Estamos trabalhando este projeto devido à possibilidade de exploração que o tema oferece no estudo do Conhecimento da Natureza e Sociedade. Proporcionando um estudo de observação e análise das características dos Animais do Fundo do mar, estimulando assim a curiosidade e a pesquisa.
As crianças chegam das férias normalmente contando que foram para as praias. Falam do que viram, trazem fotos, conchinhas, mas também muitas perguntas. A concha estava sem bichinhos dentro, o que aconteceu com ela? Ninguém viu um tubarão, onde ele estava? Por que o siri belisca o pé? Por que a água-viva queima, como ela faz isso? No projeto Fundo do Mar a finalidade é de proporcionar condições que favoreçam estas descobertas, como também planejar cautelosamente as intervenções e as etapas desafiadoras. O tema “Fundo do Mar” é pertinente ao mundo natural em que a criança tem contato manifestando assim curiosidade e interesse. Os professores trabalham com diferentes tipos de materiais, como filmes, livros, enciclopédias, reportagens, textos informativos, espécies naturais e outras fontes de pesquisa. Pretende-se que as crianças possam ampliar seu universo a respeito deste assunto, entendendo como vivem as diferentes espécies, suas características e necessidades além dos cuidados necessários com a preservação ambiental.
OBJETIVO GERAL:Ampliar o conhecimento dos alunos despertando a curiosidade e a reflexão em busca do conhecimento científico através da vivência.
OBJETIVO:
– Fazer com que as crianças identifiquem os animais existentes no fundo do mar.
– Conscientizar os alunos sobre os cuidados que devemos ter com o meio ambiente. Aprender a respeitar o meio ambiente.
– Pesquisar, investigar, discutir hipóteses.
– Desenvolver os cuidados que devemos ter para cuidar de um peixe, alimentar, limpar o aquário.
CONTEÚDOS:
–Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito ao tema trabalhado.
-Contato com pequenos animais do fundo do mar.
-Grau de significado para a criança.
-Possibilidade de ampliação do repertório de conhecimentos a respeito do mundo social e natural.
– Dobradura de peixe.
– Confeccionar tartarugas com garrafa de refrigerante.
– Pintar os bichos com diferentes tipos de materiais;
– Fazer registro do bicho que mais gostou;
– Colar figuras dos animais do fundo do mar.
Músicas:
-Peixe Vivo / Se eu fosse um peixinho.
-Caranguejo não é peixe.
-Ted o polvo.
-Música do som do mar
- Expressão Corporal.
Culinária:
-Patê de Atum;
-Pão de Tartaruga.
JOGO DA MEMÓRIA DOS ANIMAIS DO FUNDO DO MAR