Linguagem oral e escrita; Arte; Linguagem Corporal; Matemática
Conteúdos:
Desenvolvimento:
Conteúdos:
Oralidade: Linguagem;
Elaboração de produções artísticas envolvendo: Pintura;
Figuras geométricas
Objetivos:
Objetivos:
Conhecer fatos interessantes sobre a brincadeira “Bolha de Sabão”
Obter noção e identificar formas geométricas planas e tridimensionais como circulo e esfera.
Brincar com bolas e brincadeira Bolha de Sabão, identificando a mesma em pinturas de Artistas Plásticos renomados
Desenvolvimento:
Recepcionaremos as crianças com os blocos lógicos.
Primeiro momento: Organizados na colcha roda de conversa iremos relembrar fatos sobre a vida do artista plástico Ivan Cruz. Iremos questionar às crianças sobre diferentes telas que ele já pintou. Disponibilizaremos a Tela “Bolha de Sabão” e deixaremos que observem e relatem o que as crianças da tela estão fazendo. Perguntaremos se as crianças já conhecem essa brincadeira em seguida disponibilizaremos água e sabão para que brinquem livremente no pátio.
Segundo momento: Através de diálogos indagaremos às crianças qual é a forma geométrica das bolhas e observaremos bolas e objetos parecidos. Identificando o circulo e esfera observaremos também os blocos lógicos, Através da caixa didática "figuras geométricas", manusearemos a forma círculo com diferentes texturas.
Nos direcionaremos então até a parede que contém as casas da tela de Ivan Cruz para nos fotografarmos inspirados na obra
Terceiro momento: Utilizando a TV apresentaremos algumas imagens de Telas em que Artistas Plásticos representaram a brincadeira “Bolha de Sabão” e após nos direcionaremos ao pátio externo e as crianças irão brincar de bolhas de sabão com corantes, farão as bolhas sobre cartolinas e observarão como ficará a cartolina pintada com esta técnica, a mesma será utilizada para montarmos um painel com nossas fotos inspiradas na tela para expormos na instituição.
Quarto momento: Vamos relembrar o livro de Mércia Maria Leitão e Neide Duarte Folclorices de Brincar e iremos ler o poema que escreveram no livro em seguida as crianças irão ilustrar esse poema.
Recursos: Diferentes tipos de bola, água, detergente, colcha roda de conversa, cartolina e giz de cera, caixa didática formas geométricas.
Avaliação: Se dará através da observação da interação das crianças com as vivências proporcionadas, e dos relatos afetos ao que já conhecem dos expoente das artes plásticas.
Primeiro momento: Organizados na colcha roda de conversa iremos relembrar fatos sobre a vida do artista plástico Ivan Cruz. Iremos questionar às crianças sobre diferentes telas que ele já pintou. Disponibilizaremos a Tela “Bolha de Sabão” e deixaremos que observem e relatem o que as crianças da tela estão fazendo. Perguntaremos se as crianças já conhecem essa brincadeira em seguida disponibilizaremos água e sabão para que brinquem livremente no pátio.
Segundo momento: Através de diálogos indagaremos às crianças qual é a forma geométrica das bolhas e observaremos bolas e objetos parecidos. Identificando o circulo e esfera observaremos também os blocos lógicos, Através da caixa didática "figuras geométricas", manusearemos a forma círculo com diferentes texturas.
Nos direcionaremos então até a parede que contém as casas da tela de Ivan Cruz para nos fotografarmos inspirados na obra
Terceiro momento: Utilizando a TV apresentaremos algumas imagens de Telas em que Artistas Plásticos representaram a brincadeira “Bolha de Sabão” e após nos direcionaremos ao pátio externo e as crianças irão brincar de bolhas de sabão com corantes, farão as bolhas sobre cartolinas e observarão como ficará a cartolina pintada com esta técnica, a mesma será utilizada para montarmos um painel com nossas fotos inspiradas na tela para expormos na instituição.
Quarto momento: Vamos relembrar o livro de Mércia Maria Leitão e Neide Duarte Folclorices de Brincar e iremos ler o poema que escreveram no livro em seguida as crianças irão ilustrar esse poema.
Recursos: Diferentes tipos de bola, água, detergente, colcha roda de conversa, cartolina e giz de cera, caixa didática formas geométricas.
Avaliação: Se dará através da observação da interação das crianças com as vivências proporcionadas, e dos relatos afetos ao que já conhecem dos expoente das artes plásticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.