Desenvolvo ações para sustentabilidade e educação ambiental: oficinas de reciclagem; palestras com temáticas sustentáveis - econômica, sociais, culturais e ambientais; ações eco pedagógicas e consultoria em marketing de sustentabilidade. Para solicitar trabalhos, entre em contato através do email: renatarjbravo@gmail.com
** O blog não tem patrocinador e precisa da sua ajuda. ** Sua contribuição é importante para produzir conteúdo de qualidade e dar continuidade ao blog. ** Pix solidário - chave: renatarjbravo@gmail.com
No mundo globalizado, nos deparamos com um consumismo exagerado na aquisição de bens de consumo por parte de todas as populações e, com isso, acabamos produzindo uma quantidade enorme de lixo por habitante, cujo destino final nem sempre é o adequado pelos governos e políticas de saúde dos países. Estudos revelam que 30% do lixo produzido no Brasil, são jogados nas ruas sem nenhuma preocupação por parte da população, isto acaba ocasionando problemas sérios e graves ao meio ambiente que afetam a todos nos grandes centros urbanos. Problemas como: entupimento de bueiros e galerias pluviais pode causar doenças transmitidas pela água contaminada que tem dificuldade de escoar, propiciando doenças como: cólera, hepatites, leptospirose, dengue entre outras. A contaminação do solo também é um indicativo importante para surgimento de outras doenças na população, cuja transmissão ocorre predominantemente por animais sinantrópicos como: roedores, insetos, aranhas entre outros. É importante que tenhamos uma responsabilidade ambiental no sentido de mudar paradigmas, nos cerceando de conscientização coletiva, para mudança de hábitos nas pessoas, para que possamos melhorar a nossa qualidade de vida com atitudes como:
-Realizar coleta seletiva de lixo em: indústrias, residências, serviços de saúde, restaurantes e Instituição de longa permanência para idosos entre outros; -Utilizar materiais recicláveis na construção civil; -Estimular o surgimento de cooperativas com inclusão de catadores de materiais recicláveis; -Preservar e recuperar áreas verdes; -Estimular a agricultura urbana; -Usar copos individuais nos locais de trabalho.
Com estas atitudes individuais, conseguiremos alcançar o objetivo de um meio ambiente mais saudável e agradável para futuras gerações, isentando-as de acometimento por doenças e complicações destas, que podem evoluir para mortes, decorrentes do desrespeito ao solo urbano e rural , no qual estamos vivenciando atualmente.
VAMOS SUPERAR A ERA DO DESPERDÍCIO E TRANSFORMAR O LIXO EM RECURSO?

terça-feira, 20 de outubro de 2020

Os Fantoches podem ser usados, além de uma brincadeira, como uma forma muito rica de ensino, pois instigam a criatividade e imaginação, além do raciocínio lógico (treinam o começo, meio e fim de uma história) tanto da criança quanto do educador, contribuindo para o desenvolvimento físico e psicológico infantil.

Melhorando o aprendizado

Quem nunca se divertiu quando criança em peças de teatro que apresentavam fantoches, não sabe o que é poder estar em um mundo de fantasia e de grande percepção sobre a história que está sendo mostrada.

Poder perpetrar isso em sala de aula para os docentes pode ser o grande diferencial para poder ligar a atenção das crianças sobre qualquer assunto. Conta-se que os primeiros fantoches foram as nossas próprias mãos quando, ainda na Idade da Pedra, à luz das fogueiras os homens usavam as sombras projetadas nas paredes para formar o semblante de animais, para contar histórias. Desde então, os fantoches se espalharam por todo o mundo e até chegaram a fazer sucesso na TV com séries como “Os Muppets” e “Vila Sésamo”.

Por diversas razões os educadores podem trazer os fantoches para as escolas, ruas e lares, utilizando todo o potencial que eles carregam, em seu mundo mágico, para ajudar a promover o desenvolvimento integral dos alunos. Podendo usar materiais baratos, e até mesmo usados ou reciclados, mostrando para as crianças a importância da sustentabilidade por exemplo.

O teatro de fantoches, assim como todos os outros jogos de dramatização e faz-de-conta, ajudam a criança a construir a sua identidade, pois, nestes jogos, ela poderá desempenhar diversos papéis sociais (personagens) e experimentar diferentes sensações e emoções.

Nas mãos da criança, o fantoche deixa de ser um objeto e torna-se um papel, cria vida, tem uma ação e uma identidade, os quais ela pode experimentar através do boneco. Nessas brincadeiras livres, aparentemente despretensiosas, as crianças poderão expressar seus conflitos, bem como aprenderão a conviver em harmonia, visto que, naturalmente, brincarão em grupo, e terão de combinar entre si as regras da brincadeira, além de contar com o espírito de solidariedade e cooperação.

Então, poder levar até a as crianças uma ideia diferente como o teatro de fantoches, poderá fazer com que a criança aumente o seu interesse sobre determinado assunto, porque naquele instante ela se adentrará a um mundo mágico sobre o tema passado em sala de aula, que com esta ferramenta pedagógica se tornará mais interessante de ser entendida pelos alunos.





































quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Início da Primavera! Essa é a estação mais colorida do ano! Clima fresco entre o inverno e o verão. As flores e outros elementos da natureza ganham destaque nessa época do ano.

 

 




A dona aranha

 O brincar tem uma significação especial no ser infantil e precisa estar presente na escola desde cedo, a fim de estimular o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias dessa fase. Ainda assim, é importante valorizar as vivências e o mundo das crianças por meio de atividades lúdicas e imaginativas que são próprias da cultura infantil. Sobretudo, a criança que brinca tem a possibilidade de descobrir, explorar e recriar o mundo ao seu redor, dando novos significados aos seus saberes e oportunidade de aprender com mais qualidade. 

Machado (2003) defende que o brincar é também um grande canal para o aprendizado, senão o único canal para verdadeiros processos cognitivos. Corroborando com a ideia do autor, acrescento que o brincar completa o ser criança e é um excelente recurso pedagógico que precisa ser utilizado no contexto da educação infantil, pois contribui efetivamente para o desenvolvimento dos pequenos na esfera social, cognitiva, motora, afetiva, entre outras. 










A dona aranha subiu pela parede
Veio a chuva forte e a derrubou
Já passou a chuva o sol já vai surgindo
E a dona aranha continua a subir
Ela é teimosa e desobediente
Sobe, sobe, sobe e nunca está contente
A dona aranha subiu pela parede
Veio a chuva forte e a derrubou
Já passou a chuva o sol já vai surgindo
E a dona aranha continua a descer
Ela é teimosa e desobediente
Desce, desce, desce e nunca está contente
A dona aranha subiu pela parede
Veio a chuva forte e a derrubou
Já passou a chuva o sol já vai surgindo
E a dona aranha continua a subir
Ela é teimosa e desobediente
Sobe, sobe, sobe e nunca está contente





O brincar é uma linguagem da criança e precisa estar inserido no universo da educação infantil desde cedo para que sejam estimuladas habilidades fundamentais para o desenvolvimento dos pequenos, particularmente nos aspectos social, físico, afetivo e cognitivo. Visto que o ato de brincar é tambem fonte de diversão, mas também de conhecimento, por isso, deve ser explorado mais na escola necessitando ser integrado no processo educativo.