POR RENATA BRAVO - PESQUISAS, TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE 2013
EMAIL: RENATARJBRAVO@GMAIL.COM

Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

quarta-feira, 30 de julho de 2025

Jardim dos Sentidos


Faixa etária: Educação Infantil (3 a 6 anos)

Objetivo: Explorar as texturas, cheiros, formas e origens das flores de maneira lúdica, sensorial e colaborativa.

Etapas da Dinâmica:

1- Roda de conversa sensorial (10 minutos)

Mostre flores naturais ou artificiais de diferentes tipos: girassol, lavanda, rosa, jasmim, margarida...

Estimule as crianças a cheirar, tocar e observar as flores.

Pergunte:

Como é o cheiro?

É macia ou áspera?

Onde você acha que essa flor cresce?

Qual a forma dela?

Que cor ela tem?

2- Atividade artística com garfos e tinta (15-20 minutos)

Mostre a técnica da imagem: pintar flores com garfos usando tinta guache.

Cada criança pode escolher suas cores e criar seu “canteiro de flores”.

Estimule a criação de flores conhecidas e inventadas.

3- Criação do "Jardim das Origens" (10 minutos)

Após pintar, converse com as crianças sobre onde as flores crescem:

No campo, na floresta, no jardim, na montanha, etc.

Monte um grande cartaz coletivo, colando os desenhos em partes diferentes do "mapa natural": campo, floresta, montanha, jardim da escola...

4- Exploração sensorial extra (opcional)

Use ervas aromáticas como manjericão, hortelã e alecrim para associar ao cheiro das plantas.

Use pétalas secas ou flores comestíveis (com supervisão) para cheirar e manipular.

Habilidades desenvolvidas:

Coordenação motora fina

Percepção sensorial (olfato, tato, visão)

Imaginação e criatividade

Conhecimento de natureza e diversidade vegetal

Trabalho em grupo e respeito às diferenças


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.