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terça-feira, 24 de março de 2015
Maracas
Material: saco de papel, fitas, tinta, cola colorida, cabo de madeira ou cano de pvc, grãos
Oficina artística com maracas recicladas e um projeto musical que pode ser aplicado em contextos como Educação Infantil, Educação Não Formal, Inclusão ou Terceira Idade.
Oficina Artística: “Minhas Maracas, Meu Ritmo”
Objetivo:
Criar maracas a partir de materiais recicláveis, estimulando a criatividade, a coordenação motora e o reaproveitamento consciente de materiais.
Público-alvo:
Educação Infantil (a partir de 4 anos)
Terceira Idade
Educação Inclusiva (adaptável)
Materiais:
Garrafinhas PET pequenas ou potes de iogurte
Tampas seguras
Grãos secos (arroz, feijão, milho)
Fitas coloridas, papel crepom, tecidos
Tinta guache ou canetinhas
Cola, tesoura (sem ponta), pincéis
Palitos (churrasco ou de picolé) – opcional como cabo
Duração:
1h30 a 2h
Etapas:
1- Acolhida e roda de conversa: Apresentar as maracas e mostrar músicas onde são usadas.
2- Escolha e preparação do material: Cada participante escolhe sua garrafinha ou pote.
3- Preenchimento com grãos: Com auxílio, os participantes colocam os grãos no recipiente (cuidar para não encher demais).
4- Fechamento e segurança: Tampar bem e selar com fita.
5- Decoração livre: Pintar, colar papéis, amarrar fitas, dar nome à maraca.
6- Testar o som: Explorar os diferentes sons produzidos e fazer comparações.
7- Mini-apresentação musical coletiva.
Projeto Musical: “Ritmos com as Maracas”
Eixos:
Música e cultura
Expressão corporal
Sustentabilidade
Identidade e pertencimento
Objetivos:
Explorar sons e ritmos com instrumentos não convencionais.
Trabalhar noções básicas de pulsação e compasso.
Estimular a escuta ativa e a cooperação em grupo.
Duração total:
De 3 a 5 encontros (1h por encontro)
Etapas:
Encontro 1 - “O Som Que Eu Faço”
Apresentação das maracas criadas.
Jogo de escuta: cada maraca tem um som. De olhos fechados, adivinhar de quem é.
Atividade de batidas simples (1-2-1-2 / 1-2-3-4).
Encontro 2 - “Ritmos Latinos”
Ouvir músicas com maracas (ex: salsa, merengue, cumbia).
Marcar o ritmo com as maracas.
Dança livre com acompanhamento.
Encontro 3 - “Corpo e Som”
Integração com palmas, pés, voz e maracas.
Roda de percussão: cada um cria e ensina um ritmo.
Encontro 4 - “Composição Coletiva”
Criação de uma música com refrão simples (pode ser falada ou cantada).
Organizar partes: quem toca o quê e quando.
Encontro 5 - “Apresentação e Celebração”
Ensaiar e apresentar a música criada para outros grupos ou familiares.
Gravar ou registrar a produção.
Encerramento com conversa sobre o processo.
Avaliação:
Participação ativa
Expressividade rítmica e corporal
Trabalho em equipe
Envolvimento com a criação artística
segunda-feira, 23 de março de 2015
sábado, 21 de março de 2015
Atividades adaptadas - celas braille
Celas braille
Encaixar as bolinhas nas tampas
Material: tampas pet, miçangas redondas, papelão
Encaixar as bolinhas
Material: miçangas redondas, papelão
Material: caixas de fósforo e letras em alto contraste
Dupla cela braille
Material: papelão e velcro
Uma cela braille é um espaço retangular com seis pontos em relevo que representam letras, números, sinais de pontuação, e outros símbolos. A combinação desses pontos forma os símbolos braille.
Como é formada uma cela braille?
Os pontos são numerados de cima para baixo, coluna da esquerda: pontos 1, 2, 3
Coluna da direita: pontos 4, 5, 6
A disposição dos pontos em duas colunas verticais permite 63 combinações
Alguns consideram a célula vazia como um símbolo também, totalizando 64 combinações
Quem criou o braille?
Louis Braille criou o braille em 1824. O braille é um sistema de leitura para pessoas cegas ou com baixa visão.
Como ler braille?
As células braille são dispostas em linhas impressas em papel ou noutro suporte tátil
Os pontos em relevo podem ser lidos com os dedos
Linhas braille eletrônicas
As linhas braille eletrônicas permitem aos seus utilizadores a interação com computadores e dispositivos móveis
A maioria das linhas braille tem teclas com funções diversas, que permitem dispensar os teclados tradicionais
O Braille não é uma língua e, sim, um código pelo qual muitos idiomas – como português, inglês, espanhol, árabe, chinês e dezenas de outros – podem ser escritos e lidos. É usado por milhares de pessoas em todo o mundo em suas línguas nativas e fornece um meio de alfabetização para todos.
Não é alfabeto e sim código. Código para leitura e não para escrita.
sexta-feira, 20 de março de 2015
Jogo pedagógico
Jogos pedagógicos na educação infantil são brincadeiras que ajudam as crianças a aprender de forma lúdica. Eles podem ser divertidos, interessantes e motivadores.
Objetivos
Desenvolver a aprendizagem
Estimular a participação ativa
Promover a autoavaliação
Desenvolver a autoestima, a criatividade e a psique infantil
Desenvolver noções de regras e papéis sociais
Características
Podem ser lúdicos ou não
Devem ser usados de acordo com o desenvolvimento da criança
Necessitam da presença, mediação e direcionamento de um adulto
Em sua maioria, são jogos com regras claras
Exemplos
Caixa misteriosa (ou caixa sensorial)
Hortinha escolar
Caça ao tesouro em equipes
Animais de formas geométricas
Pintura no saquinho transparente
Jogo da primeira letra
Atividades físicas em locais verdes
Batatinha frita 1, 2, 3
Dominó dos números
Tangram
Objetivo: estimular as percepções (visal, tátil) , além de desenvolver o raciocínio lógico matemático, a oralidade, as cores, coordenação motora fina, Trabalhar a idéia de subtração, como por exemplo: quantas tampinhas faltam para completar a cor verde?
Materiais necessários: caixa de sapato, eva, tampas diversas
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