Material: garrafa de amaciante, talheres descartáveis (para as hélices), tampinhas de garrafa pet (para as rodas)
quarta-feira, 25 de março de 2015
terça-feira, 24 de março de 2015
Kabuletê - instrumento de percussão
É um instrumento musical que as crianças tem facilidade de emitir sons e elas adoram. Com rapidez os pequenos aprendem como movimentar e repetir os sons que prefere.
Trabalha a musicalidade , percepção sonora, desenvolve habilidades e a coordenação motora.
Material: caixa de papelão redonda, fitas,
cano de pvc ou papelão, miçangas, papel crepom do tipo italiano sólido
O kabuletê é um instrumento musical de percussão de origem africana que tem grande importância na cultura afro-brasileira e pode ser usado para:
- Brincadeiras infantis
O kabuletê é um instrumento que pode ser usado em brincadeiras infantis, pois ajuda a desenvolver a coordenação motora e a percepção auditiva.
- Musicalizações infantis
O kabuletê pode ser usado em musicalizações infantis, pois ajuda a desenvolver a musicalização, o que pode ajudar as crianças a aprender matemática e línguas estrangeiras.
- Ritos de religiões afro-brasileiras
O kabuletê pode ser usado em ritos de religiões afro-brasileiras.
- Promover o contato com a cultura africana
O kabuletê pode ser usado para promover o contato com os instrumentos musicais da cultura africana e explorar suas sonoridades.
- Valorizar a diversidade
O kabuletê pode ser usado para valorizar a música africana como parte integrante da cultura brasileira e, consequentemente, valorizar a diversidade.
O kabuletê é uma pequena caixa de ressonância com couro dos dois lados e um pequeno cabo. Quando girado, o couro é percutido por duas pequenas sementes que saem das suas laterais, peduradas por um barbante.
Material: papel cartão ou prato descartável, fitas, botões, palito de picolé
A origem do kabuletê ainda é um grande mistério. Pesquisadores se dividem entre a origem africana e a provável origem asiática ou oriental.
No Brasil, o kabuletê foi introduzido pelos rituais religiosos africanos. Conta-se que no tempo da escravidão, os negros, quando desbravavam as matas, caminhavam tocando esse instrumento afim de espantar os animais selvagens.
No Brasil, o kabuletê foi introduzido pelos rituais religiosos africanos. Conta-se que no tempo da escravidão, os negros, quando desbravavam as matas, caminhavam tocando esse instrumento afim de espantar os animais selvagens.
Atualmente, encontra-se o kabuletê sendo utilizado em brincadeiras infantis e ritos de religiões afro-brasileiras, assim como em musicalizações infantis, pois tornou-se bastante popular entre as crianças. Isso se deve a facilidade de execução sonora do kabuletê. Além disso, é bastante encontrado em lojas de souvenirs nordestinos , nos mais diversos tamanhos.
Kabuletê - instrumento de percussão
https://brinquedosmaterialreutilizado.blogspot.com/2015/03/kabulete-instrumento-de-percussao.html
Maracas
Material: saco de papel, fitas, tinta, cola colorida, cabo de madeira ou cano de pvc, grãos
Oficina artística com maracas recicladas e um projeto musical que pode ser aplicado em contextos como Educação Infantil, Educação Não Formal, Inclusão ou Terceira Idade.
Oficina Artística: “Minhas Maracas, Meu Ritmo”
Objetivo:
Criar maracas a partir de materiais recicláveis, estimulando a criatividade, a coordenação motora e o reaproveitamento consciente de materiais.
Público-alvo:
Educação Infantil (a partir de 4 anos)
Terceira Idade
Educação Inclusiva (adaptável)
Materiais:
Garrafinhas PET pequenas ou potes de iogurte
Tampas seguras
Grãos secos (arroz, feijão, milho)
Fitas coloridas, papel crepom, tecidos
Tinta guache ou canetinhas
Cola, tesoura (sem ponta), pincéis
Palitos (churrasco ou de picolé) – opcional como cabo
Duração:
1h30 a 2h
Etapas:
1- Acolhida e roda de conversa: Apresentar as maracas e mostrar músicas onde são usadas.
2- Escolha e preparação do material: Cada participante escolhe sua garrafinha ou pote.
3- Preenchimento com grãos: Com auxílio, os participantes colocam os grãos no recipiente (cuidar para não encher demais).
4- Fechamento e segurança: Tampar bem e selar com fita.
5- Decoração livre: Pintar, colar papéis, amarrar fitas, dar nome à maraca.
6- Testar o som: Explorar os diferentes sons produzidos e fazer comparações.
7- Mini-apresentação musical coletiva.
Projeto Musical: “Ritmos com as Maracas”
Eixos:
Música e cultura
Expressão corporal
Sustentabilidade
Identidade e pertencimento
Objetivos:
Explorar sons e ritmos com instrumentos não convencionais.
Trabalhar noções básicas de pulsação e compasso.
Estimular a escuta ativa e a cooperação em grupo.
Duração total:
De 3 a 5 encontros (1h por encontro)
Etapas:
Encontro 1 - “O Som Que Eu Faço”
Apresentação das maracas criadas.
Jogo de escuta: cada maraca tem um som. De olhos fechados, adivinhar de quem é.
Atividade de batidas simples (1-2-1-2 / 1-2-3-4).
Encontro 2 - “Ritmos Latinos”
Ouvir músicas com maracas (ex: salsa, merengue, cumbia).
Marcar o ritmo com as maracas.
Dança livre com acompanhamento.
Encontro 3 - “Corpo e Som”
Integração com palmas, pés, voz e maracas.
Roda de percussão: cada um cria e ensina um ritmo.
Encontro 4 - “Composição Coletiva”
Criação de uma música com refrão simples (pode ser falada ou cantada).
Organizar partes: quem toca o quê e quando.
Encontro 5 - “Apresentação e Celebração”
Ensaiar e apresentar a música criada para outros grupos ou familiares.
Gravar ou registrar a produção.
Encerramento com conversa sobre o processo.
Avaliação:
Participação ativa
Expressividade rítmica e corporal
Trabalho em equipe
Envolvimento com a criação artística
segunda-feira, 23 de março de 2015
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