POR RENATA BRAVO - TECNOLOGIA ASSISTIVA DESDE 2013

Acontecimento que originou o blog Brincadeira Sustentável por Renata Bravo
EMAIL: RENATARJBRAVO@GMAIL.COM

Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Macaquinho

Material: Garrafa, papelão, jornal, tinta



Monstrinhos porta guloseimas

Material: Garrafa Pet, eva, tinta


Brincar está longe de ser uma atividade frívola. É na interação proporcionada pelas brincadeiras que as crianças exploram o mundo, aprendem a lidar com os outros e descobrem sobre si mesmas. Além de estimularem a imaginação, os brinquedos são importantes objetos para a construção do imaginário e repertório dos pequenos, estimulando a cognição, criatividade, entre outras habilidades.

Por meio dos bonecos, por exemplo, as crianças projetam emoções, simulam situações e ensaiam comportamentos próprios e de pessoas do seu convívio. São, portanto, instrumentos que as ajudam a expressar sentimentos, compreender o cotidiano e, até mesmo, construir a identidade.

A importância de bonecos representativos

Por essas razões, é essencial que os bonecos reflitam a diversidade sociocultural na qual as crianças estão inseridas. Quanto maior for o repertório de culturas, etnias e situações representadas pelos bonecos, maior também será a chance de identificação simbólica do sujeito com o objeto e suas oportunidades de desenvolvimento integral.
Além disso, a possibilidade de brincar com bonecos diversificados favorece atitudes mais inclusivas e o respeito às diferenças desde a primeira infância, já que é na interação lúdica com essas representações da figura humana que as crianças se colocam no lugar do outro.


De onde vem o mel ?


Em busca de possibilitar o questionamento, observação, experiências e diálogo sobre o mel que comemos, podemos desenvolver diversas atividades que envolvem a alimentação das crianças, tendo como objetivo principal reconhecer que o mel é feito pelas abelhas.

Pode-se iniciar o projeto em questão a partir da curiosidade que as crianças tem em saber de onde vem o mel e como ele chega até os potinhos na nossa casa.

As crianças e professoras poderão assistir ao filme “Bee Movie A história de uma abelha”.

A atividade pode ser desenvolvida buscando informações sobre as hipóteses através de pesquisas e práticas que comprovem as hipóteses das crianças. As crianças reconhecem o trabalho das abelhas para a produção do mel, experimentam o mesmo e conhecem o processo que o mel passa para chegar nos potinhos em nossa casa. A atividade também permite às crianças o conhecimento sobre o mel e o “mundo das abelhas” no qual se baseam e levantam as hipóteses, obtendo assim novas descobertas e conhecimentos.

Objetivos
 Conhecer o mel, sabor e origem;
 Descobrir através da experimentação,
 Conhecer a importância do mel na alimentação,
 Perceber o papel das abelhas na natureza e que a ciência faz parte disto,
 Comprovar as hipóteses levantadas pelas crianças, aguçando a curiosidade para o aprendizado de forma significativa e produtiva.





Os jogos de computador como Angry Birds são complexos, exigem concentração, resistência e ensinam crianças a trabalhar em prol da resolução de problemas.



 

O elefante e seus amigos

Material: Garrafa Pet, tinta


Levar as crianças a compreenderem que devemos fazer ao próximo, somente aquilo que gostaríamos que fizessem conosco, salientando a importância da justiça na família, na sociedade, em toda parte. Conscientizando-os de que para resolver os problemas do mundo, é preciso primeiramente reconstruir o indivíduo. A situação externa de cada nação, reflete a situação interna de cada cidadão. Não se pode construir uma sociedade justa se não houver homens justos.

Aulas sobre gato, pinguim e leão marinho




Uma história sobre gatos

Será necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização e letramento.

O que o aluno poderá aprender com esta aula:
- Ler uma história infantil com desenvoltura e fluência.
- Reescrever a história infantil relatando as principais partes.
- Reconhecer e registrar a estruturação das frases (constituídas de palavras) e dos textos (constituídos de frases).

Estratégias e recursos da aula:

O  professor iniciará a aula propondo aos alunos a realização de uma brincadeira denominada "batata quente". Para tanto, pedirá que eles sentem em formato de círculo e explicará que a brincadeira consiste no passe de bola de mão em mão enquanto uma música estará tocando. Quando a música parar (devido a diminuição do volume pelo professor que estará de costas), o aluno que estiver com a bola nas mãos (a batata quente) terá que realizar alguma ação, a qual será combinada antes do início da brincadeira.
O professor, então, combinará com os alunos que quem ficar com a batata quente nas mãos terá que pegar uma frase em uma caixa e lê-la em voz alta para os colegas e que essas frases são dicas para eles descobrirem o nome do personagem de uma história.
Assim, o professor escreverá as seguintes frases em folhas coloridas e as colocará em uma bela caixa:
Não gosta de tomar banho.
Tem sete vidas.
Adora subir em telhados.
Seu nome começa com letra "G".
Tem a letra "A" no nome
Tem a letra "T" no nome.
Tem a letra "O" no nome.
Pode arranhar pessoas.
Come ração e bebe leite.
Sabe miar.

O professor pedirá para o aluno que ficar com a batata quente ler a frase, mas não dizer o nome do personagem se souber, pois seu nome será revelado apenas no final da brincadeira. Assim, após todas as frases terrem sido lidas, o professor perguntará qual é o nome do personagem e os alunos terão que responder em de forma uníssona que aquelas dicas se referem ao GATO.
Em seguida, o professor conversará com os alunos a respeito das características dos gatos, algumas já apontadas nas frases lidas, ouvindo o que eles sabem a respeito desse animal, se gostam de gatos e se tem gatos em casa.
Para direcionar essa conversa, o professor poderá lançar algumas perguntas como:

- De que é coberto o corpo dos gatos? (Pelos)
- De que cor pode ser a cor do pelo dos gatos? (Variadas cores)
- O que os gatos comem? (Ração, ratos, pequenos animais)
- Os gatos conseguem pulat longas distâncias? (Sim, eles sobem inclusive em telhados)
- Quantas patas têm um gato? (Quatro)
- Quantas orelhas têm os gatos? (Duas)

Para motivar essa conversa, o professor poderá mostrar um gato confeccionado com sucata e pedir para as crianças também reproduzirem um gato, com o material que estiver disponível.

Sobre os pinguins: que animais são estes?

O que o aluno poderá aprender com esta aula:
- Identificar a classe de animais a que pertencem os pinguins;
- nomear características necessárias para que um animal seja considerado uma ave;
- situar o pinguim dentro da classe das aves.

Sobre o leão marinho

- Identificar alguns animais marinhos
- compreender a importância dos animais marinhos
- compreender a importância de se preservar os oceanos, rios e mares.