido, porque assim suas substâncias perdem muito do valor curativo .


Uma homenagem aos meus seguidores tailandeses e vietnamitas

Da Tailândia pro Vietnã.
2 dias velejando na maravilhosa Ha Long Bay!



Tam Coc Vilage.




E acabei vindo encontrar a pérola do Laos, Luang Prabang! #Laos #Cachoeiras de Kuang Si



quarta-feira, 22 de março de 2017

Transforme garrafas pet em peças de tabuleiro de xadrez

 O JOGO DE XADREZ COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA

Os jogos e brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo da criança. Inúmeras teorias dissertam sobre a importância das atividades lúdicas para um amadurecimento saudável. A prática dos jogos auxiliam desde a percepção de representações exterior até a integração social e a organização do pensamento, sendo, portanto, fundamentai sna formação do caráter. O jogo de xadrez especificamente exercita diversas características, como raciocínio lógico, concentração, pensamento analítico, autonomia e autoconfiança. Podemos identificar os diversos benefícios de sua prática desde quando a criança passa a conhecer e a exercitar o domínio do tabuleiro, o que resulta em ganhos para sua noção espaço-dimensional. Depois do tabuleiro, são apresentadas as peças, cada qual com suas características físicas, seus movimentos e papel no jogo, auxiliando o desenvolvimento da memória e da concentração. O desenvolvimento da partida, com a integração das peças e os cálculos das jogadas exercitam o raciocínio lógico e imaginação, assim como a escolha do próximo lance valoriza sua iniciativa e autonomia.

Leia mais:

quarta-feira, 15 de março de 2017

Relação entre a Arte e Música



Arte e música , caminham juntas no tempo. Enquanto a Arte se baseia na intuição e cria emoção a Matemática se baseia no raciocíonio e cria lucidez. Esta evolução paralela se nota em todas as descobertas matemáticas e em todas as manifestações da Arte: pintura, escultura, arquitetura, música, Ambas mostram diferentes maneiras de ver e sentir o mundo, a natureza, a vida. Ambas tiram das formas concretas da natureza visões e leituras, sempre novas, e no entanto traduzem suas leituras de formas abstratas.



E como a matemática também está relacionada a música, no final a um incentivo ao resgate das cantigas de roda.

Observação: minha filha que coloriu o desenho da foto acima. Ela tem 4 anos e está cursando o Pré 1. Esse foi o dever de casa , do livro de matemática.

Transforme pallets

Observe a versatilidade dos pallets (um estrado de madeira, que é muito utilizado para transportar cargas, como elemento de otimização logística) , e siga algumas dicas de como deixar os ambientes muito mais elegantes e atraentes.