Faixa etária: Educação Infantil (3 a 6 anos)
Objetivo: Explorar as texturas, cheiros, formas e origens das flores de maneira lúdica, sensorial e colaborativa.
Etapas da Dinâmica:
1- Roda de conversa sensorial (10 minutos)
Mostre flores naturais ou artificiais de diferentes tipos: girassol, lavanda, rosa, jasmim, margarida...
Estimule as crianças a cheirar, tocar e observar as flores.
Pergunte:
Como é o cheiro?
É macia ou áspera?
Onde você acha que essa flor cresce?
Qual a forma dela?
Que cor ela tem?
2- Atividade artística com garfos e tinta (15-20 minutos)
Mostre a técnica da imagem: pintar flores com garfos usando tinta guache.
Cada criança pode escolher suas cores e criar seu “canteiro de flores”.
Estimule a criação de flores conhecidas e inventadas.
3- Criação do "Jardim das Origens" (10 minutos)
Após pintar, converse com as crianças sobre onde as flores crescem:
No campo, na floresta, no jardim, na montanha, etc.
Monte um grande cartaz coletivo, colando os desenhos em partes diferentes do "mapa natural": campo, floresta, montanha, jardim da escola...
4- Exploração sensorial extra (opcional)
Use ervas aromáticas como manjericão, hortelã e alecrim para associar ao cheiro das plantas.
Use pétalas secas ou flores comestíveis (com supervisão) para cheirar e manipular.
Habilidades desenvolvidas:
Coordenação motora fina
Percepção sensorial (olfato, tato, visão)
Imaginação e criatividade
Conhecimento de natureza e diversidade vegetal
Trabalho em grupo e respeito às diferenças
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.