Em virtude dos problemas enfrentados atualmente no Ensino de Ciências busca-se alternativas que possam contribuir para uma melhoria nesse processo. A partir da coleta de dados em relação aos temas abordados no Ensino Fundamental de algumas Escolas Municipais, optou-se pelo tema “Terra e Universo”, baseado nos Parâmetros Curriculares Nacionais, uma vez que estas não desenvolvem este conteúdo nos anos finais do Ensino Fundamental. O trabalho tem por objetivo proporcionar a construção do conhecimento de Ciências interligando conceitos científicos à forma lúdica. Para a construção do conhecimento, em relação ao tema proposto, será utilizada como metodologia os Três Momentos Pedagógicos apresentada por Delizoicov e Angotti (1994). Assim, busca-se construir uma prática educativa, através de uma oficina temática com o tema Sistema Solar.
A oficina agregará atividades lúdicas, utilizando materiais alternativos de baixo custo para possível aplicação em sala de aula como recurso pedagógico para professores desenvolverem conteúdos de disciplinas consideradas abstratas. Uma vez que a utilização de diferentes metodologias de ensino pode aproximar a escola da realidade social e cultural do aluno, contribuindo para a construção do conhecimento de forma dinâmica e contextualizada.
Continua ...