POR RENATA BRAVO - TECNOLOGIA ASSISTIVA DESDE 2013

Acontecimento que originou o blog Brincadeira Sustentável por Renata Bravo
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Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

domingo, 2 de março de 2025

A boca é formada por: Dentes, Língua, Gengiva, Palato, Céu da boca, Bochecha, Lábios


A boca também contém glândulas salivares que produzem saliva, que ajuda a lubrificar os alimentos e a prevenir cáries e infecções.

A boca, os dentes e a língua têm funções importantes para a alimentação, a fala e a respiração.
Dentes Cortam os alimentos em pedaços menores, Trituram os alimentos, Participam da fala, Contribuem para a estética facial.

Língua
Recebe os estímulos que nos permitem sentir o gosto dos alimentos
Mistura os alimentos à saliva
Empurra o bolo alimentar para a parte posterior da boca
Participa da deglutição
Participa da fala

Boca
Inicia a digestão
Ajuda na respiração
Ajuda na fala
Ajuda na mastigação
Ajuda na deglutição
É o ponto de entrada do sistema digestivo e do sistema respiratório

Gengiva, palato, bochechas, lábios e céu da boca são estruturas da boca que desempenham funções importantes na digestão, fala, respiração e mastigação.

Gengiva

Tecido que se encaixa firmemente ao redor dos dentes
Parte do periodonto, que é o tecido de sustentação dos dentes

Palato

Também conhecido como céu da boca, o palato é uma placa óssea e tecido carnoso que separa a boca da cavidade nasal
Ajuda na deglutição e na fala

Bochechas

Paredes laterais da boca que abrigam as bolas de Bichat, estruturas que armazenam gordura
Conferem formato às maçãs do rosto

Lábios

Recobrem as arcadas dentárias superior e inferior
Captam o alimento, sugam líquidos, mantêm o alimento na boca e atuam na fala
São ricos em terminações nervosas e são uma das partes responsáveis pela sensibilidade térmica e tátil da boca

Céu da boca

Também conhecido como palato, o céu da boca é uma barreira entre a boca e a cavidade nasal
Ajuda na deglutição e na fala

 

sábado, 1 de março de 2025

Os músculos da cabeça, face e pescoço são responsáveis por movimentar a cabeça, estabilizar a coluna cervical e expressar sentimentos

Músculos do pescoço

Músculo esternocleidomastoideo: Flexiona e gira a cabeça, e também eleva o esterno
Músculo trapézio: Eleva os ombros, gira e inclina a cabeça para trás
Músculo escaleno: Inclina e gira a cabeça
Músculo reto anterior da cabeça: Flexiona a cabeça
Músculo reto lateral da cabeça: Inclina a cabeça para o lado
Músculo platisma: Tensiona a pele do pescoço e da face inferior, e desce a mandíbula e o ângulo da boca
Músculo subclávio: Desce a clavícula e eleva a primeira costela

Músculos da face

Músculo levantador do lábio superior: Eleva o lábio superior, e está presente em expressões faciais de riso, insulto ou desaprovação
Músculo risório: Responsável pelo riso forçado, pois traciona o ângulo da boca para cima e para fora
Músculo temporal: Eleva e retrai a mandíbula
Músculo masseter: Favorece a elevação da mandíbula
Músculo pterigóideo medial: Eleva a mandíbula

Músculos da mastigação Músculo temporal, Músculo masseter, Músculo pterigóideo medial, Músculo pterigóideo lateral.

Músculos da face
São cerca de 20 músculos esqueléticos planos que se localizam abaixo da pele
São classificados em grupos, como os músculos da boca, do nariz, do crânio e do pescoço, da orelha externa e da pálpebra
São originados do crânio ou de estruturas fibrosas
São responsáveis pelas expressões faciais
Alguns exemplos de músculos da face são: orbicular do olho, zigomático maior, zigomático menor, levantador do lábio superior, masseter, bucinador

Músculos do pescoço
São agrupados em triângulos, anterior e posterior
São responsáveis pela flexão e rotação da cabeça
São responsáveis por auxiliar na elevação das costelas para a inspiração
São responsáveis pela mobilidade da mandíbula
Alguns exemplos de músculos do pescoço são: esternocleidomastoideo, escalenos, platisma, milo-hoideo, gênio-hioideo

Músculos da mastigação
São responsáveis pela digestão mecânica
São compostos por quatro músculos: masseter, temporal, pterigóideo medial e pterigóideo lateral

Descrição anatômica muscular, outros tópicos podem ser abordados posteriormente

MÚSCULOS DO COURO CABELUDO
O músculo occipitofrontal é digástrico (que tem duas porções unidas por um tendão) e plano, e seus ventres occipital e frontal têm um tendão comum, a aponeurose epicrânica. Os ventres são sinérgicos; eles elevam os supercílios e produzem rugas transversais na fronte. Assim, criam uma aparência de surpresa.

MÚSCULOS DA BOCA, DOS LÁBIOS E DAS BOCHECHAS
Existem vários músculos que alteram o formato da boca e dos lábios durante a fala e também durante atividades como cantar, assobiar e fazer mímica. São eles que possibilitam a manifestação das expressões faciais e dos sentimentos. A boca e os lábios são coordenados por grupos complexos de músculos, divididos em:
Músculos elevadores, retratores e eversores do lábio superior
Músculos depressores, retratores e eversores do lábio inferior
Músculo orbicular da boca, o esfíncter ao redor da boca
Músculo bucinador na bochecha.

O músculo orbicular da boca, uma espécie de esfíncter associado ao sistema digestório, circunda a boca nos lábios, controlando a entrada e a saída através da rima da boca. O músculo orbicular da boca é importante durante a articulação da fala.

O músculo bucinador
Ocupa um plano mais profundo e medial do que os outros músculos da face; passa profundamente à mandíbula, de modo que está mais próximo da túnica mucosa da boca do que da pele da face. O músculo bucinador, ativo ao sorrir, também mantém as bochechas tensas, evitando seu pregueamento e lesão durante a mastigação. A contração tônica do músculo bucinador e principalmente do músculo orbicular da boca oferece resistência suave, porém contínua, à tendência de inclinação externa dos dentes. Na presença de um lábio superior curto, ou de afastadores que anulam essa força, os dentes tornam-se tortos ou protrusos, podendo causar uma condição chamada respirador bucal, bastante comum nas crianças.

Os músculos orbicular da boca (na face labial) e bucinador (na face bucal) atuam juntamente com a língua (na face lingual) para manter o alimento entre as faces oclusais dos dentes durante a mastigação e evitar o acúmulo de alimento no vestíbulo da boca. O músculo bucinador também ajuda as bochechas a resistirem às forças geradas pelo assobio e sucção. O músculo recebeu esse nome porque comprime as bochechas ao soprar (p. ex., quando um músico toca um instrumento de sopro). A distensão dos músculos bucinadores e de outros músculos da bochecha em alguns trompetistas (como o memorável e falecido Dizzy Gillespie) é tamanha que suas bochechas se projetam para fora quando eles sopram os instrumentos com força.

Podemos observar movimentos da mímica facial que são coordenados por todos esses grupos musculares.


MÚSCULOS DO PESCOÇO

As estruturas no pescoço são circundadas por uma camada de tela subcutânea (hipoderme) e são divididas em compartimentos por camadas de fáscia cervical. A tela subcutânea cervical é uma camada de tecido conjuntivo adiposo situada entre a derme da pele e a lâmina superficial da fáscia cervical. O pescoço possui regiões que são enluvadas por diferentes lâminas da fáscia cervical, são elas:

Lâmina superficial
Lâmina pré-traqueal
Lâmina pré-vertebral
Fáscia alar e bainha carótica

O músculo mais superficial do pescoço que pode ser encontrado é o platisma. O músculo platisma é uma lâmina larga e fina de músculo na tela subcutânea do pescoço.

Pescoço
O pescoço é dividido em regiões para possibilitar a comunicação exata acerca da localização das estruturas, lesões ou afecções e as clavículas, o pescoço é dividido em quatro regiões principais com base nas margens geralmente visíveis e/ou palpáveis dos músculos esternocleidomastóideo e trapézio, grandes e relativamente superficiais, contidos pela lâmina superficial da fáscia cervical.

O músculo mais comentado, se não o mais importante do pescoço é o esternocleidomastóideo (ECM). Ele é um ponto de referência muscular estratégico no pescoço e forma a região esternocleidomastóidea. O músculo ECM divide, de modo visível, cada lado do pescoço em regiões cervical anterior e lateral. O músculo ECM é largo e tem duas cabeças: o tendão arredondado da cabeça esternal fixa-se ao manúbrio, e a cabeça clavicular carnosa e espessa fixa-se à face superior do terço medial da clavícula. Pode ser observado na figura 9.

Além do ECM, também possuímos o músculo trapézio, componente da região cervical posterior, que dá suporte tanto para o pescoço como para o dorso do corpo.

MÚSCULOS NA REGIÃO CERVICAL LATERAL
O assoalho do trígono cervical lateral inclui os músculos:
Semiespinal da cabeça
Esplênio da cabeça
Levantador da escápula
Escaleno posterior
Escaleno médio
Escaleno anterior

MÚSCULOS DA REGIÃO CERVICAL ANTERIOR
Os músculos que formam a região cervical anterior são inúmeros, contribuem com a mastigação, respiração e sustentação de estruturas.

O sistema digestivo é um conjunto de órgãos e glândulas que processam os alimentos, absorvem nutrientes e eliminam resíduos


Órgãos do sistema digestivo
Boca: Tritura os alimentos e os mistura com saliva
Faringe: Conduz os alimentos da boca para o esôfago
Esôfago: Conduz os alimentos da faringe para o estômago
Estômago: Mistura os alimentos com suco gástrico, formando o quimo
Intestino delgado: Absorve a maior parte dos nutrientes
Intestino grosso: Reabsorve água e prepara os resíduos para eliminação
Reto: Armazena os resíduos antes da eliminação
Ânus: Elimina os resíduos

Glândulas do sistema digestivo

Glândulas salivares: Liberam saliva para facilitar a deglutição e a degradação dos alimentos
Fígado: Produz bile, que ajuda na digestão de gorduras
Pâncreas: Produz enzimas digestivas e hormônios que regulam o metabolismo

Funções do sistema digestivo Quebrar os alimentos em partículas menores, Absorver os nutrientes dos alimentos, Eliminar o material que não foi digerido.

Cuidados com o sistema digestivo

Evitar a ingestão excessiva de alimentos prejudiciais
Consultar um especialista em caso de desconforto constante na região do abdômen

 

Mesa bandeja bar flutuante para piscina

  Material: garrafas pet


Um bar flutuante para piscina.

Tem espaço para copo, lanchinhos ou para guardar óculos escuros, ...

Mas a grande sacada desse barzinho é que ele é térmico! Ele conserva a temperatura das bebidas e não condensa água, não transpira.

Além disto, ele não desbota com a exposição ao sol, é bonito, moderno e super prático. A comodidade que você merece.

Os instrumentos musicais são importantes na educação infantil porque ajudam as crianças a desenvolver a percepção, a coordenação motora e a criatividade

Benefícios
Percepção e psicomotricidade
Os instrumentos musicais ajudam a desenvolver a coordenação viso-motora e a praxia fina.

Coordenação motora
Os instrumentos musicais ajudam as crianças a compreenderem seus limites físicos e a reconhecerem suas habilidades.

Criatividade
A música estimula a criatividade, uma habilidade cognitiva muito valorizada no mercado de trabalho.

Desenvolvimento do cérebro
A música ajuda no desenvolvimento do córtex visual, auditivo e motor, além do corpo caloso.

Atividades com instrumentos musicais
Tocar instrumentos musicais
Explorar livremente os instrumentos musicais
Participar de brincadeiras musicais
Aliar a música com a dança
Construir instrumentos musicais a partir de materiais reciclados
Descobrir os sons dos instrumentos musicais


O reco-reco é um instrumento musical que pode ser usado para desenvolver a coordenação motora, o ritmo e a criatividade das crianças.

Como o reco-reco ajuda no desenvolvimento infantil?
Estimula a curiosidade e a criatividade
Desenvolve a coordenação motora fina
Contribui para a formação musical e rítmica
Favorece o desenvolvimento da sensibilidade musical
Contribui para a sociabilização
Desenvolve a acuidade auditiva
Contribui para o respeito a si próprio e ao grupo
Desenvolve a disciplina pessoal
Contribui para o equilíbrio emocional

O reco-reco de sapo tem forte influência indígena e faz um som muito parecido com o do animal.

O pandeiro é um instrumento musical que pode ser usado para estimular a criatividade, a coordenação motora e o desenvolvimento musical.

Objetivos

Desenvolver habilidades musicais, cognitivas e motoras
Estimular a criatividade
Desenvolver a consciência corporal
Aprimorar a coordenação motora
Trabalhar o ritmo
Soltar a energia

Atividades com pandeiros

Bater o pandeiro para cima, para baixo, para direita, para esquerda, para trás e para frente
Trabalhar a intensidade do som, entre forte e fraco

Dicas de uso

O pandeiro deve ser usado com supervisão de um adulto
Os ritmos musicais ajudam as crianças a desenvolver diferentes movimentos, seguindo os tempos de cada melodia
A música para crianças trabalha a coordenação motora, estimula habilidades essenciais para a educação socioemocional, auxilia a percepção sonora e até mesmo a alfabetização infantil.

O tambor pode ser usado na educação infantil para trabalhar a expressão corporal, a coordenação motora e a ritmicidade.

Atividades com tambor

Bater compassos no tambor e pedir às crianças que repitam os pulsos batendo palmas
Bater no tambor e pedir às crianças que batam palmas, e bater na lateral do tambor e pedir que batam os pés
Explorar o espaço, os instrumentos e outros materiais, como as partituras

Construção de tambor

Fazer um tambor com uma lata, bexiga, elásticos ou fita adesiva
Fazer um tambor com um CD e tampinhas de refrigerante

Benefícios da música e da expressão corporal

Desenvolver a expressão corporal
Desenvolver a coordenação motora
Desenvolver a sensibilidade, memória, reflexão e criatividade
Ampliar o vocabulário
Desenvolver a noção espacial
Desenvolver a integração social
Desenvolver a flexibilidade e a postura

Construção de instrumentos musicais

Produzir instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis, como garrafas pets, caixas, tampinhas, dentre outros

O jogo Pega-Varetas é um brinquedo educativo que ajuda a desenvolver a coordenação motora, a concentração, a paciência e a destreza manual. É indicado para crianças a partir dos 6 anos de idade


Como jogar

Junte dois ou mais jogadores
Lance as varetas sobre uma superfície plana
Cada jogador tenta retirar uma vareta sem mexer nas outras
Se o jogador mexer nas outras varetas, a vez passa para o próximo
Vence quem conseguir mais varetas

Objetivos

Desenvolver a coordenação motora
Desenvolver a destreza manual
Desenvolver a concentração
Desenvolver a paciência
Desenvolver a agilidade
Desenvolver o cálculo mental
Desenvolver o raciocínio estratégico
Desenvolver a competição saudável
Desenvolver o convívio social
Desenvolver a tolerância à frustração

Variante do jogo

O jogo também pode ser jogado com regras divertidas, como escolher uma cor de vareta para cada jogador.

A história dos Três Porquinhos é um conto de fadas clássico que pode ser usado na educação infantil para trabalhar valores como disciplina, colaboração, proteção e comprometimento


Objetivos

Desenvolver a compreensão e o desenvolvimento humano das crianças
Ensinar a importância de ser previdente e pensar no longo prazo
Concientizar sobre a importância de fazer a parte que cabe a cada um nas tarefas domésticas

Atividades

Brincar com fantoches, livros e brinquedos

Imitar os personagens
Criar sons e gestos para os personagens
Antecipar as partes que se repetem
Organizar cantos com atividades que as crianças consigam realizar com autonomia
Conversar com as crianças sobre a importância de fazer bem as tarefas domésticas
Mostrar a elas as vantagens de uma pia limpa, de um quarto organizado, e de um chão bem varrido