POR RENATA BRAVO - DESDE 2013
** O blog não tem patrocinador e precisa da sua ajuda. ** Sua contribuição é importante para produzir conteúdo de qualidade e dar continuidade ao blog. ** Pix solidário - chave: renatarjbravo@gmail.com
No mundo globalizado, nos deparamos com um consumismo exagerado na aquisição de bens de consumo por parte de todas as populações e, com isso, acabamos produzindo uma quantidade enorme de lixo por habitante, cujo destino final nem sempre é o adequado pelos governos e políticas de saúde dos países. Estudos revelam que 30% do lixo produzido no Brasil, são jogados nas ruas sem nenhuma preocupação por parte da população, isto acaba ocasionando problemas sérios e graves ao meio ambiente que afetam a todos nos grandes centros urbanos. Problemas como: entupimento de bueiros e galerias pluviais, podem causar doenças transmitidas pela água contaminada que tem dificuldade de escoar, propiciando doenças como: cólera, hepatites, leptospirose, dengue entre outras. A contaminação do solo também é um indicativo importante para surgimento de outras doenças na população, cuja transmissão ocorre predominantemente por animais sinantrópicos como: roedores, insetos, aranhas entre outros. É importante que tenhamos uma responsabilidade ambiental no sentido de mudar paradigmas, nos cerceando de conscientização coletiva, para mudança de hábitos nas pessoas, para que possamos melhorar a nossa qualidade de vida com atitudes como:
-Realizar coleta seletiva de lixo em: indústrias, residências, serviços de saúde, restaurantes e Instituição de longa permanência para idosos entre outros; -Utilizar materiais recicláveis na construção civil; -Estimular o surgimento de cooperativas com inclusão de catadores de materiais recicláveis; -Preservar e recuperar áreas verdes; -Estimular a agricultura urbana; -Usar copos individuais nos locais de trabalho.
Com estas atitudes individuais, conseguiremos alcançar o objetivo de um meio ambiente mais saudável e agradável para futuras gerações, isentando-as de acometimento por doenças e complicações destas, que podem evoluir para mortes, decorrentes do desrespeito ao solo urbano e rural , no qual estamos vivenciando atualmente.
VAMOS SUPERAR A ERA DO DESPERDÍCIO E TRANSFORMAR O LIXO EM RECURSO.

segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Os biomas brasileiros têm uma grande diversidade de sabores e aromas, que podem ser encontrados em frutas, castanhas, polpas e outros ingredientes: (pedido para pesquisa escolar)




Caatinga
O umbu é um fruto suculento e aromático com sabor agridoce, que nasce no solo árido da caatinga, predominante no nordeste do Brasil. A coroa de frade é uma espécie de cacto que é usada em doces e bolos.

Cerrado
O pequi é um fruto perfumado e a castanha de baru é uma fonte de ferro e zinco, com sabor semelhante ao do amendoim.

Pantanal
A carne de jacaré é um ingrediente único deste bioma.

Pampas
A erva-mate é um ingrediente característico deste bioma.

Mata Atlântica
O cambuci, a juçara, a uvaia, o araçá e o grumixama são espécies de árvores frutíferas originais deste bioma.
O livro Biodiversidade Brasileira - sabores e aromas apresenta receitas que utilizam ingredientes de diferentes regiões do Brasil, com o objetivo de valorizar a biodiversidade do país.
------
Os sabores e aromas da Caatinga estão presentes em vários alimentos e bebidas, como:
- Alimentos: O umbu, o licuri, o caju, a mangaba, o mandacaru, o maracujá-da-caatinga, a algaroba e o jenipapo.
- Bebidas: Licores com sabores de umbu, tamarindo e palma são usados em festas juninas.
- Mel: O mel extraído de abelhas nativas da Caatinga.
A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro, marcado por um clima semiárido, quente e seco. A sua flora é rica e diversificada, com cerca de 1.000 espécies vegetais, das quais 318 são endêmicas.
------
Os sabores e aromas do Pampa estão relacionados à culinária gaúcha, que é rica em influências e reflete a história e miscigenação do povo da região. A gastronomia do Pampa une tradição e inovação, e é muito mais do que apenas carnes e chimarrão.
Características
- Condimentos
Salsichas, chucrute, carne de porco e pães
- Influências
A culinária gaúcha é um banquete de sabores e influências
------
A Amazônia é conhecida por sua biodiversidade, que se reflete nos sabores e aromas de seus alimentos, óleos e especiarias:

- Alimentos
O açaí, o guaraná, a castanha-do-pará, o piqui, a pupunha, o murici e o cupuaçu são alguns dos frutos mais conhecidos da região. Outros alimentos típicos da Amazônia são o pimentão, a mandioca, o tucumã, o jambu e a banana da terra.

- Óleos e manteigas vegetais
A Amazônia é rica em óleos e manteigas vegetais, como o óleo de açaí, o óleo de andiroba, o óleo de babaçu, o óleo de breu branco, o óleo de buriti, o óleo de copaíba e o óleo de cumaru.

- Especiarias
O cravo, a canela e a noz-moscada são especiarias da Amazônia.

- Cumaru
Uma semente aromática da Amazônia, com um aroma marcante e adocicado.

O pato no tucupi é um prato que celebra os ingredientes locais da Amazônia. O pato é marinado em uma mistura de alho, chicória, alfavaca e limão, e depois cozido no tucupi, um caldo dourado feito a partir da mandioca brava. No final, é adicionado o jambu, que causa uma sensação de formigamento na boca.
------
O Pantanal é uma região com uma grande variedade de sabores e aromas, que vão desde a culinária local até os produtos de aromatização:

- Culinária
A culinária pantaneira é influenciada pela proximidade com o Paraguai e a Bolívia, e explora peixes de água doce, como o pintado e o pacu. Pratos típicos incluem o quebra torto, o quibebe de mandioca e a saltenha.

- Produtos de aromatização
A marca Pantanal Aromas oferece uma variedade de produtos, como difusores de aromas com fragrâncias de orquídeas, alecrim, lavanda, cereja e avelã, capim limão, morango, bamboo, vanilla e coco, flor laranjeira e flor de algodão.
------
Os sabores e aromas da Mata Atlântica são ricos e variados, e incluem frutas, árvores e outras plantas, como:

Cambuci: Uma fruta saborosa e nutritiva que, graças à Rota do Cambuci, está conquistando o mercado.
Palmeira-juçara: Uma espécie nativa ameaçada de extinção, mas que pode ser uma fonte de renda para as comunidades se a sua polpa for processada.
Pitanga: Uma fruta que pode ser consumida in natura ou usada para fazer sucos, geleias, licores e cachaça aromatizadas.
Araçá: Uma fruta saborosa e nutritiva.
Uvaia: Uma fruta saborosa e nutritiva.
Grumixama: Uma fruta saborosa e nutritiva.
Cereja-do-rio-grande: Uma fruta saborosa e nutritiva.
Cabeludinha: Uma fruta saborosa e nutritiva.
Guabiroba: Uma fruta saborosa e nutritiva.
Araticum: Uma fruta saborosa e nutritiva.
Fruta-do-conde: Uma fruta saborosa e nutritiva.

A Mata Atlântica é responsável por 50% dos alimentos consumidos no Brasil, como maçã, banana, jabuticaba, pinhão e feijão preto.
------
O bioma Cerrado é rico em sabores e aromas, com uma grande variedade de frutos e plantas nativas que são utilizadas na culinária:

Pequi
Fruto nativo do Cerrado, muito consumido na culinária goiana, principalmente com arroz, frango ou galinhada.

Araticum
Fruto com polpa suculenta e sabor marcante, usado em doces, sorvetes, sucos, licores e bolos.

Guariroba
Palmito de sabor amargo, muito utilizado na gastronomia goiana.
Baru
Castanha que pode ser usada para fazer geleias, licores, pães, bolos, sorvetes e doces.

Buriti
Fruto com forma elipsoidal e coloração castanho-avermelhado, que é uma importante fonte de nutrientes minerais.
Jatobá
Fruto que é uma importante fonte de nutrientes minerais, principalmente cálcio.

Araruta
Planta nativa que era usada para fazer biscoitos, mingaus e bolos, mas que foi substituída pelo polvilho ou amido de milho.

Além dos frutos, o Cerrado também é conhecido por pratos típicos como o arroz com pequi, o empadão goiano, a pamonha, a carne de sol e o peixe na telha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.