Hortaliças frutos ou tipo frutos: abóbora, abobrinha berinjela, pimentão, pepino, tomate, etc.
Hortaliças raízes ou tubérculos: beterraba, batata, mandioca, cenoura, rabanete etc.
Hortaliças folhosas: alface, coentro, manjericão, cebolinha, salsa, aipo, repolho etc.
Hortaliças bulbos: cebola e alho.
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A horta escolar é uma iniciativa pedagógica que pode trazer diversos benefícios para os alunos e para a escola, possibilitando um contato com o meio ambiente e trabalhando conteúdos multidisciplinares.
O foco da escolar é a produção de conhecimento, além claro de contribuir para o complemento da merenda escolar.
Pode ser integrada a várias disciplinas, como Biologia, Matemática, Português, Geografia, entre outras.
Os alunos aprendem sobre responsabilidade, trabalho em equipe e o valor da natureza.
A horta é uma forma de promover a educação ambiental e o consumo consciente, ajudando a reduzir os custos com fornecedores de hortifrutigranjeiros
Pode ajudar a criar um cardápio escolar mais variado e rico em cores e sabores.
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Para manter a horta saudável, é importante:
Evitar que o solo fique encharcado.
Retirar ervas daninhas e outras sujidades diariamente.
Repor o adubo após cada colheita.
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Metas que a horta escolar possui:
- criar um espaço verde que possibilite o aprendizado com relaçao à importância da natureza e de sua biodiversidade
- fazer com que o aluno se veja como parte da natureza e não como um ser isolado.
- complementar a merenda escolar, uma vez que as hortaliças cultivadas poderão e deverão ser utilizadas para este fim.
- iniciar uma mudança significativa com relação à melhoria da alimentação dos alunos.
- demonstrar as vantagens do alimento orgânico.
- criar discussões relativas não somente aos alimentos cultivados, mas com relação à saúde como um todo.
- questionar os hábitos de vida de cada um e propor mudanças que trarão melhorias na qualidade de vida do indivíduo.
- promover uma maior integração da comunidade.
- introduzir uma dimensão lúdica fazendo do aprendizado uma experiência mais agradável e proveitosa.
- gerar dúvidas e estimular a busca de respostas para a mesma.
VOCÊ PEGA UMA COISA E TRANSFORMA EM OUTRA. NÃO É APENAS RECICLAGEM É ARTE!
sábado, 5 de outubro de 2024
O que pode cultivar e ensinar em uma horta escolar (pedido para trabalho escolar)
sexta-feira, 4 de outubro de 2024
Jogos e brincadeiras populares (pedido para trabalho escolar)
Elementos da cultura popular que são criados ao longo do tempo e passados de geração em geração - sustentáveis.
São caracterizados por serem anônimos e estarem em constante transformação.
Algumas brincadeiras populares são:Amarelinha, Pular corda, Pião, Queimada, Batata quente, Pega-pega, Bolinha de gude, Passar anel, Morto-vivo, Telefone sem fio.
- Se expressem
- Lidem com a fantasia, o medo, a imaginação e o faz-de-conta
- Descobrem o meio em que vivem
- Compreendem mais sobre os objetos da cultura humana
- Internalizam regras e papéis sociais
- Aprimoram suas capacidades motoras, a coordenação motora fina e a noção de espaço
quinta-feira, 3 de outubro de 2024
Como evitar a extinção de árvores brasileiras (pedido para trabalho escolar)
Segundo o IBAMA, árvores como pau-brasil e jequitibá estão ameaçadas de extinção e classificadas como vulneráveis, raras ou em perigo. Para evitar a extinção dessas espécies, é importante não comprar móveis feitos de madeira extraída ilegalmente e plantar novas árvores quando possível.
Existem três classificações para considerar uma espécie de árvore em extinção: vulnerável, rara e em perigo.
Árvores como pau-brasil, jequitibá, sapucaia, mogno, jacarandá, imbuia, ipê-amarelo, embaúba, pau de ferro, entre outras, estão nessa lista, dentro de uma das três classificações.
Mas como evitar que elas desapareçam? Uma primeira iniciativa é não comprar móveis feitos de madeiras extraídas dessas árvores. E você pode pedir na loja a certificação da madeira. Se ela não tiver, provavelmente o móvel que você quer comprar foi feito com madeira de desmatamento. O que não é legal!
Então vamos plantar uma árvore?!
O código florestal não pode mudar
O pau-brasil foi uma moeda-mercadoria (pedido para trabalho escolar)
Antes de se declarar independente, o pau-brasil foi a principal mercadoria utilizada no Brasil como elemento de troca entre os nativos e os europeus, numa espécie de moeda-mercadoria.
O pau-brasil foi uma das primeiras mercadorias utilizadas como moeda no Brasil, juntamente com o pano de algodão, o açúcar, o fumo e o zimbo.
O pau-brasil foi a principal mercadoria de troca entre os europeus e os nativos durante os primeiros dois séculos de colonização do Brasil. A sua exploração foi a primeira atividade econômica dos portugueses na América Portuguesa, no século XVI.A madeira do pau-brasil era usada para construir objetos, mas a sua maior importância econômica estava na resina vermelha que produzia, a partir da qual se fabricava um corante para tingir tecidos.
A monetarização foi uma evolução do comércio, que facilitou as transações, pois algumas mercadorias se tornaram muito valiosas e precisavam de muitos produtos em troca.
Dinheiro (pedido para trabalho escolar)
O que é dinheiro?
Dinheiro, tal como conhecemos nos dias de hoje, é uma quantia em moedas ou notas de papel (cédulas) que nós usamos para comprar coisas e fazer pagamentos. Cada país decide que tipo de dinheiro vai usar. A maioria tem dinheiro de metal, as moedas, e dinheiro de papel, ou papel-moeda. No Brasil, a unidade básica do dinheiro é o Real. O governo do Brasil usa a Casa da Moeda, que é onde todo dinheiro brasileiro é impresso, para imprimir notas de R$2,00, R$5,00, R$10,00, R$20,00, R$ 50,00, R$ 100,00 e R$200,00. A Casa da Moeda também fabrica moedas de diferentes tamanhos.
Onde fica a Casa da Moeda?
A Casa da Moeda fica no estado do Rio de Janeiro, no Distrito de Santa Cruz.
A Casa da Moeda fabrica o papel ou apenas o imprime?
Apenas imprime. O papel é produzido por uma indústria (a Papel Salto) que fica na cidade de Salto (interior do estado de São Paulo). Desta fábrica o papel, que mais tarde vai ser impresso na Casa da Moeda, já sai com a marca d’água e fio de segurança. O papel que sai da fábrica é enviado à Casa da Moeda em grandes folhas. Em cada uma destas folhas, mais tarde, serão impressas, aproximadamente, 50 cédulas.
Que moedas estão sendo, atualmente, fabricadas no Brasil?
A Casa da Moeda, obedecendo as determinações do governo (na figura do Banco Central), fabrica moedas de 5 centavos; 10 centavos; 25 centavos; 50 centavos e a de 1 real.
O dinheiro é o mesmo no mundo todo?
Não, não é. No Brasil nós temos o real. A maior parte dos países tem seu próprio dinheiro, embora alguns países aceitem dinheiro de outros lugares. Nos EUA, o dinheiro é o dólar. Na Grã- Bretanha, que inclui a Inglaterra, a unidade básica do dinheiro é a libra. Na França e na Alemanha é o euro. No Japão é o yen. E no Canadá é o dólar canadense que é diferente do dólar americano.
O dinheiro foi sempre assim- moedas ou papel?
Não. Inúmeros objetos e utensílios foram usados como dinheiro em diferentes momentos da história e em diferentes lugares. Alguns deles: chá; penas de avestruz; bacalhau; presas de javali; contas de vidro; cacau; ovos; pele de animais; enxadas; seixos; chaleiras; fumo; pregos; óleo de oliva; bois; mandíbulas de porco; anzóis; crânios humanos; arroz; cauri (moluscos); sal; escravos; dedais; marfim; vodka; tecidos; fios de lã e de seda; conchas. Com o tempo surgiu a necessidade de utilização de materiais que pudessem ser armazenados sem perigo de deterioração e sem perder o valor. Como resposta a esta necessidade iniciou-se a utilização de metais preciosos (ouro, prata, bronze e cobre) como medida de troca para pagamentos (dinheiro). Inicialmente os metais eram derretidos e transformados em barras, lingotes, cubos ou placas.
Como surgiu a moeda de metal?
As primeiras moedas de metal surgiram, aproximadamente, no ano 700 a.C., na Lídia (Grécia). Eram feitas de eletro, uma liga natural de ouro e prata.
Qual a origem da palavra moeda?
Este vocábulo é originário do nome, em latim, do templo da deusa “Juno Moneta” – local onde eram confeccionadas as moedas romanas (aprox. séc. III a.C.).
Todas as moedas têm o mesmo formato circular?
Não. Existem os mais diferentes formatos de moedas. Em Aruba, no Caribe, o centavo de florim é quadrado. Na Algéria, a moeda tem 10 faces (formato decagonal). Moedas furadas existem na China há séculos. Também no Japão são encontradas moedas com um furo no centro. Graças a este furo as moedas eram amarradas à cintura, com o objetivo de facilitar o transporte e protegê-las dos ladrões. Também na Dinamarca são encontradas moedas assim.
Como surgiu o papel-moeda?
As primeiras cédulas surgiram na China, no séc.VII, e eram confeccionadas com cascas de amoreira. Devido ao seu pouco peso era chamado de “dinheiro voador”. O uso do papel-moeda veio a se tornar popular na Europa e nos EUA apenas na segunda metade do século XIX.
O dinheiro dura para sempre?
Se cuidarmos bem das moedas elas podem durar por milhares de anos. Isto porque elas são feitas de metal, que não se desgasta facilmente. O papel-moeda, entretanto, não tem a mesma sorte e estraga-se com facilidade. Para que possam durar mais tempo é preciso cuidado em não guardar as notas dobradas; não molhá-las; não rasgar e nem escrever sobre as notas. Com estes cuidados uma nota de real deve durar, em média, dois anos.
Que cuidados devemos ter para preservar moedas antigas?
A melhor maneira de limpar estas moedas é usando sabão e água. Não dê polimento, pois isso pode danificar as moedas. Para manuseá-las devemos segurá-las pelas bordas. Nunca coloque uma moeda sobre a outra: o atrito danifica as gravuras.
O papel-moeda tem sempre o mesmo formato?
Sim. As variações ocorrem em função dos métodos de impressão, dimensões e diferentes representações visuais. Em alguns países o tamanho das notas é correspondente ao seu valor. Outros, como o Brasil, utilizam dimensão única para todos os valores. Nos países do Oriente, é bastante frequente a produção de cédulas de leitura vertical, obedecendo a forma de escrita daqueles países. Algumas notas foram impressas em tamanhos curiosos. É o caso da nota de 500 rublos (Rússia, 1912) que media 27 por 13 cm, quase o tamanho de uma caixa de sapatos. Na China comunista, por outro lado, foram impressas notas tão pequenas que era difícil não perdê-las. A cédula de 1 yuan media apenas 8 por 4 cm, o tamanho de uma nota de Banco Imobiliário.
A unidade monetária do Brasil sempre foi o real?
Não. O Brasil passou por vários padrões. São eles:
Mil Réis (1833- 1942)
Cruzeiro (1942- 1967)
Cruzeiro Novo (1967- 1970)
Cruzeiro (1970- 1986)
Cruzado (1986- 1989)
Cruzado Novo (1989- 1990)
Cruzeiro (1990-1993)
Cruzeiro Real (1993- 1994)
Real (primeiro de julho de 1994).
A Casa da Moeda só produz dinheiro?
Não. A Casa da Moeda também fabrica selos para os correios, selos fiscais – usados em cigarros, bebidas, relógios – cartões telefônicos, passaportes, carteiras de trabalho, títulos de dívidas públicas, bilhetes de metrô. A Casa da Moeda já fabricou colones para a Costa Rica, pesos venezuelanos e bolivianos, suares equatorianos e intis peruanos.
Quanto tempo um gravador (profissional responsável pelo desenho da matriz – molde em metal- a ser utilizada para a impressão) leva para preparar a imagem que vai aparecer impressa nas cédulas?
O trabalho do gravador é extremamente delicado. Ao fazer o molde em metal, o gravador precisa riscar de três a oito linhas no espaço de 1 milímetro. Para arrancar estas pequenas lascas do metal utiliza-se um instrumento pontudo, o buril. Para a realização deste trabalho os gravadores precisam de concentração absoluta. Tanto que não trabalham sexta-feira à tarde. Dizem que a ansiedade pela chegada do fim-de-semana pode provocar erros. Um erro na gravação pode significar a perda de semanas de trabalho. No Brasil, não mais de 10 pessoas estão habilitadas a exercer este trabalho. Um gravador leva até 48 dias para preparar a imagem de uma cédula.
Como é feita a segurança na Casa da Moeda?
O setor de segurança exige atenção permanente. Quem entra na Casa da Moeda enfrenta revistas e atravessa 3 roletas magnéticas. Quando a pessoa entra na Casa da Moeda deve retirar de seus bolsos qualquer dinheiro que leve consigo. Durante toda a visita é obrigado a usar um jaleco sem bolsos e, na saída, é novamente revistado. Na hipótese de haver esquecido, lá no início, de entregar alguma moeda – mesmo que de 1 centavo – encontrada só na segunda revista, pode desistir dela. Para todos os efeitos ela, agora, pertence à Casa da Moeda. Mesmo os funcionários antigos têm o acesso proibido a setores como o de refino de ouro.
O que determinou a mudança das moedas em 1998?
O Banco Central fez uma pesquisa e descobriu que a população achava o modelo antigo de difícil reconhecimento, porque, além de os desenhos serem muito parecidos, todas as moedas eram de aço inoxidável.
Como se deve proceder para evitar receber uma nota falsa?
É preciso prestar atenção ao desenho, à textura do papel e à qualidade de impressão das notas. É preciso atenção, ainda, aos elementos de segurança que toda nota contém (a marca d´água, a existência ou não de fios de segurança, registro coincidente, imagem latente e fibras coloridas).
Como agir em caso de recebimento de uma nota falsa?
Por pior que seja o prejuízo – já que você não vai receber outra cédula – deve-se entregar, imediatamente, a nota falsa ao banco. A razão é simples: se a polícia descobrir que a pessoa estava consciente do uso de cédulas falsas, ela poderá pegar de 6 meses a 1 ano de detenção, além de receber uma multa.
Qual o destino do dinheiro falsificado que é apreendido?
Ele é encaminhado ao Banco Central do Rio de Janeiro. Lá permanece por um ano e depois é incinerado. Fica depositado por este período pois costuma ser solicitado pela polícia ou pelo judiciário em casos de inquéritos e processos.
Que figuras estão cunhadas nas moedas?
5 centavos – Tiradentes
10 centavos – D.Pedro I
25 centavos – Deodoro da Fonseca
50 centavos – Barão do Rio Branco
1 real – Efígie da República
De que material são feitas as novas moedas?
0,01 e 0,05 – chapas de aço revestidas de cobre
0,10 e 0,25 – aço revestido de latão
0,50 – níquel
1,00 – níquel com borda em latão
A história das moedas (pedido para trabalho escolar)
A história das moedas tem início no século VII a.C., na Lídia, atual Turquia, com as primeiras moedas de ouro e prata. Essas moedas eram fabricadas de forma rudimentar, através de pancadas com um martelo em primitivos cunhos.
Antes das moedas, as pessoas trocavam mercadorias, o que era conhecido como escambo. No entanto, o dinheiro evoluiu a partir de duas inovações básicas:- Os metais passaram a representar reserva de valor
- Os símbolos passaram a representar mercadorias
A palavra "moeda" vem do nome do templo da deusa Juno Moneta, na Roma do século III a.C., onde as moedas eram fabricadas.
A história das moedas no Brasil inclui:
Pau-brasil, a principal mercadoria de troca entre os nativos e os europeus
Pano de algodão, açúcar, fumo e zimbo, que também foram usados como moeda-mercadoria
Real português (1568-1833)
Real brasileiro (1833-1942)
Cruzeiro (1942-1967)
Cruzeiro novo (1967-1970)
Cruzeiro (1970-1986)
Cruzado (1986-1989)
Cruzado novo (1989-1990)
Cruzeiro (1990-1993)
Cruzeiro real (1993-1994)
Real (1994-)