POR RENATA BRAVO - PESQUISAS, TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE 2013
EMAIL: RENATARJBRAVO@GMAIL.COM

Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

quinta-feira, 31 de julho de 2025

Atividade com foco em artes, meio ambiente e expressão criativa

Minha Praia Criativa

Faixa Etária: 4 a 8 anos

Duração: 2 encontros de 50 minutos cada

Área: Artes Visuais, Meio Ambiente, Linguagem Oral

Tema Integrador: Verão, Natureza e Criatividade

Objetivo Geral:

Estimular a criatividade, coordenação motora fina e consciência ambiental por meio da criação de uma cena de praia com materiais recicláveis e naturais.

Objetivos Específicos:

Representar paisagens utilizando diferentes materiais e texturas.

Identificar elementos do ambiente praiano (areia, mar, conchas, animais marinhos, objetos de uso humano).

Desenvolver a imaginação e o senso estético.

Trabalhar o reaproveitamento de materiais em artesanato.

Conteúdos:

Representação visual de paisagens

Composição com materiais diversos

Elementos naturais e culturais do litoral

Cores e texturas

Materiais:

Papelão ou cortiça (base)

Papel de seda azul e branco (mar)

Cola branca, tesoura sem ponta

Areia (natural ou artificial), conchas

EVA ou papel colorido (estrelas-do-mar, chinelos, guarda-sol)

Canetinhas e lápis de cor

Cola glitter (opcional)

Etapas da Atividade:

1º Dia: Explorando o Universo da Praia

(Sensibilização e planejamento criativo)

1- Roda de conversa:

O que encontramos na praia?

Quais sons, cheiros e cores lembram o mar?

Vocês já foram à praia? Como foi?

2- Exploração tátil:

Toque em conchas, areia, papel de seda.

Comparação de texturas e cheiros.

3- Desenho livre:

As crianças desenham sua praia ideal com lápis de cor e compartilham com o grupo.

2º Dia: Mãos à Obra – Montagem da Praia Artesanal

1- Montagem da base:

Dividir a folha em duas partes: areia e mar.

Colar areia de verdade ou papel marrom; papel de seda azul e branco para o mar.

2- Adição de elementos:

Criar e colar chinelos, estrelas-do-mar, guarda-sóis.

Aplicar conchas reais para decoração.

3- Finalização criativa:

Detalhes com glitter, bolhas feitas com cotonete e tinta, peixes com recorte e dobradura.

Encerramento:

Exposição dos trabalhos em mural "Verão na nossa Escola".

Breve apresentação individual: "O que tem na minha praia?"

(Opcional) Gravar um vídeo coletivo cantando uma música sobre o mar.

Habilidades da BNCC:

EI03ET05 / EF15AR04: Experimentar diferentes materiais e técnicas para criar composições artísticas.

EI02CG05: Ampliar a coordenação motora ao manusear materiais diversos.

EF15AR03: Identificar e apreciar produções artísticas do cotidiano e da natureza.

Extra para Família:

Propor um passeio à praia ou parque com elementos naturais e coletar conchas e folhas secas para futuras criações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.