POR RENATA BRAVO - PESQUISAS, TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE 2013
EMAIL: RENATARJBRAVO@GMAIL.COM

Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

quinta-feira, 31 de julho de 2025

Atividade de pintura de borboletas que ajuda a promover a criatividade, coordenação motora e valores simbólicos como transformação e beleza

Pintura de Borboletas


Faixa etária: 3 a 5 anos

Duração: 50 minutos

Área de conhecimento: Artes visuais / Natureza e sociedade

Tema: Transformação e criatividade com borboletas

Habilidade BNCC:

EI03EF03 – Explorar diferentes materiais, instrumentos e técnicas de desenho, pintura, colagem e modelagem.

EI03ET04 – Estabelecer relações entre o meio ambiente e os seres vivos.

Objetivos de Aprendizagem

Estimular a coordenação motora fina e a expressão artística.

Desenvolver a percepção visual por meio das cores e formas.

Compreender o ciclo de vida da borboleta e seu simbolismo.

Trabalhar valores como transformação, recomeço e beleza da natureza.

Materiais Necessários

Moldes de papel em formato de borboleta (cartolina ou papel sulfite grosso) e dobrados

Tintas guache variadas

Caixa de ovos (usada como paleta de tintas)

Pincéis de diferentes tamanhos

Aventais ou camisetas velhas

Mesa forrada com plástico ou jornal

Imagens de borboletas reais (para observação inicial)

Desenvolvimento da Aula

1- Roda de Conversa (10 min)

Apresente imagens de borboletas e converse com as crianças sobre:

As cores e formas que observam.

Onde vivem as borboletas.

O que acontece com a lagarta até virar borboleta (transformação).

Explique que cada um fará sua própria borboleta usando pintura.

2- Exploração Artística (30 min)

Mostre como usar a caixa de ovos como paleta para misturar tintas.

Entregue os moldes  e incentive as crianças a pintarem livremente suas borboletas, explorando cores e padrões.

Dê liberdade criativa: cada borboleta é única.

Observe e incentive o uso de pinceladas cuidadosas, nomeando cores e formas.

Depois de pintados, solicite que dobrem a folha ao meio para carimbar o outro lado da borboleta. Assim ela vai ficar com as duas asas iguais. Isso estimula a coordenação motora, a percepção de simetria e a surpresa ao abrir a folha.

3- Compartilhamento e Apreciação (5 min)

Forme um “varal de arte” ou coloque as borboletas no mural da sala.

Convide as crianças a contar sobre suas criações.

Valorize todas as produções.

4- Encerramento (5 min)

Reforce a ideia de que todos podemos nos transformar e criar algo bonito.

Sugira que levem a borboleta para casa e contem a história da transformação para a família.

Avaliação

Participação na roda de conversa.

Envolvimento na atividade artística.

Capacidade de explorar cores, pinceladas e formas.

Demonstrações de cuidado e criatividade.

Truque Extra para Enriquecer a Aula

Conte uma história curta sobre a borboleta e sua transformação (pode ser um livro infantil ou uma narrativa simples com fantoches).

Ou inclua uma música sobre borboletas para embalar a atividade, como “Borboletinha está na cozinha...” ou uma versão instrumental suave para ambientar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.